Astrónomos descobrem relíquia fóssil do início da Via Láctea

ESA/NASA

O aglomerado Terzan 5 captado pelo telescópio Hubble

Uma equipa internacional de astrónomos identificou um fóssil dos primeiros dias de vida da Via Láctea, que engloba estrelas com várias idades.

O aglomerado estelar, batizado de Terzan 5, foi localizado a cerca de 19 mil anos-luz de distância da Terra e já é conhecido pelos cientistas há mais de 40 anos – mas só agora foi analisado em detalhe.

Com a ajuda de dados do telescópio espacial Hubble, os investigadores verificaram que o Terzan 5 é diferente de todos os outros aglomerados estudados.

Os cientistas encontraram fortes provas da existência de dois tipos de estrelas que contêm elementos variados e têm uma diferença de idades de cerca de 7 mil milhões de anos.

A diferença de idades das estrelas indica que o processo de formação do Terzan 5 não foi contínuo, mas sim uma consequência de duas formações estelares.

“Isto significa que o Terzan 5 tinha grandes quantidades de gás que permitiu a formação de uma segunda geração de estrelas, e é pelo menos 100 milhões de vezes mais maciço que o Sol”, explica Davide Massari, um dos autores do estudo.

A investigação foi divulgada ao pormenor num artigo científico que vai ser publicado no Astrophysical Journal.

Segundo o artigo, as propriedades do Terzan 5 são muito semelhantes à na nossa galáxia, o que faz desse aglomerado um fóssil dos primeiros dias de vida da Via Láctea.

Os restos do Terzan 5 terão conseguido sobreviver durante milhares de milhões de anos.

“Pensamos que alguns restos desses gases podem ainda existir na nossa Galáxia. Esses fósseis galácticos permitem-nos reconstruir uma parte importante da história da Via Láctea”, explica Francesco Ferraro, o autor principal do estudo.

Esta investigação permitiu aos astrónomos adquirir novos dados – com os quais talvez se possam agora desvendar os mistérios da formação da Via Láctea.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro MCAndrade,
      Supondo que esteja a ironizar com o uso que nesta peça fizemos da palavra “maciço” em vez de “massivo”, permita-nos que lhe salientemos que, apesar de se ter vulgarizado o uso desta última expressão, o termo correcto é “maciço”.

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …