Assessor do ministro da Educação usa meios do Estado em negócios privados

Tiago Petinga / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

O assessor Lino Teixeira, que integra o gabinete do ministro da Educação, recorre ao telemóvel do Ministério para exercer a actividade profissional de gerente de uma empresa de comunicação, segundo apurou o jornal i.

De acordo com o jornal i, Lino Teixeira presta “serviços de consultoria e de assessoria de comunicação a várias entidades”, incluindo algumas que recebem fundos públicos, enquanto trabalha no Ministério da Educação.

O jornal frisa que o assessor do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, “usa o telemóvel do Ministério da Educação“, que é pago pelo Estado, “para estabelecer os contactos”.

Lino Teixeira é proprietário e gerente de uma empresa de assessoria e consultoria de comunicação no Porto, a “Há Festa no Largo”, que presta serviços a várias entidades que recebem financiamento do Estado – são os casos da Câmara de Braga, do Theatro Circo, na mesma cidade, e dos Encontros da Imagem, um festival de fotografia bracarense.

Contactado pelo i, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues não fala em concreto do caso, mas sublinha que “não existe qualquer razão que justifique que o técnico especialista cesse as respectivas funções”.

A mesma fonte frisa que o Ministério irá solicitar um “novo número de serviço” para que o assessor possa continuar a usar, na sua actividade profissional privada, “o número de telefone que já era o que usava há vários anos, muito antes de iniciar funções no gabinete”.

Quanto à despesa paga pelo Ministério, que incluirá as chamadas da actividade privada de Lino Teixeira, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues realça que este pagará “qualquer eventual facturação adicional de comunicações”.

Lino Teixeira começou por ser nomeado adjunto pelo ministro da Educação, mas esse estatuto obrigaria a que tivesse que assumir a função em regime de exclusividade.

Assim, Tiago Brandão Rodrigues acabou por indicá-lo como técnico especialista, cargo que lhe permite conciliar o trabalho no Ministério com a actividade privada, recebendo “80% do vencimento de um adjunto, o que representa 1.400 euros líquidos”, refere o i.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente, nada de anormal naquilo que é a “gestão” (leia-se roubo) do que é de todos nós.
    O que me espanta é a crescente normalidade com que as entidades responsáveis encaram estes casos, quando devia ser exactamente ao contrário.
    Será que o roubo e saque estão instituídos na função e gestão públicas???

RESPONDER

Vem aí um reboot de ‘Sabrina, A Bruxinha Adolescente’

Ainda se lembra de Sabrina: A Bruxinha Adolescente, série mítica do início de noite da RTP2? Parece que a personagem vai voltar, mas para uma versão em que a bruxaria e o terror vão ter mais peso …

Macron sofre primeira derrota eleitoral

O presidente francês, Emmanuel Macron, sofreu este domingo o seu primeiro revés eleitoral, num dia em que a Câmara Alta do parlamento foi parcialmente renovada e onde a direita reforçou a sua maioria. Segundo os resultados …

Teólogos conservadores acusam o Papa de heresia e enviam "correção filial"

Um grupo de teólogos, sacerdotes e académicos católicos conservadores acusaram o Papa Francisco de heresia, e enviaram uma carta na qual apresentam uma "correção filial" - algo que não acontecia há 700 anos. Seis dezenas de …

Marcelo ficou preocupado com relatório das secretas (mas já não está)

O Presidente da República confessou ter ficado com "uma preocupação legítima" com o relatório noticiado no sábado atribuído aos serviços de informações militares, mas que, depois das explicações, "deixou de ter razão de ser". "Aquilo que …

Caçador de tesouros encontra vestígios de bomba atómica nazi (e não diz onde)

Bernd Thaelmann, um 'caçador de tesouros' alemão de 64 anos, encontrou na cidade de Oranienburg, no nordeste da Alemanha, um pedaço de material radioactivo supostamente usado pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial para fazer …

Merkel vence sem maioria. Extrema-direita promete "mudar o país"

A CDU da chanceler Angela Merkel venceu as eleições legislativas de hoje com 33,5% dos votos, seguida dos sociais-democratas do SPD e do partido Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, segundo uma sondagem divulgada pela …

Retrato perdido de Rubens "descoberto" em Glasgow após 400 anos

Uma pintura do artista flamengo Peter Paul Rubens que retrata o duque de Buckingham, dada como 'perdida', foi redescoberta em Glasgow, na Escócia, quase 400 anos depois, segundo a britânica BBC. A obra, com data do …

Morreu D. Manuel Martins, o "bispo vermelho"

Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje, aos 90 anos, informou a Diocese de Setúbal. Um comunicado da Diocese de Setúbal informou que Manuel Martins “faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus …

Cientistas desligam autofagia dos neurónios e aumentam longevidade em 50%

Aumentar a esperança de vida actual em 50%? Sim, aparentemente isso é possível, concluiu uma equipa de cientistas alemães. Investigadores do Instituto de Biologia Molecular de Mainz, na Alemanha, acabam de anunciar uma importante  descoberta …

Cristas diz que ministro da Defesa “se calhar também não existe”

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu hoje que além de um furto a Tancos e um relatório que "se calhar" não existem, também o ministro da Defesa "ainda não compreendeu que já não existe". "Já …