Asteroide de 5km vai passar a rasar a Terra antes do Natal

Um asteróide com cerca de 5km de extensão vai passar “de raspão” na Terra no dia 16 de dezembro. A NASA destaca que não há motivo para pânico.

O asteróide 3200 Phaeton vai passar a cerca de 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo o IFLScience, à escala astronómica, a distância é um “fio de cabelo”, apenas 26 vezes maior que a distância entre a Terra e a Lua.

De acordo com a NASA, não há motivo para alarme, dado que é extremamente improvável que a passagem do Phaeton cause qualquer tipo de dano ao planeta Terra.

Os cientistas estão convencidos de que o asteróide Phaeton é o responsável pela chuva de meteoros das Geminíadas, observada todos os anos nos dias 13 e 14 de dezembro. 

Apesar de a órbita do Phaeton ser muito semelhante à dos meteoros das Geminíadas, as chuvas de meteoros são provocadas, geralmente, por cometas – o que não é o caso de Phaeton. A hipótese é de que o Phaeton esteja literalmente a partir-se aos poucos, fazendo com que apresente uma atividade muito idêntica à dos cometas.

A passagem do asteróide vai permitir observações precisas a partir dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e Goldstone, na Califórnia. A agência especial afirma, em comunicado, que “as imagens serão excelentes para obter um modelo detalhado em 3D”.

A aparição deste ano será a mais próxima da Terra desde a descoberta do Phaeton, diz a NASA. A última passagem próxima da Terra ocorreu em 2007.

De acordo com os cálculos da NASA, o asteróide Phaeton irá voltar a aproximar-se da Terra em 2050 e, a 14 de dezembro de 2093, passará apenas a 1,9 milhões de quilómetros do nosso planeta – o que não significa, porém, que seremos atingidos, garante a NASA.

Devido à sua trajetória, o asteróide é classificado pelos astrónomos como o terceiro maior Asteróide Possivelmente Danoso (PHA) identificado. Os outros dois são o asteróide 53319 1999 JM8, com cerca de 7 km de extensão, e o 4183 Cuno, cerca de 5,6 km.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A notícia tem um erro técnico. O asteróide vai passar a 10 milhões de km. A Lua está a 365.000 Km. Portanto não vai passar 26 vezes mais perto!

      • Mesmo assim ainda não está bem.
        Ora vejam:
        “(…) 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo a BBC, a distância pode parecer grande, mas é 26 vezes mais pequena do que a distância do nosso planeta até à lua. (…)”

    • Meu caro (minha cara), sinceramente… ciência é ciência, e exactidão jornalística é exactidão jornalística. Nada mais do que isso. Quando eu me engano agradeço a quem me possa alertar para o facto.

    • Então, Intelectual: Estamos no Brasil e não em Portugal, dito isso, o termo correto seria “fato”. De nada.

      • mas caro amigo, este site é escrito em Português de Portugal pois é de Portugal…portanto, não venham praqui meter nojo! afff, era o q mais faltava, brazucas funkeiros q mal sabem o abecedário a reclamar das coisas…

      • Ó cara que escreve errado…, se pensasse um pouquinho não escreveria o que escreveu. Se o Intelectual estiver a chamar a atenção de um português, fez muito bem em escrever “facto”, uma vez que em Português é assim que se escreve.

      • Se eu viesse de fato ainda conseguia responder de melhor forma, mas, como venho de terno ou seja, num fato de três pernas nas calças, fico sem resposta perante um português importado e, alterado, pelos escravos vindos de áfrica e que foram colonizar o Brasil. Para os negros que chegaram naquela época, é bastante natural terem adulterado o português correcto.

        • Caro Salmão, não foram os negros que adulteraram o Português. Foram e continuam a ser os brasileiros das últimas gerações, pois até os seus antepassados escreviam e falavam bem a Língua Lusa. O sotaque era diferente, mas não perturbava. Agora é o que se vê. Claro que eles têm o direito de falarem como querem. Até podem criarem uma nova língua – o Brasileiro -, mas não têm o direito de desrespeitarem a Língua de Camões, a Língua de Portugal.
          Infelizmente, também por cá temos os assassinos da Língua, inventando “acordos”, amparados pela política de analfabetos.

  2. Agora eu percebo pq no Brasil existem tantas piadas com portugueses…Olha o nome que eu estou utilizando e mesmo assim vocês levam a sério, pqp KKKKKKKKKKKKKK

RESPONDER

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …