Astrónomos encontram planeta “infernal” capaz de vaporizar ferro

Hubble / ESA

O WASP-121b está tão perto da sua estrela que a atração da maré estica o exoplaneta em forma de ovo

Um grupo de cientistas estudou, pela primeira vez, as características da estratosfera de um exoplaneta e descobriu que as suas temperaturas são tão altas que podem vaporizar ferro e outros metais, segundo um artigo publicado pela revista Nature.

Muito foi descoberto sobre os chamados “Júpiteres quentes” — os planetas extrassolares maiores e mais fáceis de observar. A sua atmosfera escaldante é parecida com as de Saturno e de Júpiter, sendo constituída por hidrogénio, hélio e hidrocarbonetos.

Além disso, os astrónomos descobriram nos céus destes planetas nuvens exóticas de chumbo, de vidro e chuvas de pedras preciosas.

De acordo com os autores do estudo, os cientistas suspeitavam há muito que tais Júpiteres quentes, além das altas temperaturas da sua atmosfera, possuíssem uma estratosfera ainda mais quente. O problema é que os especialistas não sabiam que substâncias ou moléculas podem servir de análogo do ozono, que é responsável pelo aquecimento da estratosfera da Terra.

Tom Evans da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e os seus colegas estavam a tentar descobrir tais moléculas ao analisar os exoplanetas mais quentes com ajuda dos dados do telescópio Hubble. Nomeadamente, a atenção dos cientistas foi atraída para o Júpiter quente WASP-121b, que revela sinais de substâncias capazes de aquecer água a temperaturas elevadíssimas.

Os astrónomos criaram um modelo virtual do planeta e depois passaram a adicionar várias substâncias na atmosfera para ver que mudanças causariam. Graças a esta experiência, os cientistas descobriram que a camada mais alta do WASP-121b é semelhante à estratosfera da Terra, sendo o papel do ozono desempenhado por duas substâncias — o dióxido de titânio e o pentóxido de vanádio.

Devido a estas substâncias, a camada mais alta da estratosfera do planeta é 1500 vezes mais quente do que a camada baixa, atingindo temperaturas de 2700°C. Isto significa que, nesta parte da atmosfera do WASP-121b, o ferro começaria a derreter-se, podendo até “ferver” e evaporar.

Segundo os astrónomos, as próximas observações deste planeta vão ajudar a entender as suas peculiaridades e como se formam tais mundos “infernais”.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …