Associação quer carros da Uber e Cabify parados devido a multas da PSP

(dr) Tech in Asia

-

A PSP multou 131 carros Uber e Cabify em dois meses, em várias operações de fiscalização, mas é o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que vai decidir as coimas a aplicar.

Segundo o Obervador, a Associação Nacional de Transportadores Utilizadores de Plataformas Eletrónicas (ANTUPE) está a aconselhar os motoristas a deixarem de prestar este serviço até a regulamentação ser aprovada, “para evitar surpresas”.

“Já informámos os nossos associados para não continuarem com este tipo de transporte, tendo em conta que deveríamos esperar que a regulamentação seja aprovada. Aconselhamos neste sentido para não serem surpreendidos com os valores elevados das contra-ordenações”, disse Chetane Meggi, fundador da ANTUPE.

As multas podem chegar aos 15 mil euros, dependendo se a coima é passada ao motorista (entre 2 mil e 4.500 euros) ou ao detentor da viatura (entre 5 mil e 15 mil euros).

João Pica, o presidente da Associação Nacional de Parceiros das Plataformas Alternativas de Transportes (ANPPAT) – a outra associação que representa o setor – não aconselha os motoristas a interromperem a actividade “para já”.

“Estamos a dizer aos associados para, se forem autuados, contestarem no IMT. É um direito legal que têm. Vamos ser ouvidos no Parlamento para a semana e, consoante as respostas que saírem dessas reuniões, tomamos uma decisão”, adiantou.

PSP dá instruções para multar até que haja nova lei

“Após análise e discussão com várias entidades (IMT, DN), foi elaborado o parecer técnico infra pela Divisão de Trânsito, concluindo-se que os serviços Uber e Cabify, ou outros análogos, até que seja publicado e entre em vigor o diploma que regulamentará estes serviços, estão em violação do n.º4 do art.º 28 (prática de angariação, com recurso a sistemas de comunicações eletrónicas, de serviços para viaturas sem alvará)”, lê-se no documento divulgado pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto.

A alteração ao decreto-lei que regulamenta o mercado e a atividade dos transportes em táxi veio reforçar “as medias dissuasoras da atividade ilegal” no setor e foi publicada a 21 de novembro do ano passado.

Essa lei passa a aplicar-se também “à prática de angariação, com recurso a sistemas de comunicações eletrónicas, de serviços para viaturas sem alvará” – como a Uber e a Cabify.

As autoridades dizem que os carros da Uber e Cabify, por não terem o alvará, estão sujeitos a uma multa, mas para João Pica, a alteração legislativa incide apenas sobre os taxistas e deixa de fora carros ao serviço das plataformas eletrónicas.

“A lei refere o transporte de serviço em táxi. E nós não prestamos serviço de táxi. Não estamos a ser regulamentados assim, mas enquanto veículos descaracterizados (TVDE). Essa alteração à lei refere-se única e exclusivamente ao transporte em táxi“, adiantou ao Observador.

Já o advogado Miguel Santos Pereira explicou que “a lei é claríssima. Além das contraordenações previstas para as viaturas que fazem transporte em táxi (…) vai mais longe e diz que este regime sancionatório também se aplica a viaturas que não é suposto terem alvará, mas que fazem um serviço semelhante ao do táxi”.

“É inequívoco que esta alteração foi efetuada para abranger os motoristas que funcionam através da Uber e da Cabify”, acrescentou.

A Federação Portuguesa do Táxi já pediu uma reunião “urgente” com o Ministério da Administração Interna a propósito da do combate aos ilegais pela PSP, afirmando que este comportamento poderia criar “novas situações de revolta social”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …