Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana.

O asteróide, designado como 2019 EA2, foi visto pela primeira vez em 9 de março de 2019, revela o Centro da NASA na sua página oficial.

Segundo calcularam os cientistas, a aproximação mais próxima ao nosso planeta ocorrerá no dia 22 de março, quando o corpo celeste passará a uma distância de 306.171 quilómetros da Terra, ou seja, estará mais próximo da órbita da Lua.

Estimativas preliminares revelam que o tamanho do asteróide estará entre 18 a 40 metros. De acordo com as observações, a velocidade do asteróide em relação à Terra é bastante reduzida: são “apenas” 5,37 quilómetros por segundo.

Especialistas da agência espacial norte-americana apontam que esta será a abordagem mais próxima do asteróide 2019 EA2 à Terra em 112 anos. A próxima aproximação está ao nosso planeta está “marcada” para março de 2131.

O diretor científico do Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências, Boris Shustov, considerou que o asteróide 2019 EA2 é algo “comum” para os astrónomos profissionais, segundo revelou a RIA Novosti.”Para nós, não é um evento [excecional], mas antes um fenómeno comum”, disse o cientista.

“Corpos com 10 a 60 metros de tamanho voam mais perto [da Terra] do que a órbita da Lua vezes vezes por ano, são corpos grandes, e os menores voam com mais frequência (…) Se tivesse voado 20.000 quilómetros, seria interessante”, rematou Shustov.

ZAP ZAP // Russia Today

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À distância que ele está da Terra na foto vamos ter que baixar a cabeça para não irmos esbarrar ao hospital com a cabeça partida por um calhau.

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …