/

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

5

Um asteróide com sua própria “lua” potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999.

Segundo o portal Cnet, trata-se de um sistema binário composto por dois asteróides – o maior tem 1,5 quilómetros de diâmetro e é orbitado por um satélite com 0,5 quilómetros. O sistema é conhecido pela Ciência como (66391) 1999 KW4.

Quando chegar ao seu ponto mais próximo da Terra, o corpo celeste passará para 13,5 das distâncias lunares do nosso planeta, isto é, para 5.182.015 quilómetros, com uma velocidade de 77.446 quilómetros por hora. Também atingirá o seu nível máximo de luminosidade, estimada em magnitude 12,5.

Quando isso acontecer, o objeto será observado por dezenas de telescópios que colaboram com a Rede Internacional de Alerta de Asteróides (IAWN), utilizando as mais variadas técnicas de observação e comprimentos de onda, detalha a Agência Espacial Europeia (ESA).

Dessa maneira, os astrónomos terão a oportunidade de testar a capacidade dos seus respetivos observatórios de recolher uma grande quantidade de informações sobre potenciais corpos celestes que no futuro possam aproximar-se inesperadamente de distâncias perigosas da Terra.

A ESA publicou uma animação do (66391) 1999 KW4 com base em imagens do asteróide obtido a 9 de maio por um observatório localizado na Ilha da Reunião no Oceano Índico.

O Observatório de Las Cumbres descreve o asteróide principal no sistema como “ligeiramente achatado nos pólos e com uma crista montanhosa em redor do equador, que percorre todo o asteróide. Essa crista dá ao primário uma aparência semelhante a uma noz.”

O asteróide 1999 KW4 foi descoberto em 1999 pelo LINEAR, que procurava asteróides próximos à Terra, e é considerado um dos maiores asteróides a orbitar o nosso planeta.

ZAP //

5 Comments

  1. Talvez estivesse aí a melhor oportunidade de fazer rastreamento de asteróides com nossas tecnologias. Ao invés de tentar pousar em um a bilhões de distância, porque não tentar pousar no mais próximos e passar a acompanhar sua trajetória em nosso sistema?!

  2. Estranho… Toda semana a mídia aparece com NOTÍCIA de asteróide….é como se escondessem algo muito grave e para evitar pânico quisessem nos preparar para algo muito trágico ….

  3. Desde 1960 que o sistema de rastreamento de asteroides foi imensamente melhorado e as noticias são mais divulgadas. Todos sabemos que se um grande asteroide acertar na Terra será grave, mas ninguém está a preparar nada para evitar pânico. Como ?.
    Nada poderemos fazer realmente contra um objecto a 77.000 km/h.
    Há vários asteroides que acertaram na Terra no passado embora a nossa atmosfera sirva de escudo.

  4. É nada mais do a riqueza e informações bombando a cada segundo,na palma da nossas mãos se é verdade ou não deve se investigar ou simplesmente se ignora, use seu bom senso,não faça disso uma coisa ” radical”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.