Asteróide colossal passa próximo da Terra esta sexta-feira

P.Carril / ESA

Um asteróide de enormes dimensões vai alcançar o seu ponto mais próximo da Terra esta sexta-feira, 8 de março. Contudo, não há motivos para alarme: a sua trajetória não apresenta qualquer ameaça para o nosso planeta. 

Foi no final de fevereiro passado que o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) observou pela primeira vez a aproximação deste asteróide.

O corpo celeste (2019 DN) tem um diâmetro estimado entre 90 a 200 metros, movendo-se a uma velocidade superior a sete quilómetros por segundo.

O 2019 DN pertence ao grupo de asteróides Amor, cujas órbitas são externas à Terra. Nesta sexta-feira, o enorme corpo passará uma distância aproximada de 5,18 milhões de quilómetros do nosso planeta, cerca de 13 vezes a distância a que se localiza a Lua.

O portal Science Alert nota que, na verdade, este corpo nem será o maior asteróide que se aproximará de nós durante este mês. O 2019 CD-9, com dimensões ligeiramente maiores, entre 100 a 230 metros de diâmetro, deve chegar também em março, atingindo um ponto um pouco mais próximo do que o visitante desta sexta-feira.

Muito poucos destes corpos representam um potencial perigo para a Terra, mas quanto mais soubermos e entendermos sobre os asteróides, mais bem preparados estaremos para tomar as medidas apropriadas quando estes forem direcionados a nos”, explicou a agência espacial norte-americana em nota.

Com o objetivo de prever acontecimentos desta natureza, a NASA tem uma lista que é constantemente atualizada e que acompanha cada movimentação de cada corpo rochoso. Esta informação pode ser acompanhada na página da NASA NEO Earth Close Approaches.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo agora é colossal ou gigantesco. Ele é grande, tem 200 metros e numa escala desse tipo de coisa com relação ao estrago que ele pode causar é grande mas, colossal? Meu Deus!

  2. Alerta, alerta! O mundo vai acabar! A Lua, um objeto com milhares de quilómetros de diâmetro, está sempre a passar a uns 300 mil quilómetros da terra, ou seja apenas a 6% da distância a que vai passar o tal asterioide.
    Francamente…

RESPONDER

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …