Arquivado o processo do BPN ligado a Luís Filipe Vieira

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, viu arquivados os crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais de que estava indiciado no processo Banco Português de Negócios (BPN).

Segundo o despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, a que a TVI teve acesso, considerou-se “não existirem indícios suficientes da prática de crime”.

Luís Filipe Vieira é presidente do Grupo Inland, que em 2003 e 2004 beneficiou de um crédito do BPN no valor de 20 milhões de euros para financiar um aumento de capital no fundo imobiliário BPN Real Estate, escreve o Correio da Manhã.



O processo investigava suspeitas de que o Grupo Inland teria montado um esquema que lhe permitiu não pagar o crédito em questão. O Ministério Público não descarta a hipótese de Vieira ter autorizado este esquema, mas arquivou o processo por falta de provas.

“Em abstrato e em tese geral, de acordo com as regras da experiência comum, poder-se-ia afirmar que, sendo o arguido Luís Filipe Vieira acionista maioritário e administrador com o pelouro financeiro da Inland, obviamente terá tido conhecimento e até autorizado a concretização dos factos. Todavia, um tal juízo, por no caso concreto lhe faltar a essencial concretização, não pode fundamentar a sua responsabilização criminal”, lê-se no despacho.

“É que tal juízo não pode afirmar, com um mínimo de razoabilidade e segurança, que no caso em apreço assim tenha sucedido, sempre permanencendo uma dúvida razoável que, não sendo preenchida com prova, impõe o arquivamento dos autos, nesta parte, por escassez de indícios”, lê-se ainda.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Claro que não!…
    Houve crimes e, o fim do banco foi o que se sabe – mas ninguém tem culpa de nada porque que os crimes foram praticados por ET’s!…

  2. A incompetência do MP não me surpreender, a PGR é uma farsa política, uma coisa que faz de conta que existe, quem manda é o corrupto sindicato dos procuradores. Como não tinham nenhuma prova que sustentasse a abertura do processo, na impossibilidade de forjar qualquer prova “indirecta”, não sei quantos anos depois, tinham que surgir as tretas do “presume-se que” para adoçar o arquivamento. O problema é que os irresponsáveis judiciais que estrangulam e sabotam a justiça em Portugal, corrompem a democracia, não prestam contas a ninguém, fazem o que lhes apetece, servem clientelas, tudo em nome da (corrupta) independência do poder judicial. E um cidadão, no caso LFV, fica atado de pés e mãos sem poder exigir ser ressarcido dos danos sofridos.

  3. Eu preciso de um emprestimo o banco so me emprestao umas migalhas a estes artistas e tudo a grande ate roubar desta maneira… e tudo um jogo de amigos… leis, regras, nao existem…. politicos, empresarios.. tudo farinha do mesmo saco…. pessoas estao fartas deste jogo….
    Problema poe-se a nivel das instituicoes do estado que estao sendo manipuladas nao para ser cidadao mas para facilitar os amigos dessas cores….
    Se poder nao e exercido como dever ser, entao teremos de questionar a democracia e a constituicao e quem aplica… chico espertos estamos fartos….
    OU isto muda a bem da sociedade ou amanha teremos uma reacao muito forte das novas geracoes de forma a que nao se sabe bem as consequencias… nao e uma opiniao … sao os factos e consequencia de nao aplicacao das leis….
    Nao podem exirgir que respeitam a leis quando muitos da elite nao respeitam e estao a conspira-las… e um crime… a sorte e que muitos e muitos nao querem nada com estes temas… assim ficando mais facil os jogos…. e afastando ainda mais pessoas da vida politica dos interesses do pais…
    Eu vi reportagem a cerca do BPN e fiquei com ideia que todos manipulavao o presidente ou diretos geral que ja morreu…precionavao o homem a assinar emprestimos para amigos, mas com intensao de nao pagar…. nao sei o que a justica anda fazer… nestes casos deveria ter uma mao de ferro e nao voltar a traz… decisao rapida e consequencias agravadas…. talvez o problema seja este, quando o juiz, advogado, empresario, etc, comem no mesmo restaurante…vao ao futebol juntos, vao jogar tenis e se juntam para ir ao teatro…e ate vao aniversarios e enviao presentes e brindes… sao todos inimigos e todos amigos…a conta vem para o Ze pagar….
    Se nao sao capezes exercer o cargo corretamente entao so teem uma via sair….e aos errantes pagar…simples..

RESPONDER

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …

Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo segundo o Financial Times

Uma lista anual publicada pelo Financial Times ordena as 55 escolas de gestão em todo o mundo que mais se destacam nos 17 indicadores avaliados por esta publicação. O mestrado em Finanças da Nova School of …

Há cada vez mais denúncias de assédio. Motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso após importunar jovem

Um motorista de autocarros de Coimbra foi suspenso depois de ter sido filmado enquanto assediava uma jovem num veículo dos SMTUC, a empresa de transportes públicos da cidade. O caso está a dar destaque a …

"A pandemia precipitou uma epidemia." Fungo negro disparou pela Índia desde a segunda vaga

A mucormicose, uma doença fúngica rara e frequentemente mortal, explodiu em toda a Índia durante a pandemia de covid-19. “A pandemia precipitou uma epidemia”, disse Bela Prajapati, otorrinolaringologista no Hospital Civil, na Índia, ao The New …

Governo aponta "soluções" para rever tabela remuneratória da Função Pública (e quer limitar "mandatos" das chefias intermédias)

O Governo está a avaliar “várias soluções” para rever a tabela remuneratória da Função Pública que passam por “alongá-la” ou alterar os momentos de entrada em cada carreira. A informação foi avançada pela ministra Alexandra Leitão, …

Já abriram os primeiros concursos para gastar a bazuca. Costa destaca "orgulho" na boa gestão de fundos europeus

Arranca, nesta segunda-feira, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a abertura dos dois primeiros concursos para obtenção de financiamento da chamada "bazuca" europeia. O primeiro-ministro António Costa destaca a "boa gestão" dos fundos …