Asteroide de 5km vai passar a rasar a Terra antes do Natal

Um asteróide com cerca de 5km de extensão vai passar “de raspão” na Terra no dia 16 de dezembro. A NASA destaca que não há motivo para pânico.

O asteróide 3200 Phaeton vai passar a cerca de 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo o IFLScience, à escala astronómica, a distância é um “fio de cabelo”, apenas 26 vezes maior que a distância entre a Terra e a Lua.

De acordo com a NASA, não há motivo para alarme, dado que é extremamente improvável que a passagem do Phaeton cause qualquer tipo de dano ao planeta Terra.

Os cientistas estão convencidos de que o asteróide Phaeton é o responsável pela chuva de meteoros das Geminíadas, observada todos os anos nos dias 13 e 14 de dezembro. 

Apesar de a órbita do Phaeton ser muito semelhante à dos meteoros das Geminíadas, as chuvas de meteoros são provocadas, geralmente, por cometas – o que não é o caso de Phaeton. A hipótese é de que o Phaeton esteja literalmente a partir-se aos poucos, fazendo com que apresente uma atividade muito idêntica à dos cometas.

A passagem do asteróide vai permitir observações precisas a partir dos observatórios de Arecibo, em Porto Rico, e Goldstone, na Califórnia. A agência especial afirma, em comunicado, que “as imagens serão excelentes para obter um modelo detalhado em 3D”.

A aparição deste ano será a mais próxima da Terra desde a descoberta do Phaeton, diz a NASA. A última passagem próxima da Terra ocorreu em 2007.

De acordo com os cálculos da NASA, o asteróide Phaeton irá voltar a aproximar-se da Terra em 2050 e, a 14 de dezembro de 2093, passará apenas a 1,9 milhões de quilómetros do nosso planeta – o que não significa, porém, que seremos atingidos, garante a NASA.

Devido à sua trajetória, o asteróide é classificado pelos astrónomos como o terceiro maior Asteróide Possivelmente Danoso (PHA) identificado. Os outros dois são o asteróide 53319 1999 JM8, com cerca de 7 km de extensão, e o 4183 Cuno, cerca de 5,6 km.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. A notícia tem um erro técnico. O asteróide vai passar a 10 milhões de km. A Lua está a 365.000 Km. Portanto não vai passar 26 vezes mais perto!

      • Mesmo assim ainda não está bem.
        Ora vejam:
        “(…) 10 milhões de quilómetros do nosso planeta. Segundo a BBC, a distância pode parecer grande, mas é 26 vezes mais pequena do que a distância do nosso planeta até à lua. (…)”

    • Meu caro (minha cara), sinceramente… ciência é ciência, e exactidão jornalística é exactidão jornalística. Nada mais do que isso. Quando eu me engano agradeço a quem me possa alertar para o facto.

    • Então, Intelectual: Estamos no Brasil e não em Portugal, dito isso, o termo correto seria “fato”. De nada.

      • mas caro amigo, este site é escrito em Português de Portugal pois é de Portugal…portanto, não venham praqui meter nojo! afff, era o q mais faltava, brazucas funkeiros q mal sabem o abecedário a reclamar das coisas…

      • Ó cara que escreve errado…, se pensasse um pouquinho não escreveria o que escreveu. Se o Intelectual estiver a chamar a atenção de um português, fez muito bem em escrever “facto”, uma vez que em Português é assim que se escreve.

      • Se eu viesse de fato ainda conseguia responder de melhor forma, mas, como venho de terno ou seja, num fato de três pernas nas calças, fico sem resposta perante um português importado e, alterado, pelos escravos vindos de áfrica e que foram colonizar o Brasil. Para os negros que chegaram naquela época, é bastante natural terem adulterado o português correcto.

        • Caro Salmão, não foram os negros que adulteraram o Português. Foram e continuam a ser os brasileiros das últimas gerações, pois até os seus antepassados escreviam e falavam bem a Língua Lusa. O sotaque era diferente, mas não perturbava. Agora é o que se vê. Claro que eles têm o direito de falarem como querem. Até podem criarem uma nova língua – o Brasileiro -, mas não têm o direito de desrespeitarem a Língua de Camões, a Língua de Portugal.
          Infelizmente, também por cá temos os assassinos da Língua, inventando “acordos”, amparados pela política de analfabetos.

  2. Agora eu percebo pq no Brasil existem tantas piadas com portugueses…Olha o nome que eu estou utilizando e mesmo assim vocês levam a sério, pqp KKKKKKKKKKKKKK

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …