Lendária “árvore da vida” do Novo México pode não ser o que se pensava

(dr) National Park Service

Reconstrução da “árvore da vida” do Novo México, nos EUA

Um estudo realizado em Pueblo Bonito, no estado norte-americano do Novo México, concluiu que o seu famoso pinheiro não é nativo e foi trazido de fora.

Pueblo Bonito, localizado no Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco (Chaco Canyon), no estado norte-americano do Novo México, é considerado o centro cultural dos índios pueblo. De acordo com uma escavação realizada em 1924, este local foi fundado há mais de mil anos e abandonado por volta do ano 1126.

Quando o abandonaram, os locais deixaram um grande legado de edifícios e artefactos como, por exemplo, cerâmica, instrumentos musicais e ferramentas para rituais. Entre estes destacou-se também o tronco de um pinheiro solitário — Pinus ponderosa —, com seis metros de comprimento.

As descrições vívidas em torno do pinheiro criaram, então, a ideia de que seria uma espécie de “árvore da vida” ou “árvore do mundo”, símbolo do “nascimento” e “vida” deste povo. Mas, agora, uma nova investigação sugere que esta pode não ser o que se pensava, avança o site Science Alert.

A equipa de arqueólogos da Universidade do Arizona, liderada pelo especialista em anéis de árvores Christopher Guiterman, examinou o complexo habitacional e chegou à conclusão de que o pinheiro não é nativo.

“O pinheiro não cresceu em Pueblo Bonito, nem mesmo nas proximidades do Chaco Canyon“, escreveram os autores do estudo publicado, no passado dia 13 de março, na revista científica American Antiquity.

Os investigadores concluíram que o majestoso pinheiro viveu cerca de 250 anos (até ao início dos anos 1100) nas Montanhas Chuska, a cerca de 50 quilómetros do que é agora o Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco.

Em algum momento — é difícil saber ao certo quando —, a árvore morreu por causas naturais ou por ter sido derrubada. De seguida, foi transportada para Pueblo Bonito, onde os cientistas dizem que poderá ter sido destinada para lenha, usada como banco ou erguida como um poste.

“Se é um marcador de alguma coisa, a árvore de Pueblo Bonito reflete a fluorescência ou declínio final desta povoação, e não o seu início”, concluem os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …