Ataque em sinagoga faz 11 mortos nos Estados Unidos

Vincent Pugliese / EPA

Um tiroteio numa sinagoga de Squirrel Hill, um bairro residencial judeu de Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, provocou a morte a várias pessoas. Um suspeito está detido.

Pelo menos 11 pessoas morreram neste sábado, quando um atirador entrou a disparar, enquanto gritava “todos os judeus têm de morrer”, na sinagoga Árvore da Vida, em Pittsburgh, no estado norte-americano da Pensilvânia.

A polícia confirmou que o suspeito está sob custódia policial. O atirador, que entretanto já se rendeu às autoridades, foi identificado como Robert Bowers, um homem branco, de 46 anos de idade.

No confronto que levou à sua detenção, o atirador, que estava armado com uma metralhadora AR-15 e três revólveres, baleou três polícias. Até ao momento não são conhecidas as suas motivações.

Em conferência de imprensa próximo da sinagoga, o diretor de segurança pública da cidade, Wendell Hissrich, visivelmente emocionado, confirmou que havia “vários mortos” a lamentar, sem precisar o seu número.

O presidente norte-americano, Donald Trump, adiantou no seu perfil no Twitter que “há muitos mortos e muitos feridos graves”.

Em declarações aos jornalistas, Donald Trump disse que o ataque tem pouco a ver com leis de acesso às armas e defendeu que “a pena de morte deveria estar na moda“.

“Quando as pessoas cometem actos como este, deveriam ser condenadas à morte”, afirmou o presidente norte-americano. Trump denunciou também o “clima de ódio” vivido actualmente nos Estados Unidos.

Trump defendeu ainda que as sinagogas deviam ter polícias armados, e que esta medida teria minimizado o ataque deste sábado. O presidente norte-americano acrescentou ainda que deverá cancelar a participação num comício no âmbito das eleições intercalares de 6 de Novembro, que vão determinar a futura composição do Congresso.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, expressou a sua solidariedade com os Estados Unidos e falou em “ataque anti-semita horrível“.

No seu site oficial, a sinagoga “Árvore da Vida”, localizada em Squirrel Hill, bairro residencial judeu de Pittsburgh, descreve-se como uma congregação tradicional, progressista e igualitária.

ZAP // RFI

PARTILHAR

RESPONDER

Em Itália, todos os alunos vão passar de ano. Mas serão avaliados

A Itália decidiu que que todos os alunos vão passar de anos, mas que serão avaliados, avançou na segunda-feira o Governo daquele país, que esteve reunido em Conselho de Ministros. "Pensamos em duas opções que possibilitarão …

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …