As girafas estão a desaparecer “silenciosamente”

diana_robinson via Foter.com / CC BY-NC-ND

O número de girafas selvagens caiu 40% nas últimas três décadas e a espécie está “vulnerável” à extinção.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) salienta que, em 2015, o número de exemplares daquele que é o mais alto mamífero terrestre do mundo estava abaixo dos 100 mil, especialmente devido à redução do habitat e à caça ilegal.

“Estes majestosos animais estão a sofrer uma extinção silenciosa“, diz Julian Fennessy, vice-presidente do grupo especializado em girafas do UICN, citado num comunicado.

As girafas eram classificadas até agora como um grupo menos preocupante na Lista Vermelha do organismo, que acompanha o estado de conservação da fauna e da flora e que termina com a categoria “extinto”.

As girafas estão espalhadas pelo sul e leste de África, com pequenas bolsas na África ocidental e central. Segundo o relatório, das nove subespécies quatro aumentaram, mas as quatro maiores sofreram um decréscimo acentuado e uma manteve-se estável.

Segundo o UICN, nos últimos 30 anos, a quantidade de girafas no mundo desceu de 157 mil para 97.500.

O documento culpa o aumento do número de pessoas, que levou à invasão do habitat natural da girafa e à caça furtiva.

“Como um dos animais mais emblemáticos do mundo, está na hora de colocarmos o nosso pescoço no cepo pela girafa, antes que seja tarde de mais”, diz Fennessy.

O relatório sobre a girafa faz parte de uma atualização da Lista Vermelha do UICN divulgada numa reunião em Cancun, no México, sobre diversidade biológica.

“Evento de extinção em massa”

O UICN acrescentou ao inventário das espécies globais 742 aves recém-descobertas, mas disse que 11% já estavam em risco de extinção e que 13 espécies anteriormente conhecidas também já tinham desaparecido.

A avaliação global abrange 85.604 espécies de plantas e animais, dos quais 24.307 estão ameaçadas de extinção. Segundo o responsável, há muitas espécies que estão a desaparecer antes mesmo de poderem ser descritas.

O planeta entrou num “evento de extinção em massa”, no qual as espécies estão a desaparecer mil a 10 mil vezes mais rápido do que há um ou dois séculos, segundo cientistas, que admitem que no último meio milhão de anos houve seis eventos idênticos, alguns deles levando ao desaparecimento de 95% de todas as formas de vida.

A Lista Vermelha foi criada em 1963.

/ Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois, é provável que desaparecem silenciosamente, e é triste. Por outro lado, desconheço alguma espécie animal que esteja a desaparecer ruidosamente!

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …