Árvore artificial quer acabar com a poluição nas grandes cidades

“CityTree” é uma árvore artificial pensada especialmente para as grandes cidades, que tem como principal objetivo reduzir a contaminação do ar e assim combater a poluição, um dos maiores problemas que o nosso planeta enfrenta.

Um bosque concentrado numa árvore artificial. É assim que podemos resumir a “CityTree” (“árvore da cidade” em português), um projeto pensado por designers que tentam combater um dos problemas mais graves do nosso planeta: a contaminação do ar.

Esta não é uma árvore como as outras: é uma estrutura móvel, de formato quadrado, não tem tronco e é composta por folhas de musgo. Segundo os seus criadores, tem a capacidade de absorver dióxido de nitrogénio e partículas microscópicas do ar com uma capacidade equivalente de 275 árvores naturais.

Cada “CityTree” pode absorver 250 gramas de partículas por dia e armazena 240 toneladas métricas de CO2 por ano, acrescentam ainda.

Desenvolvida na Alemanha, esta instalação é, na verdade, uma parede de musgo, uma planta habituada a viver sem terra e que funciona naturalmente como um filtro do ar.

“O musgo consegue armazenar todas as partículas da poluição e usá-las como nutrientes”, afirma Liang Wu, co-fundador da Green City Solutions, empresa que criou a CityTree.

Atualmente, estas árvores estão espalhadas em 25 cidades do mundo, tal como Oslo, Hong Kong, Glasgow e Bruxelas, além de várias cidades alemãs.

A sua instalação demora seis horas mas a manutenção é muito fácil. A árvore tem sensores embutidos que controlam a humidade do solo, a temperatura do ar e a qualidade da água. Também conseguem medir a qualidade do ar e avaliar a sua eficiência.

Mas, como seria de esperar, o projeto tem custos associados que, quando comparados às árvores tradicionais, saem um bocadinho caro. Manter uma árvore tradicional custa cerca de 800 euros por cada dez anos, enquanto que esta custa perto de 24 mil euros.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …

"Ganhámos a primeira batalha". Presidente renova estado de emergência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou oficialmente a renovação do estado de emergência nesta quinta-feira por mais quinze dias, prolongando-se este estado de exceção até 17 de abril. Numa mensagem ao país a …