/

Não se deixe enganar pelo seu aspeto sereno. Esta galáxia é canibal

ESA / Hubble & Nasa, D. Leonard

NGC 4651

Não se deixe enganar pelo seu aspeto tranquilo e sereno. Na verdade, esta galáxia, conhecida como NGC 4651, esconde um violento segredo.

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, capturou a imagem de uma galáxia notável, conhecida como NGC 4651. Segundo o Tech Explorist, graças à sua estrutura em forma de guarda-chuva, a galáxia é também conhecida como “galáxia Umbrella”.

Apesar de parecer pacífica e serena enquanto gira no vasto e silencioso vazio do Espaço, esta galáxia esconde um segredo violento: a NGC 4651 engoliu uma outra galáxia mais pequena, e foi assim que se tornou a espiral grande e bonita que conseguimos observar atualmente, explicou a NASA em comunicado.

A NGC 4651, descoberta a 30 de dezembro de 1783 por William Herschel, fica a, aproximadamente, 93 milhões de anos-luz de distância na constelação de Coma Berenices, no Aglomerado de Virgem, um sistema massivo com vários milhares de galáxias que domina o superaglomerado de Virgem.

A estrutura em forma de guarda-chuva, que deu origem à sua alcunha, é composta por correntes estelares, remanescentes da galáxia mais pequena que foi dilacerada pelas forças de maré da NGC 4651.

Só um telescópio como o Hubble consegue proporcionar-nos uma imagem tão nítida desta galáxia canibal. No entanto, a NGC 4651 também pode ser observada com um telescópio amador. Se tiver um telescópio em casa e for amante de astronomia, não perca a oportunidade de procurar esta espiral canibal brilhante.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.