Asteróide colossal passa próximo da Terra esta sexta-feira

P.Carril / ESA

Um asteróide de enormes dimensões vai alcançar o seu ponto mais próximo da Terra esta sexta-feira, 8 de março. Contudo, não há motivos para alarme: a sua trajetória não apresenta qualquer ameaça para o nosso planeta. 

Foi no final de fevereiro passado que o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) observou pela primeira vez a aproximação deste asteróide.

O corpo celeste (2019 DN) tem um diâmetro estimado entre 90 a 200 metros, movendo-se a uma velocidade superior a sete quilómetros por segundo.

O 2019 DN pertence ao grupo de asteróides Amor, cujas órbitas são externas à Terra. Nesta sexta-feira, o enorme corpo passará uma distância aproximada de 5,18 milhões de quilómetros do nosso planeta, cerca de 13 vezes a distância a que se localiza a Lua.

O portal Science Alert nota que, na verdade, este corpo nem será o maior asteróide que se aproximará de nós durante este mês. O 2019 CD-9, com dimensões ligeiramente maiores, entre 100 a 230 metros de diâmetro, deve chegar também em março, atingindo um ponto um pouco mais próximo do que o visitante desta sexta-feira.

Muito poucos destes corpos representam um potencial perigo para a Terra, mas quanto mais soubermos e entendermos sobre os asteróides, mais bem preparados estaremos para tomar as medidas apropriadas quando estes forem direcionados a nos”, explicou a agência espacial norte-americana em nota.

Com o objetivo de prever acontecimentos desta natureza, a NASA tem uma lista que é constantemente atualizada e que acompanha cada movimentação de cada corpo rochoso. Esta informação pode ser acompanhada na página da NASA NEO Earth Close Approaches.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tudo agora é colossal ou gigantesco. Ele é grande, tem 200 metros e numa escala desse tipo de coisa com relação ao estrago que ele pode causar é grande mas, colossal? Meu Deus!

  2. Alerta, alerta! O mundo vai acabar! A Lua, um objeto com milhares de quilómetros de diâmetro, está sempre a passar a uns 300 mil quilómetros da terra, ou seja apenas a 6% da distância a que vai passar o tal asterioide.
    Francamente…

RESPONDER

Vinte anos depois, surgem regras de lares para crianças em perigo

A Lei de Proteção de Crianças e Jovens foi aprovada em 1999. Desde então, um diploma para definir o papel das casas de acolhimento era aguardado. Existe agora, 20 anos depois, um projeto, mas se …

Este caranguejo usa os dentes que tem no estômago para "rosnar" aos inimigos

Os caranguejos-fantasmas usam os dentes que têm na região gástrica para "rosnar" aos seus inimigos quando se sentem ameaçados. Geralmente, quando o nosso estômago faz barulho é sinal de que estamos com fome. Pois bem, de …

Rei de Espanha inicia ronda de consultas para tentar evitar novas eleições

Felipe VI vai receber 15 líderes partidários por ordem da sua representação parlamentar, terminando na terça-feira, ao fim da tarde, com o secretário-geral do PSOE e atual chefe do Governo de gestão. Depois de ver os …

Costa venceu os debates, mas PS cai nas sondagens (e PSD ainda está longe)

Uma nova sondagem para o Jornal de Notícias e TSF mostra o Partido Socialista na frente com 39,2% das intenções de voto, ainda fora de terreno de maioria absoluta, mas mantém a distância para …

A Matemática resolveu o mistério do bilhete da lotaria que tem sempre prémio

Em 1969, Adrian R.D. Mathias propôs um enigma matemático no qual existiria um bilhete de lotaria que seria sempre premiado. A resposta à abordagem teórica de Mathias só pode ser resolvida recorrendo à teoria dos …

Vandalizadas instalações da delegação da União Europeia em Israel

As paredes da delegação da missão da União Europeia (UE) em Israel apareceram, este domingo, vandalizadas com grafiti e com acusações ameaçadoras de que “o dinheiro alemão mata judeus”. A delegação da UE naquele país já …

Morreu Ric Ocasek, vocalista dos The Cars

Ric Ocasek, vocalista dos The Cars, foi encontrado morto no domingo à tarde em sua casa em Manhattan, anunciou a polícia de Nova Iorque. Segundo um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova Iorque, foi a …

Espanha vence Argentina e sagra-se campeã do mundo de basquetebol

A Espanha sagrou-se campeã mundial pela segunda vez na sua história, 13 anos depois, ao bater a Argentina por 95-75, na final da 18.ª edição da prova, em Pequim, na China. A formação comandada por Sergio …

Por que ganhamos peso à medida que envelhecemos? A Ciência respondeu

Muitas pessoas lutam para controlar o seu peso à medida que envelhecem. Fazem dietas e praticam exercício físico, mas, quando chegam à balança, ficam dececionadas. Agora, uma nova investigação descobriu porque é que as pessoas …

Lagos de metano de Titã podem ser crateras de explosões gigantes

Um novo estudo sugere que os lagos de metano líquido encontrados na superfície de Titã, a principal lua de Saturno, podem ter-se formado quando azoto aquecido explodiu debaixo da sua superfície. De acordo com o Business …