/

Atirador de Maryland disparou contra jovem com quem já teve uma relação

Dan Anderson / EPA

O autor do tiroteio ocorrido, esta terça-feira, numa escola secundária do Maryland, nos EUA, disparou contra rapariga com quem já teve relação.

Austin Wyat Rollins, o jovem de 17 anos que disparou contra duas pessoas no liceu de Great Mills em St. Mary, no Maryland, nos EUA, esta terça-feira, atingiu uma rapariga de 16 anos com quem tinha uma “relação prévia”, e sobre um rapaz de 14 anos.

O agente de segurança Blaine Gaskill, responsável pela segurança daquela escola secundária, foi alertado para a situação e respondeu quase de imediato, disparando contra o atirador. Aos meios de comunicação locais, explicou que tudo aconteceu “em menos de um minuto”. O agente não ficou ferido, mas Austin viria a morrer horas depois.

Segundo o Observador, que cita o xerife Tim Cameron, o rapaz de 14 anos “está estável”. No entanto, a ex-namorada de Austin, uma jovem de 16 anos, encontra-se em “risco de vida” e internada nos Cuidados Intensivos.

“Há indicações de uma relação prévia entre o atirador e a vítima do sexo feminino. Estamos a tentar perceber se isto fez parte do motivo do tiroteio”, explicou o xerife Tim Cameron, acrescentando que estão a analisar os dispositivos eletrónicos e as contas das redes sociais e a realizar buscas à casa do suspeito.

Só este ano, ocorreram mais de uma dezena de tiroteios em escolas dos Estados Unidos. Na conferência de imprensa do xerife, o governador de Maryland, Larry Hogan, pediu aos legisladores que “tomem ações” relativamente ao acesso a armas de fogo.

“Precisamos de mais do que orações. Estamos a menos de três semanas do fim da sessão legislativa e para mim é escandaloso que ainda não tenhamos feito nada no que diz respeito à segurança nas escolas”, disse Hogan.

O governador adiantou ainda que tem uma legislação “mais dura” preparada e que apoia ações que retirem armas “das mãos dos que têm problemas mentais e cadastro”. Na segunda-feira, o senado do Maryland aprovou a proibição dos bump stocks, mas Hogan diz que não chega.

Ainda assim, as leis no Maryland para comprar armas já são bastante apertadas. As armas de assalto já são proibidas de acordo com a lei do estado desde o massacre na escola primária de Newtown, em 2013, e quanto às pistolas, cada comprador que queira ter licença de porte de arma tem de dar as suas impressões digitais, submeter-se a verificações de antecedentes e ter quatro horas de formação.

“Gostava de poder dizer-vos que isto não vai acontecer outra vez, mas não posso”, concluiu o governador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.