Astrónomos descobrem “Godzilla das Terras”

David A. Aguilar / cfa.harvard.

Ilustração conceptual da mega-Terra Kepler-10c

Ilustração conceptual da mega-Terra Kepler-10c

Astrónomos criaram uma nova categoria de planeta depois da descoberta de um objeto cuja massa é 17 vezes maior que a Terra.

A nova categoria é chamada de “mega-Terra” e refere-se à descoberta do Kepler-10c, que tem uma superfície parecida com a do nosso planeta, mas muito maior. O Kepler-10c orbita uma estrela a cerca de 560 anos-luz de distância e está a ser chamada de “Godzilla das Terras”.

Os cientistas descreveram as propriedades deste planeta num encontro da Sociedade Astronómica Americana em Boston. E confessaram tratar-se de um tema difícil.

Os físicos teóricos imaginaram sempre que qualquer planeta desta dimensão atrairia para si tanto hidrogénio que seria mais parecido com Neptuno ou Júpiter.

NASA

Dimitar Sasselov, professor de Astronomia na Universidade de Harvard

Dimitar Sasselov, professor de Astronomia na Universidade de Harvard

O professor Dimitar Sasselov, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA), disse aos jornalistas que o objeto “é algo maior do que uma ‘super-Terra’, então que tal chamá-lo de ‘mega-Terra’?”, disse a jornalistas.

11 mil milhões de anos

O Kepler-10c, como o nome sugere, foi detectado pelo telescópio Kepler, da NASA; a agência espacial dos EUA. O diâmetro do objeto foi estimado em 29 mil quilómetros, pouco mais de duas vezes o da Terra.

Combinado com o diâmetro, o valor da sua massa mostrou que o Kepler-10c não pode ser um planeta gasoso, mas deve ter um material muito denso, segundo cálculos do Harps-Norte (Pesquisador de Planetas por Velocidade Radial de Alta Precisão) do Telescopio Nazionale Galileo, nas ilhas Canárias.

“Mas, lembre-se, este é um planeta muito grande, o que significa que tais minerais se encontram altamente comprimidos”, diz o professor Sasselov.

Curiosamente, a idade da estrela hospedeira é de cerca de 11 mil milhões de anos, da altura do início da evolução do Universo, quando as gerações de estrelas explosivas não tinham tido tempo para reunir os elementos pesados necessários para a constituição de planetas rochosos.

“Descobrir o Kepler-10c diz-nos que planetas rochosos poderiam formar-se muito mais cedo do que pensávamos”, disse o professor Sasselov.

“E se se pode fazer pedras, pode fazer-se a vida”, concluiu.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “O diâmetro do objeto foi estimado em 29 mil quilómetros, pouco mais de duas vezes a largura da Terra”
    Não sabia a largura da terra, já agora gostaria de saber qual o seu comprimento.
    Mais uma vez, pergunto-me se quem escreve artigos os lê uma única vez…

    • Caro Anti-Noobs,
      Se tomarmos a “largura” da terra como o seu diâmetro, o “comprimento” da Terra é igual à largura. Já a “altura” é um pouco mais pequena, porque a Terra é achatada nos polos.

      Mais seriamente, obrigado pelo seu reparo.
      Perdoe-nos que por vezes antropomorfisemos a nossa linguagem.
      Querendo “falar” para o leitor comum, esquecemo-nos por vezes de que o leitor mais informado não nos deixa escapar imprecisões.

RESPONDER

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …