Atirador de Maryland disparou contra jovem com quem já teve uma relação

Dan Anderson / EPA

O autor do tiroteio ocorrido, esta terça-feira, numa escola secundária do Maryland, nos EUA, disparou contra rapariga com quem já teve relação.

Austin Wyat Rollins, o jovem de 17 anos que disparou contra duas pessoas no liceu de Great Mills em St. Mary, no Maryland, nos EUA, esta terça-feira, atingiu uma rapariga de 16 anos com quem tinha uma “relação prévia”, e sobre um rapaz de 14 anos.

O agente de segurança Blaine Gaskill, responsável pela segurança daquela escola secundária, foi alertado para a situação e respondeu quase de imediato, disparando contra o atirador. Aos meios de comunicação locais, explicou que tudo aconteceu “em menos de um minuto”. O agente não ficou ferido, mas Austin viria a morrer horas depois.

Segundo o Observador, que cita o xerife Tim Cameron, o rapaz de 14 anos “está estável”. No entanto, a ex-namorada de Austin, uma jovem de 16 anos, encontra-se em “risco de vida” e internada nos Cuidados Intensivos.

“Há indicações de uma relação prévia entre o atirador e a vítima do sexo feminino. Estamos a tentar perceber se isto fez parte do motivo do tiroteio”, explicou o xerife Tim Cameron, acrescentando que estão a analisar os dispositivos eletrónicos e as contas das redes sociais e a realizar buscas à casa do suspeito.

Só este ano, ocorreram mais de uma dezena de tiroteios em escolas dos Estados Unidos. Na conferência de imprensa do xerife, o governador de Maryland, Larry Hogan, pediu aos legisladores que “tomem ações” relativamente ao acesso a armas de fogo.

“Precisamos de mais do que orações. Estamos a menos de três semanas do fim da sessão legislativa e para mim é escandaloso que ainda não tenhamos feito nada no que diz respeito à segurança nas escolas”, disse Hogan.

O governador adiantou ainda que tem uma legislação “mais dura” preparada e que apoia ações que retirem armas “das mãos dos que têm problemas mentais e cadastro”. Na segunda-feira, o senado do Maryland aprovou a proibição dos bump stocks, mas Hogan diz que não chega.

Ainda assim, as leis no Maryland para comprar armas já são bastante apertadas. As armas de assalto já são proibidas de acordo com a lei do estado desde o massacre na escola primária de Newtown, em 2013, e quanto às pistolas, cada comprador que queira ter licença de porte de arma tem de dar as suas impressões digitais, submeter-se a verificações de antecedentes e ter quatro horas de formação.

“Gostava de poder dizer-vos que isto não vai acontecer outra vez, mas não posso”, concluiu o governador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …