Artistas urbanos pintam mural em Lisboa dedicado à Língua Portuguesa

Três artistas urbanos estão a pintar um mural na zona de Telheiras, em Lisboa, dedicado ao idioma português, com o objetivo de aliar a modernidade à conferência sobre a língua que se realiza esta semana.

A propósito da II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que decorre na terça e quarta-feira, na Reitoria da Universidade de Lisboa, três criadores/writers – Nark, Youth One e Nomen – foram convidados a trabalhar sobre a importância da língua portuguesa e o seu futuro.

Tudo começou com um desafio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do instituto Camões à Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, no sentido de integrar na programação da conferência sobre a língua uma componente de arte urbana que desse um toque de modernidade à segunda edição do evento.

O objetivo era criar uma «peça facilmente lida pelo público em geral», explica Inês Machado, técnica do Departamento de Património Cultural da autarquia lisboeta.

Entre latas e escadotes, Nark, Youth One e Noman dão os retoques finais no mural, que ocupa uma parede de relativa dimensão.

Uma folha de papel esvoaça das mãos de uma mulher africana projetada por Nomen e percorre a pintura de Youth One até chegar às mãos das crianças desenhadas por Nark.

Pelo meio, cabe a Youth One fazer a ligação entre todos os países da CPLP. O tom é verde, vermelho e amarelo, da bandeira de Portugal, e azul de Brasil e Cabo Verde, estão lá uma casa tradicional da cidade timorense de Lospalos, o Corcovado do Rio de Janeiro e o pôr-do-sol de África, tudo sobrevoado pelas folhas de papel, que “alguém escreveu, passou e leu”, resume o writer.

O mural pretende representar a comunidade lusófona, através da comunicação «escrita, verbal, unificada entre os vários países que falam português como língua-mãe», passando uma ideia de «união e universalidade», acrescenta Nomen.

«Não foi fácil, porque cada um tem o seu estilo, cada um tem as suas ideias, foi um bocado cedência de parte a parte para chegarmos a este mural», reconhece Nark.

Os três criadores residentes em Portugal, dois dos quais de origem angolana, são «reconhecidos no universo da arte urbana e da comunidade artística de graffiti nacional e também internacional», observa Inês Machado.

O resultado está praticamente concluído e o mural de Telheiras, situado junto ao jardim Caldeira Cabral e perto da saída do metropolitano, deverá ser visitado na manhã de quinta-feira por alguns dos participantes na conferência sobre a língua, acompanhados por técnicos da Galeria de Arte Urbana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …