Onda de calor vai afetar especialmente as regiões Norte e Centro. Sábado reserva temperaturas acima dos 40ºC. Só três distritos escapam ao aviso.
A maioria dos distritos de Portugal continental mantêm-se com aviso amarelo (situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica) esta quinta-feira, por causa das altas temperaturas que resultam de uma massa de ar quente oriunda do norte de África.
Para esta quinta-feira é esperado céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado e pequena subida da temperatura máxima no interior das regiões Norte e Centro. Bragança e Castelo Branco, com 37º Celsius, serão os distritos mais quentes e Aveiro o mais fresco, com 24º esperados.
No entanto, o aviso será elevado a laranja (situação meteorológica de risco moderado a elevado), na sexta-feira, em cinco dos distritos, num dia em que ficarão também sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Santarém, Aveiro e Coimbra.
Sábado bem quente
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu, até ao final do dia de sábado, o aviso laranja em Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real e Castelo Branco. O fim de semana começa com temperaturas acima dos 40º em alguns locais do interior. Contudo este aviso só entrará em vigor às 09:00 de sexta-feira.
Até lá, estes distritos estão com aviso amarelo, à semelhança dos de Évora, Porto, Viana do Castelo, Beja, Portalegre e Braga.
Sem qualquer previsão de avisos para estes dias estão apenas os distritos de Lisboa, Leiria e Faro.
ZAP // Lusa
No Verão faz calor.