Arqueólogos resolveram o mistério dos “porcos” de Barbados

(dr) Simon Fraser University

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627.

À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. No entanto, uma recente descoberta feita por uma arqueóloga da Simon Fraser University está a lançar uma nova luz sobre o assunto.

Christina Giovas descobriu a mandíbula de um Tayassuidae, um mamífero sul-americano que se parece com um porco selvagem, enquanto fazia investigações para um projeto maior sobre introduções pré-históricas de animais nas Caraíbas.

“Não dei muita atenção no momento, mas simplesmente recolhi-o juntamente com outros ossos”, disse Giovas, principal autora de um estudo publicado a 14 de maio na revista PLOS ONE. “Foi completamente inesperado e, sinceramente, pensei que devia ter cometido um erro com a identificação da espécie.”

Bernard DUPONT / Wikimedia

Tayassuidae foram confundidos com porcos

A investigadora e os seus colaboradores George Kamenov e John Krigbaum, da Universidade da Florida, nos EUA, dataram por radiocarbono o osso e conduziram análises de isótopos de estrôncio para determinar a idade e se o animal tinhas nascido em Barbados ou se tinha sido importado de outro lugar.

Os resultados mostraram que o animal era local e datado entre 1645 e 1670, altura em que os ingleses escreveram relatos sobre encontrar porcos selvagens da Europa na ilha das Caraíbas. Os investigadores não só puderam mostrar que houve uma introdução histórica de Tayassuidae anteriormente não detetada, mas que os mapas comemorativos mais antigos da região mostravam estes animais, que tinham sido confundidos com porcos selvagens pelos ingleses.

Giovas disse, em comunicado, que as descobertas superam a história colonial aceite por Barbados e refletem a rapidez com que os europeus começaram a alterar os ambientes do Novo Mundo, alterando as distribuições de espécies.

“Verificando registos históricos e arqueológicos, determinamos que a fonte mais provável de introdução de porcos era de navios espanhóis ou portugueses que atravessavam a ilha no século XVI – e muito provavelmente deixados como fonte de carne para futuros marinheiros visitantes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …