Arqueólogos resolveram o mistério dos “porcos” de Barbados

(dr) Simon Fraser University

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627.

À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. No entanto, uma recente descoberta feita por uma arqueóloga da Simon Fraser University está a lançar uma nova luz sobre o assunto.

Christina Giovas descobriu a mandíbula de um Tayassuidae, um mamífero sul-americano que se parece com um porco selvagem, enquanto fazia investigações para um projeto maior sobre introduções pré-históricas de animais nas Caraíbas.

“Não dei muita atenção no momento, mas simplesmente recolhi-o juntamente com outros ossos”, disse Giovas, principal autora de um estudo publicado a 14 de maio na revista PLOS ONE. “Foi completamente inesperado e, sinceramente, pensei que devia ter cometido um erro com a identificação da espécie.”

Bernard DUPONT / Wikimedia

Tayassuidae foram confundidos com porcos

A investigadora e os seus colaboradores George Kamenov e John Krigbaum, da Universidade da Florida, nos EUA, dataram por radiocarbono o osso e conduziram análises de isótopos de estrôncio para determinar a idade e se o animal tinhas nascido em Barbados ou se tinha sido importado de outro lugar.

Os resultados mostraram que o animal era local e datado entre 1645 e 1670, altura em que os ingleses escreveram relatos sobre encontrar porcos selvagens da Europa na ilha das Caraíbas. Os investigadores não só puderam mostrar que houve uma introdução histórica de Tayassuidae anteriormente não detetada, mas que os mapas comemorativos mais antigos da região mostravam estes animais, que tinham sido confundidos com porcos selvagens pelos ingleses.

Giovas disse, em comunicado, que as descobertas superam a história colonial aceite por Barbados e refletem a rapidez com que os europeus começaram a alterar os ambientes do Novo Mundo, alterando as distribuições de espécies.

“Verificando registos históricos e arqueológicos, determinamos que a fonte mais provável de introdução de porcos era de navios espanhóis ou portugueses que atravessavam a ilha no século XVI – e muito provavelmente deixados como fonte de carne para futuros marinheiros visitantes”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …

Marques Mendes antecipa "princípio do fim do ciclo de António Costa"

No seu habitual espaço de comentário televisivo na SIC, Luís Marques Mendes disse que os recentes erros de António Costa nas últimas semanas revelam "sinais de que estamos no princípio do fim de um ciclo …