//

Arquivado o processo do BPN ligado a Luís Filipe Vieira

4

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, viu arquivados os crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e branqueamento de capitais de que estava indiciado no processo Banco Português de Negócios (BPN).

Segundo o despacho do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, a que a TVI teve acesso, considerou-se “não existirem indícios suficientes da prática de crime”.

Luís Filipe Vieira é presidente do Grupo Inland, que em 2003 e 2004 beneficiou de um crédito do BPN no valor de 20 milhões de euros para financiar um aumento de capital no fundo imobiliário BPN Real Estate, escreve o Correio da Manhã.

O processo investigava suspeitas de que o Grupo Inland teria montado um esquema que lhe permitiu não pagar o crédito em questão. O Ministério Público não descarta a hipótese de Vieira ter autorizado este esquema, mas arquivou o processo por falta de provas.

“Em abstrato e em tese geral, de acordo com as regras da experiência comum, poder-se-ia afirmar que, sendo o arguido Luís Filipe Vieira acionista maioritário e administrador com o pelouro financeiro da Inland, obviamente terá tido conhecimento e até autorizado a concretização dos factos. Todavia, um tal juízo, por no caso concreto lhe faltar a essencial concretização, não pode fundamentar a sua responsabilização criminal”, lê-se no despacho.

“É que tal juízo não pode afirmar, com um mínimo de razoabilidade e segurança, que no caso em apreço assim tenha sucedido, sempre permanencendo uma dúvida razoável que, não sendo preenchida com prova, impõe o arquivamento dos autos, nesta parte, por escassez de indícios”, lê-se ainda.

ZAP //

4 Comments

  1. Claro que não!…
    Houve crimes e, o fim do banco foi o que se sabe – mas ninguém tem culpa de nada porque que os crimes foram praticados por ET’s!…

  2. A incompetência do MP não me surpreender, a PGR é uma farsa política, uma coisa que faz de conta que existe, quem manda é o corrupto sindicato dos procuradores. Como não tinham nenhuma prova que sustentasse a abertura do processo, na impossibilidade de forjar qualquer prova “indirecta”, não sei quantos anos depois, tinham que surgir as tretas do “presume-se que” para adoçar o arquivamento. O problema é que os irresponsáveis judiciais que estrangulam e sabotam a justiça em Portugal, corrompem a democracia, não prestam contas a ninguém, fazem o que lhes apetece, servem clientelas, tudo em nome da (corrupta) independência do poder judicial. E um cidadão, no caso LFV, fica atado de pés e mãos sem poder exigir ser ressarcido dos danos sofridos.

  3. Eu preciso de um emprestimo o banco so me emprestao umas migalhas a estes artistas e tudo a grande ate roubar desta maneira… e tudo um jogo de amigos… leis, regras, nao existem…. politicos, empresarios.. tudo farinha do mesmo saco…. pessoas estao fartas deste jogo….
    Problema poe-se a nivel das instituicoes do estado que estao sendo manipuladas nao para ser cidadao mas para facilitar os amigos dessas cores….
    Se poder nao e exercido como dever ser, entao teremos de questionar a democracia e a constituicao e quem aplica… chico espertos estamos fartos….
    OU isto muda a bem da sociedade ou amanha teremos uma reacao muito forte das novas geracoes de forma a que nao se sabe bem as consequencias… nao e uma opiniao … sao os factos e consequencia de nao aplicacao das leis….
    Nao podem exirgir que respeitam a leis quando muitos da elite nao respeitam e estao a conspira-las… e um crime… a sorte e que muitos e muitos nao querem nada com estes temas… assim ficando mais facil os jogos…. e afastando ainda mais pessoas da vida politica dos interesses do pais…
    Eu vi reportagem a cerca do BPN e fiquei com ideia que todos manipulavao o presidente ou diretos geral que ja morreu…precionavao o homem a assinar emprestimos para amigos, mas com intensao de nao pagar…. nao sei o que a justica anda fazer… nestes casos deveria ter uma mao de ferro e nao voltar a traz… decisao rapida e consequencias agravadas…. talvez o problema seja este, quando o juiz, advogado, empresario, etc, comem no mesmo restaurante…vao ao futebol juntos, vao jogar tenis e se juntam para ir ao teatro…e ate vao aniversarios e enviao presentes e brindes… sao todos inimigos e todos amigos…a conta vem para o Ze pagar….
    Se nao sao capezes exercer o cargo corretamente entao so teem uma via sair….e aos errantes pagar…simples..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.