Astrónomos observam “anel de neve” de explosão estrelar pela primeira vez

NRAO/AUI/NSF

O anel de neve se formou a uma distância maior do que o normal, o que possibilitou a observação

O anel de neve se formou a uma distância maior do que o normal, o que possibilitou a observação

O supertelescópio ALMA, no Deserto do Atacama, observou pela primeira vez a formação de um anel de neve após a explosão de uma estrela.

O telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) fica a cinco mil metros de altitude e mostrou com detalhes o surgimento da camada de neve na estrela V883 Orionis.

Segundo os cientistas responsáveis pelo telescópio, o anel de neve formou-se dentro do chamado disco protoplanetário – material denso formado de gás e poeira que circunda estrelas novas e é responsável pela formação de planetas.

A descoberta, publicada esta quinta-feira na Nature, pode ajudar nas pesquisas sobre a formação e evolução dos planetas.

Os cientistas acreditam que essas explosões sejam um estágio da evolução da maioria dos sistemas planetários, ou seja, esse pode ser apenas o primeiro registo de um fenómeno relativamente comum.

Temperatura

O anel de neve marca o local do disco onde ocorreu uma grande queda de temperatura.

Com o aumento na luminosidade da estrela, a parte interna do disco aqueceu, empurrando esse anel gelado para uma distância dez vezes maior do que o normal para uma estrela em formação, o que teria possibilitado a observação do fenómeno pela primeira vez.

O resultado é que dentro dos discos há vapor de água, que na parte externa dos anéis congela sob a forma de neve.

Estas linhas são importantes porque definem a estrutura e arquitetura básica de sistemas planetários como o nosso. Elas normalmente estão localizadas a uma distância de três unidades astronómicas da estrela – cada unidade astronómica corresponde a 150 milhões de quilómetros.

No entanto, na observação feita pelo ALMA à V883 Orionis, o anel de neve está localizado a mais de 40 unidades astronómicas da estrela central, o que terá facilitado a identificação do fenómeno.

Como se trata de uma estrela em estágio de formação, as explosões provocam temperaturas altíssimas e muita luminosidade devido à transferência de material do disco para a parte interna do astro.

Esta temperatura alta teria aquecido o disco, o que afastou o anel de neve a uma distância maior do que o normal.

ALMA

Explosão da estrela V883 Orionis levou ao fenómeno

Explosão da estrela V883 Orionis levou ao fenómeno

“Os registos do ALMA vieram como uma surpresa para nós. As nossas observações foram feitas para identificar fragmentos dos discos que poderiam ajudar-nos nas pesquisas sobre a formação dos planetas. Não vimos nada disso, mas em contrapartida encontramos o que pode ser um anel a 40 unidades astronómicas”, afirma Lucas Cieza, cientista responsável pelo estudo.

Na estrela solar – que deu origem ao nosso sistema Solar -, esse disco protoplanetário estava entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Isto explica porque é que os planetas mais rochosos – como Mercúrio, Vénus, Terra e Marte – se formaram dentro do disco, enquanto os planetas mais gasosos – como Saturno, Urânio e Neptuno – se formaram do lado de fora.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …

Governo garante que Portugal terá todas as vacinas para cumprir plano de vacinação

O Ministério da Saúde garantiu que Portugal terá todas as vacinas necessárias para cumprir o plano de vacinação estabelecido, tendo já assegurado mais de 31 milhões de doses, suficientes para vacinar mais de 18 milhões …

Galp compromete-se a falar com cada um dos 401 trabalhadores da refinaria de Matosinhos

A petrolífera anunciou que irá realizar, entre fevereiro e março, conversas individuais com cada um dos 401 trabalhadores afetados pela decisão de fechar a refinaria de Matosinhos. No final de dezembro do ano passado, a …

RTP anuncia intérpretes do Festival da Canção 2021. Final acontece em estúdio sem público

A RTP anunciou, esta quarta-feira, os intérpretes e as 20 canções a concurso na edição deste ano do Festival da Canção. Na conferência de imprensa, decorrida online, ficou também a saber-se que a final do …

França disposta a reconhecer erros do passado colonial na Argélia

O Presidente francês Emmanuel Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não está a considerar um pedido de "desculpas" oficial pretendido por Argel, indicou esta …

Sporting avança com nova proposta por Paulinho

O Sporting avançou com uma nova proposta pelo avançado português Paulinho, ao serviço do SC Braga, depois de as partes não terem conseguido chegar a acordo na janela de transferências do verão passado.  De acordo com …

Beatriz Freitas escolhida para presidente do Banco Português de Fomento

Beatriz Freitas, que já assegurava o cargo de forma interina, foi a escolhida para presidente executiva do Banco Português de Fomento (BPF). O jornal online ECO apurou, junto de vários fontes, que Beatriz Freitas foi a …

Pais com filhos até 12 anos já podem pedir apoio à Segurança Social

Os pais de crianças até aos 12 anos que tiverem de ficar em casa com os filhos devido ao encerramento das escolas já podem pedir o apoio excecional à família, segundo o Instituto da Segurança …

Políticas de Lagarde geram 245 milhões para a banca portuguesa

A estratégia do Banco Central Europeu (BCE) de combate ao impacto da pandemia na banca está a gerar ganhos de 4,8 mil milhões de euros para as instituições financeiras da Zona Euro, com Portugal do …