Astrónomos descobrem que a Crimeia se move (literalmente) em direção à Rússia

ukraineinwar / Blogspot

-

Especialistas da Academia Russa das Ciências descobriram que a Crimeia está a mover-se em direcção à parte continental da Rússia a uma velocidade de quase 3 mm por ano.

Os cientistas russos passaram a monitorizar a actividade das placas tectónicas da Crimeia após a reintegração da península na Rússia, em março de 2014.

“Acontece que a Crimeia está a mover-se, literalmente, em direcção à Rússia – a uma velocidade de 2.9 mm por ano”, explica Alexander Ipatov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada da Academia.

O estudo deste tipo de processo tectónico é muito importante para o desenvolvimento da tecnologia de interferometria de base larga, VLBI, usada na radioastronomia. Os cientistas precisam de saber a distância exacta entre as antenas da região, que, muitas vezes, são instaladas em continentes diferentes.

Na Rússia, este sistema é usado em Kvazar Kvo, um complexo de radioastronomia que interliga os observatórios de Badary, na república da Buriácia, Zelenchukskaya, na república de de Karachay-Cherkess, e de Svetloe, na região de Leningrado.

Entretanto, a Rússia está a construir uma grande ponte sobre o Estreito de Kerch para unir a Crimeia à parte continental do país.

Aparentemente, a grande ponte vai ter que ser ligeiramente mais pequena.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já todos nós nos tínhamos apercebido disso, o Putin já deu ordens para montar uns cabos de aço e puxá-la para a Rússia e isto para não gastar tantas munições como até aqui na ocupação.

  2. Só os idiotas nao sabem que todos os continentes se estão a mover anualmente uns quantos milimetros…é a lei natural das coisas!

    – QUem estudou sabe que os continentes no inicio aparentemente estavam ligados, quase como num só, a chamada Pangeia, e com o tempo as placas tectonicas se foram movendo e tornando o mundo em q vivemos hoje com a aparencia que tem.

    Mas sinceramente quem me dera que ainda existisse a pangeia, pelo menos estariamos mais unidos em distancia e quiçá em pensamento e paz.

    • No início? Pangeia foi o último supercontinente. Antes dele houve outros. Antes de chamar idiotas aos outros… convém ver o que escreve.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …