Astronautas da EEI vão ter uma nova sanita espacial

(cv) Nasa

Nova sanita espacial da NASA

A primeira sanita espacial da NASA é feita de titânico e custou 23 milhões de dólares à agência americana. Melhor adaptada a mulheres, vai ser testada na Estação Espacial Internacional, antes de rumar à Lua.

“Vamos ter uma nova sanita a bordo da Estação Espacial Internacional, que vai ser um bocadinho mais fácil de usar, tanto para os homens como para as mulheres”, disse Jessica Meir, astronauta da NASA que passou recentemente 205 dias a bordo da EEI.

Com menos de 45 quilogramas e apenas 71 centímetros de altura – o seu tamanho é mais reduzido para caber na nave Orion, que levará astronautas à Lua daqui a alguns anos – a nova sanita espacial está neste momento num navio de carga, pronta para descolar em direção à EEI na próxima quinta-feira.

Como acontecia nas sanitas antigas, esta usará sucção de ar para remover os resíduos e a urina recolhida será encaminhada para o sistema de reciclagem da NASA para ser transformada em água potável. A agência espacial norte-americana escolheu usar titânio exatamente por ser um material resistente ao ácido usado no pré-tratamento da urina.

Meir explicou, num vídeo publicado nas redes sociais da NASA, que os astronautas usam “uma espécie de sistema de aspiração” nas sanitas da EEI. “Ligamos uma grande ventoinha que puxa tudo para baixo e para dentro da sanita. Além disso, há um longo funil que usamos para recolher a urina”, disse a astronauta.

“Obviamente, há algumas diferenças anatómicas entre homens e mulheres, e as versões anteriores não tinham tudo isso em conta”, contou Meir. Por esse motivo, a NASA decidiu inclinar o assento e torná-lo mais elevado para ajudar os astronautas a posicionar-se melhor, explicou Melissa McKinley, gerente de projeto do Johnson Space Center.

McKinley acrescentou que, além destas alterações na ergonomia, os funis coletores de urina também foram repensados, sendo possível para os astronautas urinar enquanto estão sentados na sanita – o que, até agora, não era possível.

Limpar a porcaria é um grande problema. Não queremos nenhum erro nem fuga”, disse a gerente do projeto. E Jessica Meir acrescentou: “Não queremos ter tudo a flutuar por todo o lado.

Ir à casa de banho no espaço pode parecer uma tarefa fácil de realizar, mas “às vezes as coisas simples tornam-se muito difíceis” sem gravidade, disse Mike Hopkins, astronauta da NASA e comandante da segunda tripulação SpaceX, citado pelo The Guardian.

“No início, a adaptação foi muito interessante porque o corpo sente as coisas de forma diferente sem gravidade. Tudo, incluindo os nossos órgãos, fica a flutuar e os sensores de pressão – que nos transmitem a sensação de ir ao quarto de banho – precisam de algum tempo para se adaptar ao Espaço”, disse Meir.

Os astronautas residentes da EEI irão testar o novo “quarto de banho” durante alguns meses e, se a adaptação correr bem, esta passará a ser usada regularmente. “Podemos continuar a testar e a melhorar estas tecnologias que serão usadas futuramente na nave Orion, quando os astronautas voltarem à Lua”, rematou Meir.

STS, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …