As aves estão a alterar a altura em que migram (e já se sabe porquê)

J. Kelly / Wikimedia

As espécies de aves migratórias cuja rota passa sobre os Estados Unidos continentais estão a mudar o tempo dos seus movimentos em resposta às mudanças climáticas.

Uma equipa colaborativa de cientistas que observaram o comportamento migratório noturno de centenas de espécies de aves “de importância crítica” descobriu que o tempo e a temperatura da migração estão alinhados com as maiores mudanças nos hábitos migratórios que ocorrem nas regiões que aquecem mais rapidamente.

As aves que migram na primavera têm maior probabilidade de passar por certas áreas no final do ano do que há duas décadas.

Para determinar se as aves estão a alterar os seus hábitos de migração, os cientistas da Cornell, Universidade Estadual do Colorado (CSU) e da Universidade de Massachusetts (UMass) de Amherst utilizaram 24 anos de dados de radar meteorológico da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e Serviço Nacional de Meteorologia.

Uma ferramenta de inteligência artificial especialmente projetada, conhecida como “MistNet”, que diferencia pássaros da chuva nas imagens, conseguiu processar os dados em apenas 48 horas.

As mudanças de tempo foram menos aparentes no outono. Isto pode ocorrer, de acordo com o comunicado divulgado pelo EurekAlert, porque “as rajadas de migrantes” na primavera são pressionadas para alcançar os seus criadouros – uma pressão que cessa no outono, quando os pássaros se movem num “ritmo mais lento e pontuado” para chegar aos seus locais de inverno.

As aves migratórias desempenham um papel crucial nos ecossistemas, mas como as mudanças climáticas afetam as flores da vegetação e a criação de insetos, as mudanças podem afetar as aves que viajam pelo território familiar em circunstâncias desconhecidas.

“A migração de aves evoluiu amplamente como resposta à mudança climática”, disse Andrew Farnsworth, do Cornell Lab of Ornithology. “É um fenómeno global que envolve milhares de milhões de pássaros anualmente. E não é surpresa que os movimentos dos pássaros acompanhem o clima em mudança”.

De acordo com o artigo publicado na revista científica Nature Climate Change, os autores acreditam que o seu trabalho está entre os primeiros estudos a examinar como as mudanças climáticas afetam o tempo da migração de aves em escala continental.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …