Arqueólogos reconstroem rosto de antiga matriarca pré-Inca que viveu há 1.700 anos

Ernesto Arias / EPA

-

Um grupo de especialistas do Peru reconstruiu o rosto de uma antiga matriarca pré-Inca que terá governado o norte do Vale de Chicama, há cerca de 1.700 anos e que morreu entre os 25 e 30 anos, depois de um parto.

Os arqueólogos recriaram em 3D as características faciais a partir de restos mumificados e bem preservados da “Señora de Cao”. Os restos analisados mostraram vestígios de tatuagens de aranha e cobra e, por isso, os cientistas apelidaram a matriarca de “A Senhora Tatuada”.

“A tecnologia permite-nos observar o rosto da governante político-religioso-cultural do passado”, disse o ministro da Cultura Salvador del Solar.

Para estabelecer as características da matriarca, os especialistas basearam-se na múmia bem preservada – que incluía o crânio, a linha da testa, as maçãs do rosto e os dentes – e também em fotografias dos habitantes de El Brujo, em Chicama, onde a múmia foi encontrada.

A “Señora de Cao” foi descoberta em 2005, pelo arqueólogo Régulo Franco, juntamente com 100 quilos de relíquias funerárias e objetos valiosos – o que indica que a mulher foi governante ou membro de uma família importante.

 

A réplica pode ser vista até 16 de julho, no Ministério da Cultura do Peru, em Lima, e depois será exposta no Museu de El Brujo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …