Atirador de Maryland disparou contra jovem com quem já teve uma relação

Dan Anderson / EPA

O autor do tiroteio ocorrido, esta terça-feira, numa escola secundária do Maryland, nos EUA, disparou contra rapariga com quem já teve relação.

Austin Wyat Rollins, o jovem de 17 anos que disparou contra duas pessoas no liceu de Great Mills em St. Mary, no Maryland, nos EUA, esta terça-feira, atingiu uma rapariga de 16 anos com quem tinha uma “relação prévia”, e sobre um rapaz de 14 anos.

O agente de segurança Blaine Gaskill, responsável pela segurança daquela escola secundária, foi alertado para a situação e respondeu quase de imediato, disparando contra o atirador. Aos meios de comunicação locais, explicou que tudo aconteceu “em menos de um minuto”. O agente não ficou ferido, mas Austin viria a morrer horas depois.

Segundo o Observador, que cita o xerife Tim Cameron, o rapaz de 14 anos “está estável”. No entanto, a ex-namorada de Austin, uma jovem de 16 anos, encontra-se em “risco de vida” e internada nos Cuidados Intensivos.

“Há indicações de uma relação prévia entre o atirador e a vítima do sexo feminino. Estamos a tentar perceber se isto fez parte do motivo do tiroteio”, explicou o xerife Tim Cameron, acrescentando que estão a analisar os dispositivos eletrónicos e as contas das redes sociais e a realizar buscas à casa do suspeito.

Só este ano, ocorreram mais de uma dezena de tiroteios em escolas dos Estados Unidos. Na conferência de imprensa do xerife, o governador de Maryland, Larry Hogan, pediu aos legisladores que “tomem ações” relativamente ao acesso a armas de fogo.

“Precisamos de mais do que orações. Estamos a menos de três semanas do fim da sessão legislativa e para mim é escandaloso que ainda não tenhamos feito nada no que diz respeito à segurança nas escolas”, disse Hogan.

O governador adiantou ainda que tem uma legislação “mais dura” preparada e que apoia ações que retirem armas “das mãos dos que têm problemas mentais e cadastro”. Na segunda-feira, o senado do Maryland aprovou a proibição dos bump stocks, mas Hogan diz que não chega.

Ainda assim, as leis no Maryland para comprar armas já são bastante apertadas. As armas de assalto já são proibidas de acordo com a lei do estado desde o massacre na escola primária de Newtown, em 2013, e quanto às pistolas, cada comprador que queira ter licença de porte de arma tem de dar as suas impressões digitais, submeter-se a verificações de antecedentes e ter quatro horas de formação.

“Gostava de poder dizer-vos que isto não vai acontecer outra vez, mas não posso”, concluiu o governador.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …