Estabilidade sobre rodas. Ascento é o robô com o melhor dos dois mundos

Os robôs com pernas conseguem subir escadas, mas os seus colegas, cuja locomoção é assegurada por rodas, são mais rápidos e menos complexos. O Ascento é o melhor dos dois mundos: com duas pernas “saltitonas” e uma ronda na arte inferior de cada uma, consegue fazer (quase) tudo.

O Ascento foi desenvolvido por uma equipa de estudantes de engenharia do instituto de pesquisa ETH de Zurique, na Suíça, e está agora na sua segunda encarnação – o Ascento 2. De acordo com o New Atlas, a primeira versão foi lançada no ano passado.

A sua locomoção torna-se possível graças à combinação de pernas e rodas, elementos que lhe conferem estabilidade e equilíbrio perante obstáculos inesperados.

Quando percorre pisos nivelados, o robô utiliza as suas duas rodas acionadas por um motor. Perante um obstáculo vertical, como um conjunto de escadas, o Ascento baixa-se ligeiramente para pré-carregar as suas pernas, equipadas com uma mola, e, depois, salta para cima e para a frente. Desta forma, consegue subir as escadas, uma a uma.

As suas pernas também lhe permitem ficar de pé em terrenos irregulares, dobrando os pontos de ligação e mantendo o corpo principal do robô nivelado.

Derrubar este robô não e uma tarefa fácil. Com o novo e aprimorado “cérebro” da versão mais recente, este recurso de flexão de pernas também permite que o Ascento 2 não caia ao ser atingido num dos lados.

Apesar de este robô poder ser controlado remotamente, também é capaz de caminhar de forma autónoma, utilizando câmaras e outros sensores para navegar e mapear em 3D o lugar que o rodeia. Atinge uma velocidade máxima de 8 km/h, uma altura máxima de salto de 0,4 metros de conta com cerca de hora e meia de autonomia.

O Ascento 2 foi apresentado na conferência online de robótica ICRA 2020.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …