Associação quer carros da Uber e Cabify parados devido a multas da PSP

(dr) Tech in Asia

-

A PSP multou 131 carros Uber e Cabify em dois meses, em várias operações de fiscalização, mas é o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que vai decidir as coimas a aplicar.

Segundo o Obervador, a Associação Nacional de Transportadores Utilizadores de Plataformas Eletrónicas (ANTUPE) está a aconselhar os motoristas a deixarem de prestar este serviço até a regulamentação ser aprovada, “para evitar surpresas”.

“Já informámos os nossos associados para não continuarem com este tipo de transporte, tendo em conta que deveríamos esperar que a regulamentação seja aprovada. Aconselhamos neste sentido para não serem surpreendidos com os valores elevados das contra-ordenações”, disse Chetane Meggi, fundador da ANTUPE.

As multas podem chegar aos 15 mil euros, dependendo se a coima é passada ao motorista (entre 2 mil e 4.500 euros) ou ao detentor da viatura (entre 5 mil e 15 mil euros).

João Pica, o presidente da Associação Nacional de Parceiros das Plataformas Alternativas de Transportes (ANPPAT) – a outra associação que representa o setor – não aconselha os motoristas a interromperem a actividade “para já”.

“Estamos a dizer aos associados para, se forem autuados, contestarem no IMT. É um direito legal que têm. Vamos ser ouvidos no Parlamento para a semana e, consoante as respostas que saírem dessas reuniões, tomamos uma decisão”, adiantou.

PSP dá instruções para multar até que haja nova lei

“Após análise e discussão com várias entidades (IMT, DN), foi elaborado o parecer técnico infra pela Divisão de Trânsito, concluindo-se que os serviços Uber e Cabify, ou outros análogos, até que seja publicado e entre em vigor o diploma que regulamentará estes serviços, estão em violação do n.º4 do art.º 28 (prática de angariação, com recurso a sistemas de comunicações eletrónicas, de serviços para viaturas sem alvará)”, lê-se no documento divulgado pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto.

A alteração ao decreto-lei que regulamenta o mercado e a atividade dos transportes em táxi veio reforçar “as medias dissuasoras da atividade ilegal” no setor e foi publicada a 21 de novembro do ano passado.

Essa lei passa a aplicar-se também “à prática de angariação, com recurso a sistemas de comunicações eletrónicas, de serviços para viaturas sem alvará” – como a Uber e a Cabify.

As autoridades dizem que os carros da Uber e Cabify, por não terem o alvará, estão sujeitos a uma multa, mas para João Pica, a alteração legislativa incide apenas sobre os taxistas e deixa de fora carros ao serviço das plataformas eletrónicas.

“A lei refere o transporte de serviço em táxi. E nós não prestamos serviço de táxi. Não estamos a ser regulamentados assim, mas enquanto veículos descaracterizados (TVDE). Essa alteração à lei refere-se única e exclusivamente ao transporte em táxi“, adiantou ao Observador.

Já o advogado Miguel Santos Pereira explicou que “a lei é claríssima. Além das contraordenações previstas para as viaturas que fazem transporte em táxi (…) vai mais longe e diz que este regime sancionatório também se aplica a viaturas que não é suposto terem alvará, mas que fazem um serviço semelhante ao do táxi”.

“É inequívoco que esta alteração foi efetuada para abranger os motoristas que funcionam através da Uber e da Cabify”, acrescentou.

A Federação Portuguesa do Táxi já pediu uma reunião “urgente” com o Ministério da Administração Interna a propósito da do combate aos ilegais pela PSP, afirmando que este comportamento poderia criar “novas situações de revolta social”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …