/

Astrónomos observam “anel de neve” de explosão estrelar pela primeira vez

NRAO/AUI/NSF

O anel de neve se formou a uma distância maior do que o normal, o que possibilitou a observação

O anel de neve se formou a uma distância maior do que o normal, o que possibilitou a observação

O supertelescópio ALMA, no Deserto do Atacama, observou pela primeira vez a formação de um anel de neve após a explosão de uma estrela.

O telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) fica a cinco mil metros de altitude e mostrou com detalhes o surgimento da camada de neve na estrela V883 Orionis.

Segundo os cientistas responsáveis pelo telescópio, o anel de neve formou-se dentro do chamado disco protoplanetário – material denso formado de gás e poeira que circunda estrelas novas e é responsável pela formação de planetas.

A descoberta, publicada esta quinta-feira na Nature, pode ajudar nas pesquisas sobre a formação e evolução dos planetas.

Os cientistas acreditam que essas explosões sejam um estágio da evolução da maioria dos sistemas planetários, ou seja, esse pode ser apenas o primeiro registo de um fenómeno relativamente comum.

Temperatura

O anel de neve marca o local do disco onde ocorreu uma grande queda de temperatura.

Com o aumento na luminosidade da estrela, a parte interna do disco aqueceu, empurrando esse anel gelado para uma distância dez vezes maior do que o normal para uma estrela em formação, o que teria possibilitado a observação do fenómeno pela primeira vez.

O resultado é que dentro dos discos há vapor de água, que na parte externa dos anéis congela sob a forma de neve.

Estas linhas são importantes porque definem a estrutura e arquitetura básica de sistemas planetários como o nosso. Elas normalmente estão localizadas a uma distância de três unidades astronómicas da estrela – cada unidade astronómica corresponde a 150 milhões de quilómetros.

No entanto, na observação feita pelo ALMA à V883 Orionis, o anel de neve está localizado a mais de 40 unidades astronómicas da estrela central, o que terá facilitado a identificação do fenómeno.

Como se trata de uma estrela em estágio de formação, as explosões provocam temperaturas altíssimas e muita luminosidade devido à transferência de material do disco para a parte interna do astro.

Esta temperatura alta teria aquecido o disco, o que afastou o anel de neve a uma distância maior do que o normal.

ALMA

Explosão da estrela V883 Orionis levou ao fenómeno

Explosão da estrela V883 Orionis levou ao fenómeno

“Os registos do ALMA vieram como uma surpresa para nós. As nossas observações foram feitas para identificar fragmentos dos discos que poderiam ajudar-nos nas pesquisas sobre a formação dos planetas. Não vimos nada disso, mas em contrapartida encontramos o que pode ser um anel a 40 unidades astronómicas”, afirma Lucas Cieza, cientista responsável pelo estudo.

Na estrela solar – que deu origem ao nosso sistema Solar -, esse disco protoplanetário estava entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Isto explica porque é que os planetas mais rochosos – como Mercúrio, Vénus, Terra e Marte – se formaram dentro do disco, enquanto os planetas mais gasosos – como Saturno, Urânio e Neptuno – se formaram do lado de fora.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.