Artistas urbanos pintam mural em Lisboa dedicado à Língua Portuguesa

Três artistas urbanos estão a pintar um mural na zona de Telheiras, em Lisboa, dedicado ao idioma português, com o objetivo de aliar a modernidade à conferência sobre a língua que se realiza esta semana.

A propósito da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que decorre na terça e quarta-feira, na Reitoria da Universidade de Lisboa, três criadores/writers – Nark, Youth One e Nomen – foram convidados a trabalhar sobre a importância da língua portuguesa e o seu futuro.

Tudo começou com um desafio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do instituto Camões à Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de integrar na programação da conferência sobre a língua uma componente de arte urbana que desse um toque de modernidade à segunda edição do evento.

O objetivo era criar uma «peça facilmente lida pelo público em geral», explica Inês Machado, técnica do Departamento de Património Cultural da autarquia lisboeta.

Entre latas e escadotes, Nark, Youth One e Noman dão os retoques finais no mural, que ocupa uma parede de relativa dimensão.

Uma folha de papel esvoaça das mãos de uma mulher africana projetada por Nomen e percorre a pintura de Youth One até chegar às mãos das crianças desenhadas por Nark.

Pelo meio, cabe a Youth One fazer a ligação entre todos os países da CPLP. O tom é verde, vermelho e amarelo, da bandeira de Portugal, e azul de Brasil e Cabo Verde, estão lá uma casa tradicional da cidade timorense de Lospalos, o Corcovado do Rio de Janeiro e o pôr-do-sol de África, tudo sobrevoado pelas folhas de papel, que “alguém escreveu, passou e leu”, resume o writer.

O mural pretende representar a comunidade lusófona, através da comunicação «escrita, verbal, unificada entre os vários países que falam português como língua-mãe», passando uma ideia de «união e universalidade», acrescenta Nomen.

«Não foi fácil, porque cada um tem o seu estilo, cada um tem as suas ideias, foi um bocado cedência de parte a parte para chegarmos a este mural», reconhece Nark.

Os três criadores residentes em Portugal, dois dos quais de origem angolana, são «reconhecidos no universo da arte urbana e da comunidade artística de graffiti nacional e também internacional», observa Inês Machado.

O resultado está praticamente concluído e o mural de Telheiras, situado junto ao jardim Caldeira Cabral e perto da saída do metropolitano, deverá ser visitado na manhã de quinta-feira por alguns dos participantes na conferência sobre a língua, acompanhados por técnicos da Galeria de Arte Urbana.

/Lusa

RESPONDER

Não, os EUA não declararam guerra à Coreia. Mas não lhes abatam os aviões

Os Estados Unidos negaram hoje ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios …

Casal canibal detido na Rússia por ter comido 30 pessoas

Um homem e uma mulher da cidade de Krasnodar, no sul da Rússia, poderão ter sido responsáveis pelo assassinato de cerca de 30 pessoas, que terão posteriormente comido. Os suspeitos, um instrutor militar de 35 anos …

Portugal pagou menos 213ME em juros à 'troika' até agosto

Portugal pagou 1.161,2 milhões de euros em juros à 'troika' até agosto, menos 213,1 milhões em termos homólogos, devido à extensão da maturidade de parte do empréstimo e aos reembolsos antecipados ao FMI. O Estado reduziu …

"Príncipe da Pontinha" detido pela GNR na Madeira

A Guarda Nacional Republicana deteve, esta segunda-feira, o autointitulado "príncipe do ilhéu da Pontinha" por este se ter oposto a uma ordem de execução judicial de encerramento de instalações, informou o porta-voz do comando territorial. "A …

Vacina contra a gripe gratuita para diabéticos e bombeiros

Direção-geral da Saúde justifica alargamento da gratuitidade com os riscos que o frio representa para os diabéticos e com a assistência na saúde prestada pelos bombeiros. A vacina contra a gripe vai ser este ano pela …

Morreu Abd El Aty, a mulher que chegou a pesar 500 quilos

Aos 37 anos, Eman Ahmed Abd El Atya estava a ser submetida a um tratamento intensivo nos Emirados Árabes Unidos. Mas acabou por morrer na sequência de complicações cardíacas. A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, …

Turquia encerra fronteira e ameaça petróleo em represália a referendo curdo iraquiano

O Presidente da Turquia, forte opositor do referendo sobre a independência do Curdistão iraquiano, anunciou esta segunda-feira que encerrará em breve a fronteira terrestre com aquela região autónoma do Iraque, bem como ameaçou bloquear as …

Comentador do Benfica diz que foi agredido por administrador do Sporting

O comentador da Benfica TV e advogado António Pragal Colaço apresentou queixa-crime contra o administrador da SAD do Sporting, Nuno Correia da Silva, acusando-o de agressão. O caso é divulgado pelo Correio da Manhã (CM) que …

Políticos e militares negam relatório de Tancos (Expresso promete novas revelações)

O Exército continua a negar a existência de um relatório das secretas militares sobre o roubo de Tancos, tal como o Presidente da República, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa. Mas o director do …

Sondagem: Isaltino ganha Oeiras

A candidatura de Isaltino Morais - Inovar Oeiras de Volta - lidera a sondagem com 13 pontos percentuais acima do atual presidente da autarquia Paulo Vistas, antigo vice presidente de Isaltino Morais. As eleições autárquicas estão …