Arquiteto Manuel Aires Mateus vence Prémio Pessoa 2017

(cv) TheDescriber / Youtube

Manuel Aires Mateus, arquiteto vencedor do Prémio Pessoa 2017

Esta sexta-feira, o arquiteto Manuel Aires Mateus foi distinguido com o Prémio Pessoa, uma das mais importantes distinções em Portugal.

O arquiteto Manuel Aires Mateus é o vencedor do Prémio Pessoa, anunciado esta sexta-feira pelo presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão, no Palácio de Seteais, em Sintra.

Mostrando-se “muito contente” com a atribuição do galardão, o arquiteto sublinhou que o mais importante é a arquitetura portuguesa ter sido distinguida.

O Prémio Pessoa distingue anualmente uma personalidade portuguesa que tenha tido uma intervenção relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica. Contactado pela agência Lusa, Manuel Aires Mateus disse que este prémio vai para “várias gerações dedicadas à arquitetura” em Portugal.

Com o valor pecuniário de 60 mil euros, o Prémio é uma iniciativa do semanário Expresso, e foi atribuído pela primeira vez em 1987, tendo sido distinguido José Mattoso, um historiador português.

O vencedor partilhou o prémio com o irmão, Francisco Aires Mateus, e com “todo o escritório e toda a gente que trabalha connosco”. Além disso, mostrou-se muito satisfeito com o facto de um prémio – que não é específico da arquitetura – ter sido atribuído a esta área.

“Este prémio tem a ver com um passado da arquitetura portuguesa que é muito importante, sobretudo pelas pessoas que foram fundamentais, como o Carrilho da Graça, o Siza Vieira, o Gonçalo Byrne e o Souto de Moura“, sublinhou o arquiteto.

O júri desta 31º edição destacou, na obra de Manuel Aires Mateus, onde constam muitos projetos assinados com o irmão, “a arquitetura moderna, abstrata e contemporânea“, com apelo a “formas e materiais vernaculares portugueses, que integra de um modo exemplar”, com “caráter inovador”, numa “continuidade entre o passado e a atualidade”.

No estrangeiro, o júri salientou alguns projetos da sua autoria como o Centro de Criação Contemporânea, em Laussane. Em Portugal, a sede da EDP, em Lisboa, onde, “com dois fragmentos paralelos, o arquiteto constrói uma praça virada a sul protegida por brise-soleils, com grande efeito plástico”.

Sede da EDP, em Lisboa.

Nascido em 1963, em Lisboa, Manuel Aires Mateus licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1986, tendo trabalhado com o arquiteto Gonçalo Byrne, entre 1983 e 1988.

Foi professor na Graduate Scholl of Desing de Harvard, nos Estados Unidos, e, atualmente, leciona na Accademia di Architettura de Mendrisio, na Suíça, onde desenvolve uma atividade pedagógica cujos resultados integra nos seus projetos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.