As mulheres optimistas vivem mais tempo

Já todos nós tínhamos uma certa desconfiança. Mas agora, um estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirma a  teoria.

Segundo o novo estudo, publicado no American Journal of Epidemiology no início deste mês, as mulheres que têm uma visão mais optimista da vida podem viver mais tempo do que as que têm uma visão “mais escura” do mundo.

Os autores da pesquisa analisaram dados do Nurses Health Study, que recolhe informações sobre enfermeiras desde 1976. As mulheres foram entrevistadas sobre a sua saúde física e mental, bem como os seus hábitos relacionados com a dieta, exercício, tabaco e bebidas alcoólicas.

A partir de 2004, a pesquisa acrescentou uma pergunta sobre o optimismo. A partir desse ano, até 2012, as cientistas analisaram o que as participantes disseram sobre o optimismo e tentaram entender como é que isso se relacionava com as outras respostas e a saúde das entrevistadas.

Através da análise do “modo de vida” de cerca de 70 mil mulheres, os especialistas descobriram que as mais optimistas foram significativamente menos propensas a morrer de cancro, doenças cardíacas, doenças respiratórias ou infeções durante o período de estudo.

As pessoas optimistas tendem a agir de maneiras mais saudáveis – ou seja, praticar mais exercício, dietas mais saudáveis, dormir melhor – o que reduz o risco de morte”, disse uma das principais autoras do estudo, Kaitlin Hagan.

“O optimismo também pode ter um impacto direto no nosso funcionamento biológico. Outros estudos mostraram que um maior optimismo está relacionado com menor inflamação, níveis de lipidios mais saudáveis e antioxidantes mais elevados”, acrescentou.

Uma limitação do estudo é a possibilidade de que, em alguns casos, possam ser os próprios problemas de saúde a causar uma falta de optimismo nas mulheres. O estudo não incluiu homens, mas investigações anteriores revelaram que a ligação entre o optimismo e saúde é semelhante para ambos os sexos, diz outro autor do estudo, Eric Kim.

PARTILHAR

RESPONDER

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …