/

Arqueólogos reconstroem rosto de antiga matriarca pré-Inca que viveu há 1.700 anos

Ernesto Arias / EPA

-

Um grupo de especialistas do Peru reconstruiu o rosto de uma antiga matriarca pré-Inca que terá governado o norte do Vale de Chicama, há cerca de 1.700 anos e que morreu entre os 25 e 30 anos, depois de um parto.

Os arqueólogos recriaram em 3D as características faciais a partir de restos mumificados e bem preservados da “Señora de Cao”. Os restos analisados mostraram vestígios de tatuagens de aranha e cobra e, por isso, os cientistas apelidaram a matriarca de “A Senhora Tatuada”.

“A tecnologia permite-nos observar o rosto da governante político-religioso-cultural do passado”, disse o ministro da Cultura Salvador del Solar.

Para estabelecer as características da matriarca, os especialistas basearam-se na múmia bem preservada – que incluía o crânio, a linha da testa, as maçãs do rosto e os dentes – e também em fotografias dos habitantes de El Brujo, em Chicama, onde a múmia foi encontrada.

A “Señora de Cao” foi descoberta em 2005, pelo arqueólogo Régulo Franco, juntamente com 100 quilos de relíquias funerárias e objetos valiosos – o que indica que a mulher foi governante ou membro de uma família importante.

 

A réplica pode ser vista até 16 de julho, no Ministério da Cultura do Peru, em Lima, e depois será exposta no Museu de El Brujo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.