/

As suas avaliações anónimas vão deixar de o ser

O anonimato na internet foi, desde o início e ao mesmo tempo, uma das melhores e das piores coisas da Internet. Agora, um serviço de reservas de restaurantes nos Estados Unidos decidiu que os benefícios do anonimato não compensam os custos.

O serviço de reservas de restaurantes OpenTable decidiu que os benefícios do anonimato nas avaliações dos utilizadores não compensam os custos desse anonimato.

Segundo o Bleeping Computer, num e-mail enviado aos utilizadores, a empresa anunciou que vai começar a mostrar o nome próprio e uma foto de perfil em todas as avaliações de restaurantes — incluindo em comentários anteriores, que tenham na altura sido partilhados anonimamente.

“Vocês, os nossos clientes, disseram-nos que a confiança e a transparência são importantes ao analisar as avaliações”, diz o e-mail da empresa, que acrescenta que a mudança visa fortalecer a “credibilidade” das avaliações do OpenTable.

Questionada pelo Insider, a Bookings Holdings, empresa-mãe do OpenTable, não comentou o email enviado aos clientes, nem esclareceu se iria estender a medida aos serviços semelhantes que detém, como o Kayak e o Priceline.

Esta mudança de política da plataforma de avaliação de restaurantes surge um mês depois de a Wired ter descoberto que o site de gestão de carreiras Glassdoor tinha começado a pedir aos utilizadores  os seus nomes reais para verificação da conta — apesar continuar de permitir a publicação de conteúdo anónimo.

“Utilizamos o seu nome verdadeiro e endereço de correio eletrónico apenas para efeitos de verificação, para garantir que todos são quem dizem ser. Depois disso, a sua privacidade tem prioridade“, afirma a Glassdoor na sua página de perguntas frequentes.

Estes dois casos são indícios recentes de uma tendência que começa a notar-se na Internet: o anonimato já não é o que era.

As avaliações anónimas em sites de produtos ou serviços levantam diversos problemas, tanto para os consumidores como para os negócios.

Quando interagem anonimamente, os utilizadores sentem-se menos responsáveis pelas suas palavras, tendendo a deixar comentários mais extremos ou imprecisos.

O anonimato permite também a manipulação das avaliações, nomeadamente por empresas concorrentes que publicam falsas críticas negativas para prejudicar a reputação de uma empresa — ou os próprios negócios, que podem por seu turno criar avaliações positivas falsas para melhorar a sua imagem.

As avaliações anónimas podem também ser vistas como menos credíveis pelos outros consumidores, uma vez que é difícil verificar a autenticidade e a experiência real do avaliador com o produto ou serviço.

Para os negócios, é mais difícil abordar e resolver queixas ou problemas quando as avaliações são anónimas, pois não podem entrar diretamente em contacto com o cliente para entender melhor a situação ou oferecer uma solução personalizada.

As plataformas de avaliação parecem assim estar a tentar encontrar um equilíbrio entre proteger a privacidade dos utilizadores e garantir a transparência e a autenticidade das avaliações online.

Mas nem todos estão preocupados, nem convencidos de que seja boa ideia acabar com a opção de anonimato na Internet — ou que a ideia vá sequer ter sucesso.  “Os clientes vão rapidamente dar a volta a isso” e começar inscrever-se com nomes inventados, antevê um utilizador numa thread no Reddit.

E é assim que passaremos a ter reservas nos restaurantes em nome da Rosa Choque, do Mario Neta, da Rita Lina, da Clara Boia, da Ana Grama, e claro, de toda uma série de Adolfos e Rodolfos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.