Asteróide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteróide de grandes dimensões passou este fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrónomos, que só se aperceberam do corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteróides gigantes – ou como este, “apenas” do tamanho de um armazém – estão a ganhar o mau hábito de nos aparecer de surpresa. Foi o caso do 2018 GE3, que este fim-de-semana nos visitou sem se fazer anunciar, e que basicamente escapou à apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteróides potencialmente perigosos”.

O asteróide foi descoberto este sábado pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrónomo amador austríaco Michael Jäger registou a trajectória do objeto a passar pelas constelações do sul de Serprens.

“O 2018 GE3 é o maior asteróide conhecido a passar tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz reflectida no 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “Este asteróide é 3.6 vezes maior do que o que o famoso asteróide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2000 km2 de floresta na Sibéria.

Se o asteróide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse desintegrar-se na atmosfera antes mesmo de atingir o nosso planeta.

Não há no entanto a certeza de que consequências poderia ter o impacto do asteróide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local o iria fazer, uma vez que que mapear as trajectórias de impacto dos objectos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objectos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajectória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects, ou NEOs.

Até agora a agência espacial norte americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17.000 NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OE. Costa promete salário mínimo em 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …