Ataque em sinagoga faz 11 mortos nos Estados Unidos

Vincent Pugliese / EPA

Um tiroteio numa sinagoga de Squirrel Hill, um bairro residencial judeu de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, provocou a morte a várias pessoas. Um suspeito está detido.

Pelo menos 11 pessoas morreram neste sábado, quando um atirador entrou a disparar, enquanto gritava “todos os judeus têm de morrer”, na sinagoga Árvore da Vida, em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

A polícia confirmou que o suspeito está sob custódia policial. O atirador, que entretanto já se rendeu às autoridades, foi identificado como Robert Bowers, um homem branco, de 46 anos de idade.

No confronto que levou à sua detenção, o atirador, que estava armado com uma metralhadora AR-15 e três revólveres, baleou três polícias. Até ao momento não são conhecidas as suas motivações.

Em conferência de imprensa próximo da sinagoga, o diretor de segurança pública da cidade, Wendell Hissrich, visivelmente emocionado, confirmou que havia “vários mortos” a lamentar, sem precisar o seu número.

O presidente norte-americano, Donald Trump, adiantou no seu perfil no Twitter que “há muitos mortos e muitos feridos graves”.

Em declarações aos jornalistas, Donald Trump disse que o ataque tem pouco a ver com leis de acesso às armas e defendeu que “a pena de morte deveria estar na moda“.

“Quando as pessoas cometem actos como este, deveriam ser condenadas à morte”, afirmou o presidente norte-americano. Trump denunciou também o “clima de ódio” vivido actualmente nos Estados Unidos.

Trump defendeu ainda que as sinagogas deviam ter polícias armados, e que esta medida teria minimizado o ataque deste sábado. O presidente norte-americano acrescentou ainda que deverá cancelar a participação num comício no âmbito das eleições intercalares de 6 de Novembro, que vão determinar a futura composição do Congresso.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, expressou a sua solidariedade com os Estados Unidos e falou em “ataque anti-semita horrível“.

No seu site oficial, a sinagoga “Árvore da Vida”, localizada em Squirrel Hill, bairro residencial judeu de Pittsburgh, descreve-se como uma congregação tradicional, progressista e igualitária.

RFI ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …