Astrónomos descobrem “Godzilla das Terras”

David A. Aguilar / cfa.harvard.

Ilustração conceptual da mega-Terra Kepler-10c

Ilustração conceptual da mega-Terra Kepler-10c

Astrónomos criaram uma nova categoria de planeta depois da descoberta de um objeto cuja massa é 17 vezes maior que a Terra.

A nova categoria é chamada de “mega-Terra” e refere-se à descoberta do Kepler-10c, que tem uma superfície parecida com a do nosso planeta, mas muito maior. O Kepler-10c orbita uma estrela a cerca de 560 anos-luz de distância e está a ser chamada de “Godzilla das Terras”.

Os cientistas descreveram as propriedades deste planeta num encontro da Sociedade Astronómica Americana em Boston. E confessaram tratar-se de um tema difícil.

Os físicos teóricos imaginaram sempre que qualquer planeta desta dimensão atrairia para si tanto hidrogénio que seria mais parecido com Neptuno ou Júpiter.

NASA

Dimitar Sasselov, professor de Astronomia na Universidade de Harvard

Dimitar Sasselov, professor de Astronomia na Universidade de Harvard

O professor Dimitar Sasselov, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA), disse aos jornalistas que o objeto “é algo maior do que uma ‘super-Terra’, então que tal chamá-lo de ‘mega-Terra’?”, disse a jornalistas.

11 mil milhões de anos

O Kepler-10c, como o nome sugere, foi detectado pelo telescópio Kepler, da NASA; a agência espacial dos EUA. O diâmetro do objeto foi estimado em 29 mil quilómetros, pouco mais de duas vezes o da Terra.

Combinado com o diâmetro, o valor da sua massa mostrou que o Kepler-10c não pode ser um planeta gasoso, mas deve ter um material muito denso, segundo cálculos do Harps-Norte (Pesquisador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão) do Telescopio Nazionale Galileo, nas ilhas Canárias.

“Mas, lembre-se, este é um planeta muito grande, o que significa que tais minerais se encontram altamente comprimidos”, diz o professor Sasselov.

Curiosamente, a idade da estrela hospedeira é de cerca de 11 mil milhões de anos, da altura do início da evolução do Universo, quando as gerações de estrelas explosivas não tinham tido tempo para reunir os elementos pesados necessários para a constituição de planetas rochosos.

“Descobrir o Kepler-10c diz-nos que planetas rochosos poderiam formar-se muito mais cedo do que pensávamos”, disse o professor Sasselov.

“E se se pode fazer pedras, pode fazer-se a vida”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “O diâmetro do objeto foi estimado em 29 mil quilómetros, pouco mais de duas vezes a largura da Terra”
    Não sabia a largura da terra, já agora gostaria de saber qual o seu comprimento.
    Mais uma vez, pergunto-me se quem escreve artigos os lê uma única vez…

    • Caro Anti-Noobs,
      Se tomarmos a “largura” da terra como o seu diâmetro, o “comprimento” da Terra é igual à largura. Já a “altura” é um pouco mais pequena, porque a Terra é achatada nos polos.

      Mais seriamente, obrigado pelo seu reparo.
      Perdoe-nos que por vezes antropomorfisemos a nossa linguagem.
      Querendo “falar” para o leitor comum, esquecemo-nos por vezes de que o leitor mais informado não nos deixa escapar imprecisões.

RESPONDER

Preços dos passes da Área Metropolitana do Porto devem manter-se em 2020

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou esta quarta-feira que pretende manter inalterados os preços das assinaturas mensais Andante, em 2020, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%. Em resposta à Lusa, aquela entidade …

Diplomata suspeito de tentar matar com ácido sulfúrico detido

A PSP conseguiu deter, esta quarta-feira, o diplomata guineense suspeito de ter atacado o companheiro da ex-namorada com ácido sulfúrico. Depois do incidente, em Sintra, as autoridades não tinham conseguido prender por causa do seu …

TAP baptiza avião em homenagem a Raul Solnado

Raul Solnado, um dos maiores nomes do humor português, vai dar nome, a partir desta quinta-feira, a um avião da TAP. A homenagem acontece no Dia Mundial da Televisão. O batismo do "Avião Raul Solnado" acontecerá …

Fisco quer devolução de 3,5 milhões de euros por erro em declarações de IRS de 2015

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou um erro na liquidação de declarações de IRS relativas a 2015, que implicou um novo apuramento do imposto em cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 …

Afeganistão declara derrota do Daesh no principal bastião no país

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, anunciou esta terça-feira a derrota do grupo extremista Daesh na província de Nangarhar, no leste, considerado um dos principais bastiões do grupo 'jihadista' no país. "Quem poderia imaginar há um …

Parlamento vota Orçamento do Estado a 10 de janeiro

O Orçamento do Estado para 2020 será discutido na generalidade em 9 e 10 de janeiro, na Assembleia da República, com votação final global marcada para 7 de fevereiro. Segundo o jornal Público, as duas primeiras …

Legionella. Fase de instrução do surto de Vila Franca de Xira começa hoje

O início desta fase facultativa, em que o Tribunal de Instrução Criminal de Loures vai decidir se o processo segue e em que termos para julgamento, está agendado para as 09h30 e decorrerá à porta …

Um dos mais influentes empresários de Malta foi detido no caso da morte de jornalista

Foi detido no seu iate o magnata Yorgen Fenech, um relevante empresário de Malta, no âmbito das investigações à morte da jornalista Daphne Caruana Galizia que estava a investigar pessoas influentes do país pelo alegado …

Presidente argentino diz que vai pagar dívida ao FMI, mas recusa mais ajustes fiscais

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, assegurou na terça-feira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que o país vai cumprir com os compromissos em matéria de dívida, mas rejeitou aplicar mais ajustes fiscais. "Desenvolvemos um plano …

Vieira garante "reforma" de 3,8 milhões de euros com OPA do Benfica à SAD

A OPA parcial lançada pelo Benfica à sua própria SAD desportiva vai beneficiar os accionistas com um encaixe potencial de mais de 24 milhões de euros. Luís Filipe Vieira está entre esses beneficiados, podendo encaixar …