Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria “lua” potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999.

Segundo o portal Cnet, trata-se de um sistema binário composto por dois asteróides – o maior tem 1,5 quilómetros de diâmetro e é orbitado por um satélite com 0,5 quilómetros. O sistema é conhecido pela Ciência como (66391) 1999 KW4.

Quando chegar ao seu ponto mais próximo da Terra, o corpo celeste passará para 13,5 das distâncias lunares do nosso planeta, isto é, para 5.182.015 quilómetros, com uma velocidade de 77.446 quilómetros por hora. Também atingirá o seu nível máximo de luminosidade, estimada em magnitude 12,5.

Quando isso acontecer, o objeto será observado por dezenas de telescópios que colaboram com a Rede Internacional de Alerta de Asteróides (IAWN), utilizando as mais variadas técnicas de observação e comprimentos de onda, detalha a Agência Espacial Europeia (ESA).

Dessa maneira, os astrónomos terão a oportunidade de testar a capacidade dos seus respetivos observatórios de recolher uma grande quantidade de informações sobre potenciais corpos celestes que no futuro possam aproximar-se inesperadamente de distâncias perigosas da Terra.

A ESA publicou uma animação do (66391) 1999 KW4 com base em imagens do asteróide obtido a 9 de maio por um observatório localizado na Ilha da Reunião no Oceano Índico.

O Observatório de Las Cumbres descreve o asteróide principal no sistema como “ligeiramente achatado nos pólos e com uma crista montanhosa em redor do equador, que percorre todo o asteróide. Essa crista dá ao primário uma aparência semelhante a uma noz.”

O asteróide 1999 KW4 foi descoberto em 1999 pelo LINEAR, que procurava asteróides próximos à Terra, e é considerado um dos maiores asteróides a orbitar o nosso planeta.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Talvez estivesse aí a melhor oportunidade de fazer rastreamento de asteróides com nossas tecnologias. Ao invés de tentar pousar em um a bilhões de distância, porque não tentar pousar no mais próximos e passar a acompanhar sua trajetória em nosso sistema?!

  2. Estranho… Toda semana a mídia aparece com NOTÍCIA de asteróide….é como se escondessem algo muito grave e para evitar pânico quisessem nos preparar para algo muito trágico ….

  3. Desde 1960 que o sistema de rastreamento de asteroides foi imensamente melhorado e as noticias são mais divulgadas. Todos sabemos que se um grande asteroide acertar na Terra será grave, mas ninguém está a preparar nada para evitar pânico. Como ?.
    Nada poderemos fazer realmente contra um objecto a 77.000 km/h.
    Há vários asteroides que acertaram na Terra no passado embora a nossa atmosfera sirva de escudo.

  4. É nada mais do a riqueza e informações bombando a cada segundo,na palma da nossas mãos se é verdade ou não deve se investigar ou simplesmente se ignora, use seu bom senso,não faça disso uma coisa ” radical”

RESPONDER

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto pode dar 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …

EUA com pior recorde mundial diário de mortes. 10 milhões perderam o emprego

Os Estados Unidos registaram, esta quinta-feira, 1169 mortes em 24 horas causadas pela covid-19, o pior recorde mundial diário, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins. O número recorde de mortes em 24 horas …

Real Madrid sonda Maximiano. Sporting quer blindá-lo com cláusula de 60 milhões

O Real Madrid está atento a Luís Maximiano, o guarda-redes de 21 anos do Sporting. Os 'leões' querem blindar o jogador com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Real Madrid está interessado …

Lares britânicos recomendam idosos a assinar cláusula de "não-reanimação"

Lares britânicos recomendaram aos mais velhos que assinassem uma cláusula de "não-reanimação" para que as camas dos hospitais não fossem ocupadas por pessoas com uma menor probabilidade de sobreviver. No Reino Unido, surgem denúncias de que …

Costa admite segunda onda de covid-19. E dá 4 de maio como limite para normalizar ensino

Esta sexta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, o primeiro-ministro disse que não é altura de se "baixar a guarda" e assegurou que a decisão mais difícil é a da reabertura das escolas. Para vencer esta batalha …

Encontradas centenas de garrafas de cerveja tóxica da era vitoriana

Mais de 600 garrafas de cerveja com cerca de 140 anos foram encontradas no Reino Unido. Muitas ainda continham cerveja, que estava contaminada com elevados níveis de chumbo. Uma equipa de arqueólogos encontrou mais de 600 …