Um asteróide gigante e “potencialmente perigoso” passa perto da Terra esta quinta-feira

1

A rota do asteróide gigante vai continuar a ser acompanhada pelos astrónomos devido à sua proximidade com a Terra. Espera-se que o 418135 (2008 AG33) volte a passar perto do nosso planeta em 2029.

Um asteróide gigante com o dobro do tamanho do Empire State Building e “potencialmente perigoso” vai passar perto da Terra esta quinta-feira, de acordo com a NASA.

Apelidado 418135 (2008 AG33), o asteróide tem um diâmetro estimado entre 350 e 780 metros e vai entrar na órbita da Terra com uma velocidade de 37 400 quilómetros por hora. Felizmente, podemos respirar de alívio, já que se espera que o asteróide passe sem qualquer risco de impacto. Ufa.

Mesmo assim, a NASA considera que qualquer objecto que passe num raio de 193 milhões de quilómetros de distância da Terra é um “near-Earth object” e também classifica objectos que passem a alta velocidade num raio de 7,5 milhões de quilómetros como “potencialmente perigosos”.

Neste caso, no ponto da sua trajectória mais próximo da Terra, o asteróide vai a apenas 3,2 milhões de quilómetros do nosso planeta, a uma velocidade 30 vezes mais rápida do que a velocidade do som.

Isto pode parecer longe, mas em termos cósmicos, é quase como um raspão. Como termo de comparação, há 384 mil quilómetros de distância entre a Terra e a Lua — ou seja, o asteróide vai passar a uma distância que é cerca de oito vezes maior do que uma viagem até ao nosso satélite natural.

Por ser “potencialmente periogoso”, os astrónomos vão acompanhar de perto a rota do asteróide para perceberem se há alguma mudança brusca que o desvie de forma a poder colidir com a Terra.

O asteróide em causa foi inicialmente descoberto em Janeiro de 2008 e já passou perto da Terra a 1 de Março de 2015. Estima-se que o 418135 (2008 AG33) nos acene de lá de cima a cada sete anos, com a próxima passagem prevista para 25 de Maio de 2029.

Se alguma vez um destes nossos amigos cósmicos nos quiser ver de mais de perto e entre numa rota de colisão com a Terra, os nossos cientistas já devem estar preparados para nos proteger.

A NASA já lançou uma nave espacial como parte da sua missão dedicada à redirecção de asteróides e a China também tem um plano para defender o planeta de um possível choque com o asteróide Bennu.

Adriana Peixoto, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.