Astrónomos podem ter descoberto a primeira exolua (e está coberta de vulcões em erupção)

Os astrónomos da Universidade de Berna, na Suíça, descobriram uma potencial exolua coberta de vulcões pode estar a orbitar um planeta a 550 anos-luz da Terra. 

Apesar de os cientistas já terem encontrado quase quatro mil exoplanetas, ainda estão a tentar confirmar a existência de exoluas – ou seja, uma lua que orbita um planeta fora do Sistema Solar.

Um novo estudo sugere que uma lua poderia existir muito mais perto da Terra, a 550 anos-luz de distância, a orbitar um planeta gigante gasoso chamado WASP 49-b. Como se não bastasse, essa exolua pode estar coberta de vulcões que cospem lava.

A lua será como uma versão extrema da lua vulcanicamente ativa de Júpiter, segundo um comunicado da Universidade de Berna, na Suíça. “Seria um mundo vulcânico perigoso, com uma superfície derretida de lava, uma versão lunar de super-terras quentes como a 55 Cancri-e”, disse Apurva Oza, investigadora no Instituto de Física da Universidade de Berna e principal autora do estudo.

As descobertas foram publicadas na 29 de agosto no arXiv e serão publicadas na próxima edição do The Astrophysical Journal.

As exoluas geralmente seriam demasiado pequenas para serem detetados usando métodos típicos, de acordo com os cientistas. Porém, no novo estudo, Oza e a sua equipa propuseram que dois gases, sódio e potássio, pudessem ser usados ​​para detetar exoluas geologicamente ativos.

Há uma década, um grupo de investigadores mostrou que o sódio encontrado longe de um exoplaneta poderia vir de uma lua escondida ou de um anel de material gasoso. No caso do planeta Wasp 49-b, estudos anteriores revelaram que o planeta continha gás de sódio em altitudes “extraordinariamente” altas. “O gás neutro de sódio está tão longe do planeta que, provavelmente, não será expulso apenas por um vento planetário”, disse Oza.

Oza e a sua equipa usaram observações e medidas da perda de sódio e potássio de Júpiter e a sua lua ativa para criar um modelo de condições que pudessem indicar a presença de um exolua. Depois, analisaram mais de uma dúzia de gigantes de gás fora do Sistema Solar. Usando o modelo, previram quanta perda de sódio e potássio ocorreria se esses gigantes gasosos tivessem exoluas.

Quando compararam a quantidade de sódio que realmente observaram no sistema, descobriram que a Wasp 49-b se encaixava no modelo – ou seja, descobriram que é possível que o gigante do gás possa ter a sua exolua. Mas os níveis incomuns de gás também podem ter resultado de um anel de gás ionizado.

Em outubro de 2018, um estudo sugeriu que o planeta Kepler-1625b, que fica a oito mil anos-luz de distância, pode ter a sua própria lua – mas isso ainda não foi confirmado, de acordo com o portal Space.

Em análises posteriores dos dados, os astrónomos não conseguiram detetar a luz de uma estrela que indicaria a presença de uma lua de um planeta a passar, o que pôs em causa a suposta descoberta da primeira exolua.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …