Astrónoma chilena de 25 anos descobre um novo planeta

Maritza Soto

A astrónoma chilena Maritza Soto diz que não esperava fazer uma descoberta notável tão cedo

A astrónoma chilena Maritza Soto diz que não esperava fazer uma descoberta notável tão cedo

Aos 25 anos de idade, a doutoranda chilena Maritza Soto realizou o sonho de qualquer astrónomo: descobrir um novo planeta, o HD 110014c.

O planeta HD 110014c, que orbita a estrela HD 110014, está a 293 anos-luz da Terra e tem uma massa pelo menos três vezes maior que a de Júpiter.

A descoberta foi publicada na revista científica da Royal Astronomical Society de Londres, após uma investigação de oito meses.

“Normalmente, para descobrir um planeta temos que usar métodos indirectos, porque não é como olhar para o céu e, de repente, reparar numa pequena mudança e, pronto, lá está um planeta”, explica Soto à BBC.

A astrónoma diz que, geralmente, estes planetas são difíceis de se observar, dada a proximidade com a estrela que orbitam.

“Para poder realmente vê-los, têm que ser planetas que sejam muito grandes e que estejam muito longe da estrela, ou seja, é muito difícil”, explica.

“O que fazemos é medir a estrela e ver as mudanças que acontecem quando há um planeta”.

Velocidade radial

Soto empregou o método da velocidade radial, que consiste em medir o movimento da estrela para poder concluir se há algum objecto à sua volta.

Foi assim que Soto e a sua equipa, composta pela astrónoma e por James Jenkins e Matías Jones, investigadores da Universidade do Chile, descobriram o novo planeta – o segundo naquele Sistema Solar.

NASA

A massa do novo planeta é 'no mínimo' três vezes maior do que a de Júpiter (na foto)

A massa do novo planeta é ‘no mínimo’ três vezes maior do que a de Júpiter (na foto)

O planeta tem pelo menos três vezes a massa de Júpiter, mas Soto diz que este é “um valor mínimo”, já que não é possível calcular a massa real.

A jovem estudante destacou que o planeta está muito próximo da estrela que orbita – bem mais próximo que a Terra do Sol.

“É um planeta gasoso gigante que está muito quente, porque está muito perto da sua estrela”, diz Soto.

Sucesso

O planeta, segundo a astrónoma, corre grande risco de ser engolido pelo seu sol, por causa da proximidade e do enorme tamanho da sua estrela vermelha.

Maritza Soto, que desde os 11 anos que já sabia que queria seguir carreira na astronomia, diz que não esperava alcançar um sucesso tão grande tão cedo.

“Sempre estudei astronomia com a ideia de que ‘talvez… alguma vez… pode ser… que encontre algo novo’. Mas nunca pensei que o fosse conseguir tão cedo”, disse.

A jovem astrónoma salienta o facto de actualmente, os cientistas da América Latina poderem partilhar descobertas com astrónomos conhecidos, de países desenvolvidos – muito graças à enorme quantidade de telescópios e observatórios internacionais instalados no Chile.

As montanhas do país, que ganhou a alcunha de ‘olhos do mundo‘, oferecem condições de excelência para a observação dos nossos céus.

B. Tafreshi / ESO

A rede de telescópios ALMA, nos Andes chilenos.  O Chile é chamado de 'olhos do mundo' por concentrar 40% da observação astronômica mundial

A rede de telescópios ALMA, nos Andes chilenos. O Chile é chamado de ‘olhos do mundo’ por concentrar 40% da observação astronómica mundial

O grupo de Soto vai agora continuar a investigar para tentar entender a dinâmica entre o novo planeta e os outros planetas que orbitam o seu sol.

A equipa está também a tentar encontrar novos planetas próximo de outros tipos de estrelas, que não são normalmente muito estudadas.

“Esperamos que isso nos leve a descobertas ainda maiores”, conclui Soto.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …