/

Astroworld. Espectadores processam Travis Scott e Drake depois de oito pessoas terem morrido

Frank Schwichtenberg / Wikimedia

Concerto de Travis Scott em 2019.

Travis Scott, o rosto do festival Astroworld, Drake e as empresas responsáveis pela produção e gestão do recinto estão a ser processados. Ainda não se sabe ao certo o que se passou no concerto, mas a polícia não descarta a possibilidade das vítimas terem sido injectadas com drogas.

Os rappers Travis Scott e Drake vão ser processados por pessoas que atenderam o concerto no festival Astroworld, depois de pelo menos oito pessoas terem perdido a vida e centenas ficado feridas. Em causa estão acusações de que os artistas terão sido negligentes e incitado o público a ter comportamentos perigosos e a instaurar o caos.

O festival, cujo nome se baseou no parque de diversões que existiu em Houston e fechou em 2005 e que é também o nome do terceiro álbum de Travis Scott, estava marcado para os dias 5 e 6 de Novembro na cidade natal do rapper, no Texas. No entanto, o segundo dia foi cancelado depois de na sexta-feira a multidão de 50 mil pessoas ter derrubado as barreiras de segurança e ter começado a correr em debandada.

A firma de advogados Thomas J. Henry Law diz ter vários processos em preparação. A Live Nation Entertainment Inc., empresa que produziu o concerto, e a Harry County Sports and Convention Corporation, responsável pelo recinto onde o evento aconteceu, também estão a ser processadas.

As idades das oito vítimas mortais variam entre os 14 e 27 anos e 25 pessoas foram hospitalizadas, tendo o paciente mais novo apenas 10 anos de idade. Mais de 60 ambulâncias foram chamadas ao local.

Um dos processos foi aberto por Kristian Paredes, um jovem texano de 23 anos que alega ter ficado “gravemente ferido” e exige mais de um milhão de dólares de indemnização, lembrando que nem os artistas nem a organização pararam o concerto mesmo depois de já ser claro que algo se estava a passar e de haver ambulâncias a socorrer pessoas no recinto.

O advogado de Houston Tony Buzbee anunciou na segunda-feira que a sua firma também estava a abrir um processo em nome de 35 queixosos devido à “negligência grosseira” e à falta de condições de segurança. Buzbee quer também uma ordem temporária que obrigaria Travis Scott, cujo nome verdadeiro é Jacques Bermon Webster II, e todos os envolvidos na organização a preservar mensagens, emails e todas as provas que possam indicar o que falhou e quem são os responsáveis.

A família de Axel Acosta, um jovem de 21 anos que morreu no concerto, integra o grupo de 35 queixosos. “Quando o Axel colapsou, os espectadores que tentavam escapar ao seu próprio sufocamento esmagaram o corpo dele como um pedaço de lixo“, revela Buzbee.

O conhecido advogado norte-americano Ben Crump, que representou as famílias de George Floyd e Breonna Taylor, também já anunciou que vai representar legalmente mais pessoas que atenderam o concerto, tendo aberto um processo em nome de Noah Gutierrez, de 21 anos. “Vamos procurar justiça para todos os nossos clientes que sofreram com este evento trágico e evitável”, afirmou.

Várias imagens circulam nas redes sociais a mostrar o caos que se seguiu ao início do concerto de Travis Scott, por volta das 21h, e pessoas a tentar alertar os seguranças, operadores das câmaras e o próprio rapper para pararem o concerto. O artista parou momentaneamente o espectáculo quando reparou que alguém inanimado estava a ser transportado pelo público, mas retomou rapidamente a música.

Meia hora depois de ter começado, o concerto já tinha sido declarado um evento com várias mortes, mas a performance só foi interrompida por volta das 22h10, quase 40 minutos depois da declaração.

 

As autoridades de Houston já disseram que estão a averiguar o que causou a tragédia. “Vai haver uma investigação muito, muito activa, e vamos provavelmente demorar algum tempo para determinar exactamente o que aconteceu”, revelou o Presidente da Câmara Municipal da cidade, Sylvester Turner.

“Esta é agora uma investigação criminal que vai envolver a nossa divisão de homicídios, assim como narcóticos, e vamos descobrir o que se passou”, acrescentou Troy Finner, chefe do Departamento de Polícia de Houston. Finner também afirmou no Twitter que já se tinha encontrado com o rapper e o responsável da segurança antes do evento para manifestar as suas preocupações com a segurança.

Numa publicação no Twitter, Travis Scott respondeu à tragédia no sábado. “Estou completamente devastado por aquilo que aconteceu ontem à noite. As minhas preces estão com as famílias e todos os que foram impactados por aquilo que aconteceu no festival Astroworld. A polícia de Houston tem o meu apoio total enquanto continuam a investigar esta perda de vidas trágica. Estou comprometido a trabalhar com a comunidade de Houston para apoiar as famílias que precisam. Obrigado à polícia de Houston, aos bombeiros e ao parque NRG pela sua resposta imediata”, escreveu.

No Instagram, Drake, que também actuou no festival, disse estar “de coração partido por todas as famílias e amigos daqueles que perderam a vida e por quem está a sofrer”.

Podem as vítimas ter sido injectadas com drogas?

Até agora, ainda não se sabe ao certo o que causou as mortes. A principal suspeita é de que as vítimas terão sido esmagadas ou ficado sem ar no meio da multidão, mas a polícia pôs também em cima da mesa a possibilidade de os espectadores terem sido drogados sem consentimento, depois de um segurança no concerto ter supostamente “sentido uma picada no pescoço” enquanto tentava restringir alguém.

“Quando ele foi examinado, ficou inconsciente. Deram-lhe Narcan (nome da substância usada para reverter overdoses). Ele foi ressuscitado e a equipa médica reparou numa picada que é semelhante àquela com que alguém fica quando se tenta injectar. Esssa é uma parte. A outra parte que é muito importante: há alguns indivíduos que foram esmagados”, explicou Finner.

Apesar das suspeitas, o porta-voz da polícia de Houston, Victor Sentis, revelou à VICE que o departamento ainda não tem a certeza de que foram as drogas a causar as mortes. “Ainda não confirmamos nada. Temos uma investigação activa a decorrer. Têm de entender que milhares e milhares de pessoas estavam lá, ainda há muito trabalho a fazer“, lembrou.

A teoria de que podem ter sido drogas a causar as mortes não é muito credível para a enfermeira Madeline Eskins, que também estava presente. “Estão a tentar culpar as drogas. Mas vou dizer o que penso: acho que isto não foi causado por drogas. Pode isso ter sido um factor que contribuiu. Claro. Vão encontrar drogas nos corpos das vítimas? Se calhar. Mas as pessoas estavam a ser sufocadas. As pessoas estavam a ser esmagadas. Um rapaz tinha a cara desfigurada e estava a sangrar do nariz, cara, e boca”, revela à Rolling Stone.

Já Claire Zagorski, coordenadora de um programa médico da Universidade de Austin, refere que lá por alguém ter respondido depois de ter recebido Narcan, isso não quer necessariamente dizer que estava a sofrer uma overdose e que pode ser um “efeito placebo“.

Esta não é a primeira vez que os concertos de Travis Scott ficaram marcados por incidentes e falta de segurança, tendo o artista já tido problemas com a justiça por incitar comportamentos inseguros. Em 2015, declarou-se culpado por ter incentivado fãs a saltar as barreiras que protegia o palco no festival Lollapalooza, em Chicago. Dois anos mais tarde, Scott apelou a que os fãs contornassem a segurança num concerto no Arkansas, tendo um caído de uma varanda e ficado paralisado. Já em 2019, três pessoas ficaram feridas durante uma debandada.

As imagens de promoção, que usavam clips de concertos em 2019 onde a audiência derrubou as barreiras, também já indicam o padrão de incidentes perigosos nos espectáculos do rapper.

Entretanto, o QAnon e outros grupos de teorias da conspiração já estão a alegar que o evento era satânico e um “sacrifício de sangue“, apontando o simbolismo “demónico” que o rapper já usou e para o slogan do festival “See you on the other side” — Vemo-nos do outro lado — que já daria a entender que havia um plano para pessoas morrerem no concerto. Circulam também vários vídeos online onde os utilizadores das redes sociais acusam o artista de ver o que se estava a passar e não fazer nada.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.