Um dos maiores serial killers de sempre pode sair da prisão por bom comportamento

(dr)

Considerado um dos maiores assassinos em série de sempre, Luis Alfredo Garavito, foi preso em 1999 pelo homicídio de 186 jovens e violação de 200. Agora, poderá ser libertado por bom comportamento.

Quando foi condenado, a lei da Colômbia estabelecia uma pena máxima de 40 anos. Em 2006, Garavito, ou “A Besta”, como ficou conhecido, revelou o paradeiro dos cadáveres de alguns rapazes que assassinou, o criminoso viu a pena reduzida para 24 anos de cadeia.

Agora, que está a cumprir o 20º ano de cadeia, há a possibilidade de vir a sair da prisão mais cedo, por horas de estudo acumuladas na prisão e bom comportamento.

A notícia foi avançada pela rádio colombiana RCN, que teve acesso a uma carta enviada recentemente pela Procuradoria Geral colombiana à unidade de Crime Organizado da polícia nacional. Na carta, a Procuradoria colombiana está à procura de investigações pendentes e possíveis crimes de que Luis Garavito não tenha ainda sido acusado, que possam estender a pena do recluso.

As leis na Colômbia não só já não permitem que haja uma redução de pena em casos de homicídios em série e violação de menores, como viabilizam penas mais alargadas, que podem ir até à prisão perpétua. Os meios locais confirmaram que a intenção das autoridades judiciais é encontrar crimes que possam estender a pena, impedindo que o Garavito fique em liberdade.

A decisão de atribuir liberdade condicional ao homicida colombiano passa, numa primeira instância, por um juiz de execução de penas da prisão de Valledupar, onde Garavito está atualmente detido, refere o Observador. Para a decisão ser tomada, contudo, tem de haver um pedido de liberdade condicional por parte de Garavito ou dos seus advogados.

O juiz de Valledupar terá de avaliar se o condenado cumpriu três quintos dos 24 anos e   o modo como o cumpriu. Por outras palavras, será preciso perceber como Garavito se comportou na prisão e se mostrou sinais de arrependimento e vontade de voltar a ser reintegrado na sociedade civil, sem colocar em perigo mais pessoas.

As famílias dos rapazes violados e assassinados pelo homem estão indignadas. “Defendo que as pessoas podem mudar, mas ele nunca mostrou nada, nunca pediu perdão e nunca contou a verdade. Continua a roubar as famílias das crianças que foram vítimas dele”, disse Elizabeth Marín, tia de um rapaz assassinada, citada pelo Diario del Cauca.

https://twitter.com/underscoreella/status/965239246817779712

Os crimes da “Besta”

As violações e homicídios cometidos por Luis Garavito aconteceram durante apenas 7 anos, quase todas na Colômbia, em 11 dos 32 condados do país. Apenas dois dos quase 200 homicídios aconteceram fora de território colombiano, no Equador.

De acordo com o jornal espanhol ABC, tudo começava com um reconhecimento dos alvos. Garavito procurava rapazes entre os 8 e 16 anos, de classes baixas, em parques infantis, ringues desportivos, terminais de autocarros, mercados e bairros marginais.

Quando via os alvos sozinhos, dirigia-se a eles. Oferecia-lhes dinheiro, em troca de companhia para um passeio. Quando os rapazes se cansavam, Garavito bebia álcool, habitualmente brandy. Já embriagado, atacava-os em zonas isoladas.

Vendo-os desprotegidos, o homem amarrava-os e agredia-os. Dava-lhes pontapés no estômago, no peito, nas costas e na cara. Partia-lhes as mãos com pisadelas, dava-lhes socos nos rins e saltava em cima delas para lhes partir as costelas. Por fim, tirava uma faca e uma chave de fendas para os mutilar. Algumas vítimas eram violadas. O clímax do violador era atingido quando degolava os rapazes. No fim do crime, abandonava as vítimas em descampados.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Há a possibilidade de sair da prisão mais cedo e de assassinar mais uns quantos. Onde é que ele se tem portado bem? Na choldra? É deixá-lo lá estar.

  2. O Clayton bem que lhe podia dar alojamento temporariamente, logo que o energúmeno saia da prisão. Ou será que tem medo…?

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …