/

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

1

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana.

O asteróide, designado como 2019 EA2, foi visto pela primeira vez em 9 de março de 2019, revela o Centro da NASA na sua página oficial.

Segundo calcularam os cientistas, a aproximação mais próxima ao nosso planeta ocorrerá no dia 22 de março, quando o corpo celeste passará a uma distância de 306.171 quilómetros da Terra, ou seja, estará mais próximo da órbita da Lua.

Estimativas preliminares revelam que o tamanho do asteróide estará entre 18 a 40 metros. De acordo com as observações, a velocidade do asteróide em relação à Terra é bastante reduzida: são “apenas” 5,37 quilómetros por segundo.

Especialistas da agência espacial norte-americana apontam que esta será a abordagem mais próxima do asteróide 2019 EA2 à Terra em 112 anos. A próxima aproximação está ao nosso planeta está “marcada” para março de 2131.

O diretor científico do Instituto de Astronomia da Academia Russa de Ciências, Boris Shustov, considerou que o asteróide 2019 EA2 é algo “comum” para os astrónomos profissionais, segundo revelou a RIA Novosti.”Para nós, não é um evento [excecional], mas antes um fenómeno comum”, disse o cientista.

“Corpos com 10 a 60 metros de tamanho voam mais perto [da Terra] do que a órbita da Lua vezes vezes por ano, são corpos grandes, e os menores voam com mais frequência (…) Se tivesse voado 20.000 quilómetros, seria interessante”, rematou Shustov.

1 Comment

  1. À distância que ele está da Terra na foto vamos ter que baixar a cabeça para não irmos esbarrar ao hospital com a cabeça partida por um calhau.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.