Atirador russo abateu a mulher mais perigosa do mundo (quase de certeza)

3

DR Belfast Telegraph

Samantha Lewthwaite. a mulher mais perigosa do mundo

Samantha Lewthwaite. a mulher mais perigosa do mundo

A terrorista britânica Samantha Lewthwaite, de 30 anos, terá sido morta no leste da Ucrânia, segundo notícia avançada pela agência moscovita Regnum. Os serviços secretos do Reino Unido ainda não confirmaram a informação.

Samantha Louise Lewthwaite, ou Sherafiyah Lewthwaite, é conhecida como Viúva Branca, numa referência à sua face pálida e por ser a viúva do terrorista suicida Germaine Lindsay, morto no atentado de 7 de julho de 2005 em Londres.

Nascida na Irlanda do Norte, convertida ao Islamismo, Lewthwaite era uma das terroristas mais procuradas do mundo, e estava na “Lista Vermelha” da Interpol. Viajava pelo mundo com documentos falsos.

Os Serviços de Inteligência do Quénia confirmaram a implicação de Lewthwaite no atentado terrorista de há um ano no centro comercial Westgate Mall, reivindicado pelo grupo islamita da África Oriental Al-Shabaab, que provocou 60 vítimas mortais.

Não se sabe como é que Samantha Lewthwaite chegou à Ucrânia. Nos últimos meses terá vivido no leste de África, e teria estado a combater pelo Estado Islâmico na Síria.

Lewthwaite terá também sido alegadamente responsável pelo treino de uma equipa especial de mulheres bombistas suicidas na Síria.

Os milicianos da Ucrânia anunciaram anteriormente que mercenários estrangeiros lutam ao lado das tropas de Kiev.

Este era aparentemente o caso de Samantha Lewthwaite, que se encontraria na Ucrânia a combater pelo Aidar, um batalhão ucraniano de voluntários, como atiradora furtiva.

Segundo o Belfast Telegraph, Lewthwaite terá sido morta também por um atirador furtivo, combatente voluntário russo a lutar pelas tropas independentistas de Lugansk.

Samantha Lewthwaite deixa 4 filhos menores, órfãos agora de pai e mãe.

AJB, ZAP

3 Comments

  1. Ontem vi uma baleia cor-de-rosa na rotunda da Boavista (quase de certeza).
    Quase de certeza?! Pensava eu que este era um site de notícias. Afinal é um site de boatos.

    • Caro Paulo Valente,
      Quase de certeza que o exercício de estilo no título não retira o rigor que a notícia, na sua plenitude, tem.
      Efectivamente, a notícia dá factos, cita a sua fonte, e inclui a indicação de que os serviços secretos britânicos ainda não os confirmaram.
      Obrigado ainda assim pela sua opinião, que muito respeitamos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.