A China tem um plano para proteger a Terra de um “Armageddon” na vida real

Cientistas chineses estão a trabalhar num plano para proteger a Terra de um asteróide que se está a dirigir para o planeta – e não envolve enviar Bruce Willis para o Espaço.

A colisão com um asteróide é muitas vezes apontada como uma possível causa para o fim da vida na Terra, mas a China tem um plano para nos salvar. O alvo é o asteróide Bennu, de 77,5 milhões de toneladas, que se prevê que passe a 7,5 milhões de quilómetros da órbita da Terra entre 2175 e 2199.

Apesar da probabilidade do Bennu colidir com a Terra ser de apenas 1 em 2700, o tamanho do asteróide tornaria uma possível colisão catastrófica, com um energia cinética estimada de 1200 megatoneladas, cerca 80 mil vezes mais do que a bomba atómica de Hiroshima.



O plano foi explicado num estudo que vai ser publicado na edição de novembro da revista científica Icarius e envolve disparar ao mesmo tempo 23 foguetes de Longa Marcha-5, cada um com um peso de 900 toneladas, contra o asteróide. As previsões apontam para que isto desviasse o Bennu cerca de 9000 quilómetros da Terra.

“O impacto com um asteróide é uma grande ameaça para toda a vida na Terra. Desviar um asteróide numa trajetória de impacto é essencial para reduzir esta ameaça. O impactador cinético continua a ser o método de desvio mais viável. No entanto, devido às restrições na capacidade de lançamento, um impactador com uma massa limitada pode apenas mudar minimamente a velocidade de um asteróide”, pode ler-se no estudo.

Para melhorar a eficiência do desvio do impactador, os cientistas propõem criar um Assembled Kinetic Impactor (AKI), que “combine a nave espacial com o veículo de lançamento superior” e acrescentar propulsores de manobra aos foguetes.

A estratégia proposta pode ser mais eficaz em contraste com outros métodos, como bombardear os asteróides, que levaria a que pedaços mais pequenos entrassem na atmosfera da Terra na mesma, escreve o Interesting Engeneering.

De momento, não existe nenhum asteróide em rota de colisão com a Terra, mas é sempre tranquilizador saber que já há quem se preocupe em proteger o planeta contra possíveis ameaças futuras.

AP, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. muito perigoso esses asteroide a CHINA como uma nação em plena qualidade em tudo em liderar o mundo esta demostrando o seu poderio e preocupação com os povos mundiais. obrigado CHINA

    • O que é assustador é a quantidade de assalariados que a China tem pelo mundo fora a colocar comentários a tentar limpar e/ou melhorar a sua imagem aos olhos dos ocidentais. Será que é para facilitar a futura assimilação? Medo, muito medo.

  2. Eu penso que eles terão outra perspetiva em relação a nos evitar morrer com a colisão de um astroide, com um vírus ainda mais eficaz do que o atual e o assunto ficará resolvido!

  3. Ainda vai ser é a China a provocar o Armageddon… A sua tecnologia não é minimamente de confiança! Agora começaram a enviar mais sucata para voltar a construir uma estação espacial, a outra mergulhou no planeta… Perdem o controlo dos vaivém… Esqueçam! Deixe-se estar quietinhos e aproveitem a visão em 16×9!!!

    Deveria haver uma lei espacial muito rígida para controlar tudo o que é colocado mo espaço, incluindo os satélite ou os carros do Elon Musk!

  4. Um bom plano para proteger a Terra de um Armageddon é não deixar a China ir para o espaço…. Já era uma grande ajuda!

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …