O aspeto de uma das mais famosas montanhas da Europa está a mudar (e já se sabe quem é o culpado)

Uma das montanhas mais pitorescas da Europa está a desmoronar-se pouco a pouco devido às alterações climáticas, alertam os especialistas.

De acordo com um artigo publicado na revista Arctic, Antarctic and Alpine Research, o derretimento o permafrost na montanha Matterhorn, de 4.480 metros de altura, e a remoção das suas geleiras estão a causar a desintegração da montanha.

A equipa do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, instalou 50 sensores de movimento a 3.692 metros de altura em junhp para atualizar as previsões de possíveis deslizamentos de terra nesta montanha característica em forma de pirâmide que se localiza na fronteira da Suíça com a Itália.

Os investigadores compararam o derretimento de Matterhorn com um gelado de stracciatella recheado com pedaços finos de chocolate. Quando os pedaços amolecem, o gelado perde a firmeza.

“Quando as montanhas altas descongelam no verão, a rigidez diminui e os sedimentos do solo ficam instáveis ​​como consequência da água”, disse um dos cientistas, Jan Beutel, ao jornal The Daily Mail.

As fendas crescem e movem-se. Muitas continuam a mover-se na mesma direção todos os anos e, em algum momento, uma pequena escala da superfície acaba por se partir”, disse.

Embora o Matterhorn não entre em colapso, a remoção da neve e do seu manto de gelo terá consequências na aparência da montanha. “A natureza está a mudar, são mudanças subtis, mas coisas importantes estão a acontecer”, disse. O cientista lembrou que as montanhas mais altas são as primeiras a perceber as consequências da mudança climática.

O especialista sublinhou ainda que o alpinismo está a ser afetado negativamente pelo aquecimento global, criando condições instáveis ​​para subidas e aumentando o risco de deslizamentos de terra.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto já não é novidade, infelizmente passa a ser a realidade do dia a dia, o grande problema está nas consequências de tudo isto cada vez mais a chegarem a um ponto de não retorno.

RESPONDER

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …