/

Arquivo “escondia” registo da primeira morte causada por um meteorito

Embora as histórias de pessoas mortas por impactos de meteoritos remontem aos tempos bíblicos, poucas foram documentadas. Investigadores descobriram as primeiras evidências da morte de um homem por causa de um meteorito.

O nosso planeta experimenta quedas de meteoritos com diferentes riscos de explosão no ar e impacto no solo. Alguns deles conseguem mesmo sobreviver após a passagem atmosférica e impactar a Terra.

Investigadores turcos encontraram documentos, onde foi registado um evento em que um meteorito matou um homem e paralisou outro quando impactou no topo de uma colina no que hoje é Sulaymaniyah, no Iraque, em 22 de agosto de 1888.

De acordo com o estudo publicado esta semana na revista científica Meteoritics & Planetary Science, os documentos foram encontrados nos arquivos do estado turco, a Direção Geral de Arquivos do Estado da Presidência da República da Turquia. Este evento também foi relatado a Abdul Hamid II (34º sultão do Império Otomano) pelo governador de Sulaymaniyah.

Segundo uma das três cartas escritas pelas autoridades locais da região logo após o evento, citadas pelo Science Magazine, o meteorito foi apenas um de vários objetos celestes que caíram durante um intervalo de dez minutos.

Relatos de uma bola de fogo vista numa cidade próxima sugerem que o objeto se aproximou da área a partir do sudeste antes de explodir na atmosfera.

Além das baixas humanas, algumas plantações e campos também ficaram significativamente danificados, de acordo com as cartas encontradas nos arquivos.

Supostamente, uma das cartas também estaria acompanhada por uma amostra do meteorito, mas os investigadores ainda não encontraram esse objeto em arquivos ou museus turcos.

Estas descobertas sugerem que ainda existem outros registos históricos que descrevem outros eventos que causaram mortes e ferimentos por causa de quedas de meteoritos.

Agora, é necessário continuar a estudar os milhões de documentos antigos recentemente digitalizados para encontrar mais informações sobre este evento.

ZAP //

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.