Asteroide de 5km vai passar a rasar a Terra antes do Natal

Um asteróide com cerca de 5km de extensão vai passar “de raspão” na Terra no dia 16 de dezembro. A NASA destaca que não há motivo para pânico.

O asteróide 3200 Phaeton vai passar a cerca de 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo o IFLScience, à escala astronómica, a distância é um “fio de cabelo”, apenas 26 vezes maior que a distância entre a Terra e a Lua.

De acordo com a NASA, não há motivo para alarme, dado que é extremamente improvável que a passagem do Phaeton cause qualquer tipo de dano ao planeta Terra.

Os cientistas estão convencidos de que o asteróide Phaeton é o responsável pela chuva de meteoros das Geminíadas, observada todos os anos nos dias 13 e 14 de dezembro.

Apesar de a órbita do Phaeton ser muito semelhante à dos meteoros das Geminíadas, as chuvas de meteoros são provocadas, geralmente, por cometas – o que não é o caso de Phaeton. A hipótese é de que o Phaeton esteja literalmente a partir-se aos poucos, fazendo com que apresente uma atividade muito idêntica à dos cometas.

A passagem do asteróide vai permitir observações precisas a partir dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e Goldstone, na Califórnia. A agência especial afirma, em comunicado, que “as imagens serão excelentes para obter um modelo detalhado em 3D”.

A aparição deste ano será a mais próxima da Terra desde a descoberta do Phaeton, diz a NASA. A última passagem próxima da Terra ocorreu em 2007.

De acordo com os cálculos da NASA, o asteróide Phaeton irá voltar a aproximar-se da Terra em 2050 e, a 14 de dezembro de 2093, passará apenas a 1,9 milhões de quilómetros do nosso planeta – o que não significa, porém, que seremos atingidos, garante a NASA.

Devido à sua trajetória, o asteróide é classificado pelos astrónomos como o terceiro maior Asteróide Possivelmente Danoso (PHA) identificado. Os outros dois são o asteróide 53319 1999 JM8, com cerca de 7 km de extensão, e o 4183 Cuno, cerca de 5,6 km.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A notícia tem um erro técnico. O asteróide vai passar a 10 milhões de km. A Lua está a 365.000 Km. Portanto não vai passar 26 vezes mais perto!

      • Mesmo assim ainda não está bem.
        Ora vejam:
        “(…) 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo a BBC, a distância pode parecer grande, mas é 26 vezes mais pequena do que a distância do nosso planeta até à lua. (…)”

    • Meu caro (minha cara), sinceramente… ciência é ciência, e exactidão jornalística é exactidão jornalística. Nada mais do que isso. Quando eu me engano agradeço a quem me possa alertar para o facto.

    • Então, Intelectual: Estamos no Brasil e não em Portugal, dito isso, o termo correto seria “fato”. De nada.

      • mas caro amigo, este site é escrito em Português de Portugal pois é de Portugal…portanto, não venham praqui meter nojo! afff, era o q mais faltava, brazucas funkeiros q mal sabem o abecedário a reclamar das coisas…

      • Ó cara que escreve errado…, se pensasse um pouquinho não escreveria o que escreveu. Se o Intelectual estiver a chamar a atenção de um português, fez muito bem em escrever “facto”, uma vez que em Português é assim que se escreve.

      • Se eu viesse de fato ainda conseguia responder de melhor forma, mas, como venho de terno ou seja, num fato de três pernas nas calças, fico sem resposta perante um português importado e, alterado, pelos escravos vindos de áfrica e que foram colonizar o Brasil. Para os negros que chegaram naquela época, é bastante natural terem adulterado o português correcto.

        • Caro Salmão, não foram os negros que adulteraram o Português. Foram e continuam a ser os brasileiros das últimas gerações, pois até os seus antepassados escreviam e falavam bem a Língua Lusa. O sotaque era diferente, mas não perturbava. Agora é o que se vê. Claro que eles têm o direito de falarem como querem. Até podem criarem uma nova língua – o Brasileiro -, mas não têm o direito de desrespeitarem a Língua de Camões, a Língua de Portugal.
          Infelizmente, também por cá temos os assassinos da Língua, inventando “acordos”, amparados pela política de analfabetos.

  2. Agora eu percebo pq no Brasil existem tantas piadas com portugueses…Olha o nome que eu estou utilizando e mesmo assim vocês levam a sério, pqp KKKKKKKKKKKKKK

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …