Ártico recupera 41% do seu volume de gelo devido a verão de 2013 menos quente

Brocken Inaglory / Wikimedia

-

O Ártico recuperou em 2013 cerca de 41% do seu volume de gelo devido às temperaturas baixas no Verão desse ano, atrasando o degelo em alguns anos.

As placas de gelo (calotas) nas águas do oceano Ártico “reduziram cerca de 40% do seu volume na época estival decorrida entre 2010 e 2012”, divulgou a Espacial Europeia (ESA) com base num estudo da Universidade College of London e da Universidade de Leeds, publicado na revista Nature Geoscience.

No entanto, no Verão de 2013, houve “uma recuperação de cerca de 41%” na sequência de “uma estação mais fria”, acrescenta-se no documento, uma ocorrência “semelhante à que se registou nos finais do ano de 1990”.

Os autores da investigação científica recorreram aos dados recolhidos pelo satélite CryoSat da ESA.

O Verão de 2013 foi “inusitadamente frio”, com temperaturas semelhantes às registadas na “altura em que o aquecimento global era menos acentuado”, sublinhou a principal autora do estudo, Rachel Tilling, membro do Centro de Observação e Modelagem Polar (CPOM na sigla inglesa).

Isso permitiu que as calotas no norte da Gronelândia “superassem essa estação, dado ter havido menos dias de degelo”, precisou a especialista, indicando que, isso significava “ser possível recuperar uma percentagem considerável [das placas], se a temporada de degelo for menos longa do que o habitual”.

O satélite CryoSat, colocado em órbita há cinco anos, permite quantificar e predizer os efeitos das alterações climáticas sobre as reservas de gelo do planeta, visto analisar as calotas dos oceanos polares e as coberturas de gelo da Antártida ou da Gronelândia.

Desta forma, é possível analisar a diminuição do volume de gelo provocada pelo aquecimento global, que se verifica desde a década de 1970.

A importância do satélite reside ainda no facto de este ter a capacidade de mostrar o que ocorre debaixo de água, “que é onde acontece a maior parte da ação”, reforçou Tailling.

Com esta tecnologia, a equipa científica de investigação, assegura uma maior compreensão dos comportamentos e da duração das calotas do Ártico, que são “uma componente fundamental do sistema climático da Terra”, afirmou o diretor da CPOM, Andrew Sheperd, acrescentando que, no entanto, “se as temperaturas continuarem a aumentar, o degelo continuará a ocorrer”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …