Asteróide gigante passou (de surpresa) entre a Lua e a Terra

Com um aviso de apenas algumas horas de antecedência, um asteróide de grandes dimensões passou este fim de semana entre a Terra e a Lua – surpreendendo os astrónomos, que só se aperceberam do corpo celeste momentos antes da aproximação.

Os asteróides gigantes – ou como este, “apenas” do tamanho de um armazém – estão a ganhar o mau hábito de nos aparecer de surpresa. Foi o caso do 2018 GE3, que este fim-de-semana nos visitou sem se fazer anunciar, e que basicamente escapou à apertada vigilância que a NASA tenta manter sobre os “asteróides potencialmente perigosos”.

O asteróide foi descoberto este sábado pelo Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona. O corpo celeste sobrevoou a órbita da Lua poucas horas depois de descoberto. O astrónomo amador austríaco Michael Jäger registou a trajectória do objeto a passar pelas constelações do sul de Serprens.

“O 2018 GE3 é o maior asteróide conhecido a passar tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, citado pelo space.com.

“A intensidade da luz reflectida no 2018 GE3 indica que o corpo teria de 48 a 110 metros de largura”, disse Jäger. “Este asteróide é 3.6 vezes maior do que o que o famoso asteróide de Tunguska, que em 1908 arrasou 2000 km2 de floresta na Sibéria.

Se o asteróide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o 2018 GE3 pudesse desintegrar-se na atmosfera antes mesmo de atingir o nosso planeta.

Não há no entanto a certeza de que consequências poderia ter o impacto do asteróide no nosso planeta, nem forma de antecipar em que local o iria fazer, uma vez que que mapear as trajectórias de impacto dos objectos que caem na Terra é notoriamente difícil.

Há alguns anos, o Congresso dos Estados Unidos encarregou a NASA de identificar e vigiar todos os objectos celestes com mais de 140 metros de largura que, num futuro mais ou menos longínquo, pudessem ter uma trajectória de colisão com a Terra – os chamados Near Earth Objects, ou NEOs.

Até agora a agência espacial norte americana identificou e mantém sob vigilância mais de 17.000 NEOs – aos quais se junta agora o 2018 GE3, que aparentemente tinha escapado.

PARTILHAR

RESPONDER

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …

Estado distribui agendas com castelhano como língua principal

O Estado português distribuiu agendas nas quais o "castelhano é a língua dominante" aos altos quadros da administração pública, revelou Luís Marques Mendes neste domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC.  "Será que …

Marcelo "totalmente alheio" ao envolvimento da namorada na queda do BES

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a notícia sobre as eventuais responsabilidades da namorada Rita Amaral Cabral na queda do BES, no âmbito das funções que exerceu no Banco. "Sou totalmente alheio", garante o Presidente da …