//

Astrónomos descobrem que a Crimeia se move (literalmente) em direção à Rússia

3

ukraineinwar / Blogspot

-

Especialistas da Academia Russa das Ciências descobriram que a Crimeia está a mover-se em direcção à parte continental da Rússia a uma velocidade de quase 3 mm por ano.

Os cientistas russos passaram a monitorizar a actividade das placas tectónicas da Crimeia após a reintegração da península na Rússia, em março de 2014.

“Acontece que a Crimeia está a mover-se, literalmente, em direcção à Rússia – a uma velocidade de 2.9 mm por ano”, explica Alexander Ipatov, especialista do Instituto de Astronomia Aplicada da Academia.

O estudo deste tipo de processo tectónico é muito importante para o desenvolvimento da tecnologia de interferometria de base larga, VLBI, usada na radioastronomia. Os cientistas precisam de saber a distância exacta entre as antenas da região, que, muitas vezes, são instaladas em continentes diferentes.

Na Rússia, este sistema é usado em Kvazar Kvo, um complexo de radioastronomia que interliga os observatórios de Badary, na república da Buriácia, Zelenchukskaya, na república de de Karachay-Cherkess, e de Svetloe, na região de Leningrado.

Entretanto, a Rússia está a construir uma grande ponte sobre o Estreito de Kerch para unir a Crimeia à parte continental do país.

Aparentemente, a grande ponte vai ter que ser ligeiramente mais pequena.

ZAP / Sputnik News

3 Comments

  1. Já todos nós nos tínhamos apercebido disso, o Putin já deu ordens para montar uns cabos de aço e puxá-la para a Rússia e isto para não gastar tantas munições como até aqui na ocupação.

  2. Só os idiotas nao sabem que todos os continentes se estão a mover anualmente uns quantos milimetros…é a lei natural das coisas!

    – QUem estudou sabe que os continentes no inicio aparentemente estavam ligados, quase como num só, a chamada Pangeia, e com o tempo as placas tectonicas se foram movendo e tornando o mundo em q vivemos hoje com a aparencia que tem.

    Mas sinceramente quem me dera que ainda existisse a pangeia, pelo menos estariamos mais unidos em distancia e quiçá em pensamento e paz.

    • No início? Pangeia foi o último supercontinente. Antes dele houve outros. Antes de chamar idiotas aos outros… convém ver o que escreve.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.