Asteróide “sorrateiro” pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

State Farm / Wikimedia

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65 mil quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto num século.

Mais alarmante do que o sobrevoo em si, foi o quanto o asteróide apanhou a NASA de surpresa. “Este apareceu na nossa frente“, escreveu um especialista da NASA num e-mail interno, de acordo com documentos internos da agência obtidos pelo BuzzFeed.

O asteróide, que recebeu o nome de 2019 OK – como para tranquilizar os astrónomos – passou de forma quase imperceptível no espaço, passando, a 88 mil quilómetros por hora, a apenas um quinto da distância da Terra à Lua.

“Se 2019 OK tivesse entrado na atmosfera terrestre, a onda de explosão poderia ter causado devastação localizada numa área de aproximadamente 80 quilómetros de diâmetro”, de acordo com um comunicado de imprensa enviado pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA quando finalmente notaram a rocha gigante a passar pelo nosso planeta.

Apesar de a NASA notar que o asteróide não era um perigo para a Terra, o que é posto em cima da mesa é o facto de não ter sido detetado com maior antecedência.

“Este objeto deslizou por toda uma série das nossas redes de captura”, escreveu Paul Chodas, do JPL, num e-mail obtido pelo BuzzFeed dois dias após o asteróide passar, observando que era uma pequena rocha espacial “sorrateira”.

Embora a NASA tenha desculpas por não ter percebido que a rocha espacial vinha a caminho, este não é um grande começo para o Departamento de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO), cujo objetivo era “encontrar e caracterizar asteróides e cometas que passam perto da órbita da Terra ao redor do sol”.

Em 2005, os legisladores ordenaram que a agência espacial norte-americana detectasse 90% dos asteróides perigosos, mas não financiaram telescópios e naves espaciais suficientemente grandes para fazer esse trabalho, segundo concluíram as Academias Nacionais de Ciências dos EUA num relatório de junho.

ZAP //

PARTILHAR

40 COMENTÁRIOS

  1. Quantos quilómetros? presumo que sejam 650 mil e 75. Haverá que mudar o ponto um lugar para a frente senão deixa de ter sentido.

  2. Sem sentido mesmo, se passou 5 vezes a distância da lua na terra- levando em conta que a distância da lua até terra é 384,400 quilômetros-
    Se o texto acima for na verdade 650 mil, então não passou nem 2 vezes a distância da terra na Lua.

  3. É mesmo 65.000km, o resto dos digitos é que não sei!
    Sendo 8x mais próximo que a lua, cuja distância é de 384.400km só pode ser isso.

    • Podia passar até dentro da atmosfera, digamos 20km, tangencial e com velocidade de escape suficiente, mesmo desacelerando na atmosfera ele voltaria pro espaço sem causar estragos. Claro se aguentasse a temperatura sem explodir.
      Agora se um asteróide estiver com sua trajetória passando “por dentro” da terra, ai estaremos todos mortos.

      • Se sua terra e plana o alvo se torna bem maior e mais fácil de ser atingido por um um asteroide.
        Agora basta olhar para o céu e observar que o ponto acima da sua cabeça parece estar mais alto e o seu horizonte mais próximo. O que te dar uma imagem de uma cúpula. Se a terra fosse plana não teria uma atmosfera arredondada.
        outro coisas que as agências espaciais não podem omitir de qualquer umnfe nós que todos os astros observáveis são redondos.
        Sabe mais de uma coisa o Brasil não ser a campeão mundial com Neymar jogando na seleção; e nem Neymar ser a melhor do mundo.
        Façam suas apostas

  4. A NASA poderá andar distraída, mas os Extraterrestres, não…
    Os nossos protetores tinham tudo controlado e certamente sabiam que não corríamos qualquer risco…
    Assinado: Maria da Maia

  5. Sabem se foi visto a partir de Portugal? Porque eu por essa altura pareceu-me ver uma estrela cadente extraordinariamente grande cruzar a atmosfera durante um período um pouco maior que o costume e depois explodir em bocados. Foi sobre Lisboa.

  6. Para o caso dos dinossauros, talvez tenha sido preciso recorrer ao princípio: “Para grandes males, grandes remédios”.
    Do mesmo modo que para haver a extinção em massa dos gigantes (alguns descendentes dos Nephilins, que degeneraram e consumiam rapidamente os recursos alimentares da época) foi preciso recorrer a um grande Dilúvio, talvez a solução encontrada para a extinção em massa dos “dinos” tenha sido o choque do tal asteroide.
    É natural que, na época do seu apogeu, os dinossauros estivessem a esgotar os recursos alimentares do Planeta, ao ponto extremo de alguns se terem tornado carnívoros e até “canibais”.
    Sobre o Dilúvio, há documentação escrita; sobre a extinção dos dinos, apenas há os registos geológicos + as nossas suposições ou imaginação. Se foi permitido o empacto, é porque era preciso acontecer.
    Se algum dia forem encontrados registos escritos, então ficaremos a saber, ao certo, o que aconteceu.
    Já foram encontrados fósseis de marcas de pegadas de bota ao lado de pegadas de dinossauros. Alguém andou por cá, no tempo dos dinos….
    https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=pegada+de+bota+da+%C3%A9poca+dos+dinossaruos
    Assinado: Maria da Maia

  7. Ao gado descrente, sim a terra e plana, pesquisem, um exemplo: August piccard, comandante Bird entre outros, os próprios astronautas admitindo não terem como ir a lua e nem sair do domo, a Nasa e uma farça que os americanos sustentam há anos, os verdadeiros governantes deste mundo comandam o que você pensa e acha que sabem. Sem delongas, paz a todos.

  8. Poxa, conseguem enxergar um asteroide a esta distancia… mas nao consegue ver o módulo lunar aqui pertinha na lua…sera que eles foram la mesmo.

  9. Nem meu quintal é plano. Kkk
    Somos bactérias no universo,somos pequenos,estamos engatinhando. Não conseguimos nem jogar o lixo no lixo quanto mais tentarmos entender a porcaria do universo.

  10. Nem meu quintal é plano. Kkk
    Somos bactérias no universo,somos pequenos,estamos engatinhando. Não conseguimos nem jogar o lixo no lixo quanto mais tentarmos entender a porcaria do universo..

  11. Pq a Nada mente tanto, nunca mostram uma prova concreta, nenhuma foto, nenhum vídeo desse tá meteoro passando pela Terra !!!
    Nada nunca mais me enganar, tem gente que acredita, tudo bem, não estou pra criticar ninguém, só não acredito na Nada e nenhuma delas !!!

RESPONDER

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …