Associação alerta para falhas de segurança em discotecas temporárias

ddxxx / Flickr

A associação de discotecas algarvias alertou hoje para a abertura de espaços de diversão nocturna temporários na região sem condições de segurança, apontando responsabilidades a autarquias, Protecção Civil e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Em comunicado, a Associação de Discotecas do Sul e Algarve (ADSA) dá como exemplo os anúncios de abertura nas próximas semanas de um espaço no centro de congressos de um hotel em Vilamoura e de outro em Vale do Lobo, ambos em Loulé, apesar de este último ter sido embargado pelo município.

À Lusa, o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, assegurou que a autarquia tem respeitado a legislação vigente, licenciando o que é possível à luz da lei dos recintos improvisados e da lei do ruído e indeferindo os que não são passíveis de serem licenciados.

Em Vilamoura estão licenciados um espaço junto à marina, que já abriu ao público, e outro que funciona no antigo hipódromo local e cuja abertura está prevista para sábado.

Também em Vilamoura, outros dois – um ainda sem data de abertura anunciada e outro que vai funcionar de 25 de Julho a 23 de Agosto – estão em processo de licenciamento.

O espaço em Vale do Lobo foi embargado pela Câmara de Loulé por estar localizado numa zona de reserva agrícola, acrescentou o autarca.

Segundo a ADSA, de acordo com um parecer de um técnico de protecção civil, existem falhas de segurança na discoteca no centro de congressos de um hotel em Vilamoura, com capacidade para 1.320 pessoas, mas cuja lotação ultrapassa esse número quando funciona como discoteca sazonal.

“Esta associação denunciou estes factos à Câmara Municipal de Loulé, à ASAE e à Protecção Civil Regional e Nacional responsabilizando estas entidades pelo que possa acontecer”, lê-se no comunicado.

O presidente da Câmara de Loulé disse à Lusa perceber a actuação dos empresários de discotecas da região como uma manifestação de angústia legítima.

“São empresas da região que trabalham ao longo de todo o ano e que quando chega a época alta, em que poderiam recuperar algum prejuízo da época baixa turística, se deparam com a concorrência destes espaços temporários”, comentou.

O porta-voz da ADSA lamentou que a câmara dê os licenciamentos como inevitáveis à luz da lei, lembrando que em Outubro de 2013 a Assembleia da República aprovou uma resolução sobre a convivência das discotecas e os espaços temporários.

A resolução recomenda ao Governo a criação de regras que impeçam que licenças de espaços temporários coloquem em causa a sustentabilidade de empresas que trabalham regularmente e que se empenhe para que as regras de funcionamento sejam mais justas.

A mesma fonte da Associação de Discotecas garante que, apesar de este tipo de espaços de animação nocturna estarem muito concentrados no concelho de Loulé e no centro algarvio, existem mais situações, tanto a sotavento como a barlavento.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …