Astrónomos identificam cinco planetas “Tatooine” que podem sustentar vida

Siegfried Eggl / JPL-Caltech / NASA

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas – como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme “Star Wars” – poderiam sustentar a vida.

“Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, como a massa das estrelas, quão brilhantes são, a localização de um planeta gigante e outros parâmetros para criar uma metodologia para identificar sistemas com dois sóis que podem hospedar planetas habitáveis ​​semelhantes à Terra”, disse Siegfried Eggl, professor do Departamento de Engenharia Aeroespacial da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, em comunicado.

Nesta investigação, a habitabilidade é definida como planetas que possuem água líquida em algum lugar da sua superfície.



Os cientistas investigaram os efeitos das estrelas duplas e planetas gigantes nas zonas habitáveis ​​de nove sistemas observados pela missão Kepler e confirmaram estudos anteriores que afirmavam que o Kepler-16 e o ​​Kepler-1647 hospedam planetas gigantes que os tornam inadequados para hospedar um planeta terrestre dentro das suas zonas habitáveis.

No entanto, o Kepler-34, Kepler-35, Kepler-38, Kepler-64 e Kepler-413 parecem muito mais promissores. O Kepler-38 é o melhor candidato para hospedar mundos com oceanos, semelhantes à Terra.

Eggl disse que a metodologia desenvolvida é baseada em equações analíticas em vez de simulações de computador que precisam de ser executadas dia e noite durante meses.

“É um método analítico que quase não requer nenhum esforço computacional”, disse Eggl. “Existem algumas partes que usam modelos numéricos para alimentar informações, como a forma como a atmosfera interage com diferentes quantidades e espectros de luz solar. Isso é realmente difícil de descobrir analiticamente, por isso usamos modelos atmosféricos pré-calculados”.

“O benefício de nossa abordagem é que qualquer pessoa pode pegar nas nossas equações e aplicá-las a outros sistemas para determinar onde melhor procurar mundos semelhantes à Terra”, continuou.

A órbita da Terra em torno do Sol é quase circular, garantindo que o planeta recebe uma quantidade quase constante de radiação.

Porém, isso não acontece em planetas que orbitam dois sóis. A segunda estrela fornece uma fonte adicional de radiação e outra fonte de atração gravitacional. Mesmo que a órbita de um planeta seja inicialmente circular em torno dos dois sóis, tornar-se-á elíptica com o tempo.

Por causa disso, Eggl disse que a estabilidade dinâmica é uma condição necessária para a habitabilidade de um planeta de dois sóis – mas não é a única.

“Se um planeta se aproximar dos seus sóis, os oceanos podem ferver. Se o planeta estiver muito longe, ou for mesmo ejetado de um sistema, a água na sua superfície acabará por congelar, assim como a própria atmosfera”, explicou o investigador.

“Assim que confirmarmos que um planeta potencialmente habitável está numa órbita estável, podemos prosseguir para investigar quanta radiação recebe das duas estrelas ao longo do tempo. Ao modelar a evolução das estrelas e órbitas planetárias, podemos estimar a quantidade real de radiação que o planeta recebe.”

Eggl desenvolveu uma estrutura analítica para determinar zonas habitáveis ​​em sistemas de estrelas duplas e afirmou que as investigações subsequentes e este novo trabalho “completam o quadro. Sabemos que os planetas se podem formar nesses sistemas e agora sabemos que podem realmente reter água na superfície, e é incrível”.

Este estudo foi publicado em abril na revista científica Frontiers in Astronomy and Space Sciences.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …

Hungria quer proibir conteúdos sobre homossexualidade a menores de 18

O Governo conservador húngaro preparou nova legislação que proíbe a exibição de material pornográfico de qualquer tipo e de quaisquer conteúdos que encorajem a mudança de género ou a homossexualidade a menores de 18 anos. O …

Boris "não hesitará" em suspender acordo por causa da Irlanda do Norte

O primeiro-ministro britânico afirmou, este sábado, que "não hesitará" em suspender o acordo do Brexit se a União Europeia (UE) não mostrar flexibilidade e aceitar aplicá-lo de forma "sensata". "Se o protocolo continua a ser aplicado …

País de Gales 1-1 Suíça | Desperdício helvético com preço alto

Dois golos nascidos em pontapés de canto ditaram, este sábado, um empate 1-1 entre um País de Gales aguerrido e uma Suíça penalizada pela ineficácia ofensiva, num embate da primeira jornada do grupo A do …

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …