Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

National Astronomical Observatory of Japan

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez que foi produzida apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

O sistema é conhecido como B14-65666. Os astrónomos usaram o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array) para estudá-lo e detetaram oxigénio, carbono e poeira. Este é o objeto mais antigo em que foram detetados sinais para todos os três. Os resultados são publicados na revista Publications of the Astronomical Society of Japan.

Estes sinais trazem informações complementares sobre a dinâmica e as estruturas de B14-65666. O sistema foi previamente observado usando o Telescópio Espacial Hubble. Foram identificadas duas manchas de estrelas. Os dados do ALMA mostraram que são parte do mesmo sistema, mas movem-se em velocidades diferentes, sugerindo fortemente que estamos a ver duas galáxias em conflito.

“Com dados ricos do ALMA e HST, combinados com análise de dados avançada, poderíamos juntar as peças para mostrar que B14-65666 é um par de galáxias em fusão na era mais antiga do universo”, disse Takuya Hashimoto, autor do estudo, em comunicado. “A deteção de ondas de rádio de três componentes num objeto tão distante demonstra claramente a alta capacidade do ALMA para investigar o Universo distante.”

A equipa estima que as duas galáxias tenham 10% das estrelas encontradas atualmente na Via Láctea. Mas são muito mais ativas, produzindo cem vezes mais estrelas por ano do que a nossa galáxia. Esta é outra característica de uma fusão ativa. Quando as galáxias colidem, gás é comprimido e o sistema experimenta explosões de formação estelar.

Fusões são um passo fundamental na evolução das galáxias. A Via Láctea experimentou várias no passado e experimentará mais no futuro, quando a Andrómeda colidir com ela em alguns milhares de milhões de anos. Para entender melhor como são as galáxias agora, precisamos sw estudar como poderiam ter sido no passado. É por isso que um objeto como B14-65666 é tão importante.

“O nosso próximo passo é procurar nitrogénio, outro elemento químico importante, e até mesmo a molécula de monóxido de carbono”, acrescentou o co-autor Akio Inoue, da Universidade de Waseda. “Em última análise, esperamos entender observacionalmente a circulação e a acumulação de elementos e materiais no contexto da formação e evolução das galáxias.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …