Astrónomos descobrem a mais antiga colisão de galáxias conhecida

National Astronomical Observatory of Japan

Uma equipa internacional de investigadores descobriram o exemplo mais antigo de uma colisão entre duas galáxias. A luz dessa fusão teve de viajar durante 13 mil milhões de anos para chegar até nós, uma vez que foi produzida apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang.

O sistema é conhecido como B14-65666. Os astrónomos usaram o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array) para estudá-lo e detetaram oxigénio, carbono e poeira. Este é o objeto mais antigo em que foram detetados sinais para todos os três. Os resultados são publicados na revista Publications of the Astronomical Society of Japan.

Estes sinais trazem informações complementares sobre a dinâmica e as estruturas de B14-65666. O sistema foi previamente observado usando o Telescópio Espacial Hubble. Foram identificadas duas manchas de estrelas. Os dados do ALMA mostraram que são parte do mesmo sistema, mas movem-se em velocidades diferentes, sugerindo fortemente que estamos a ver duas galáxias em conflito.

“Com dados ricos do ALMA e HST, combinados com análise de dados avançada, poderíamos juntar as peças para mostrar que B14-65666 é um par de galáxias em fusão na era mais antiga do universo”, disse Takuya Hashimoto, autor do estudo, em comunicado. “A deteção de ondas de rádio de três componentes num objeto tão distante demonstra claramente a alta capacidade do ALMA para investigar o Universo distante.”

A equipa estima que as duas galáxias tenham 10% das estrelas encontradas atualmente na Via Láctea. Mas são muito mais ativas, produzindo cem vezes mais estrelas por ano do que a nossa galáxia. Esta é outra característica de uma fusão ativa. Quando as galáxias colidem, gás é comprimido e o sistema experimenta explosões de formação estelar.

Fusões são um passo fundamental na evolução das galáxias. A Via Láctea experimentou várias no passado e experimentará mais no futuro, quando a Andrómeda colidir com ela em alguns milhares de milhões de anos. Para entender melhor como são as galáxias agora, precisamos sw estudar como poderiam ter sido no passado. É por isso que um objeto como B14-65666 é tão importante.

“O nosso próximo passo é procurar nitrogénio, outro elemento químico importante, e até mesmo a molécula de monóxido de carbono”, acrescentou o co-autor Akio Inoue, da Universidade de Waseda. “Em última análise, esperamos entender observacionalmente a circulação e a acumulação de elementos e materiais no contexto da formação e evolução das galáxias.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

SpaceX quer enviar mais 40.000 satélites para o Espaço

Depois de um primeiro lançamento em meados de maio, a Space X pretende agora colocar mais 30.000 pequenos satélites em órbita, revelam documentos apresentados pela empresa de Elon Musk às autoridades de telecomunicações. De acordo …

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …