Arqueólogos resolveram o mistério dos “porcos” de Barbados

(dr) Simon Fraser University

Em Barbados, país insular soberano nas Pequenas Antilhas, existe um mistério histórico desde que os primeiros colonos ingleses chegaram em 1627.

À chegada, os exploradores encontraram o que pensavam ser uma vara de porcos europeus selvagens. No entanto, uma recente descoberta feita por uma arqueóloga da Simon Fraser University está a lançar uma nova luz sobre o assunto.

Christina Giovas descobriu a mandíbula de um Tayassuidae, um mamífero sul-americano que se parece com um porco selvagem, enquanto fazia investigações para um projeto maior sobre introduções pré-históricas de animais nas Caraíbas.

“Não dei muita atenção no momento, mas simplesmente recolhi-o juntamente com outros ossos”, disse Giovas, principal autora de um estudo publicado a 14 de maio na revista PLOS ONE. “Foi completamente inesperado e, sinceramente, pensei que devia ter cometido um erro com a identificação da espécie.”

Bernard DUPONT / Wikimedia

Tayassuidae foram confundidos com porcos

A investigadora e os seus colaboradores George Kamenov e John Krigbaum, da Universidade da Florida, nos EUA, dataram por radiocarbono o osso e conduziram análises de isótopos de estrôncio para determinar a idade e se o animal tinhas nascido em Barbados ou se tinha sido importado de outro lugar.

Os resultados mostraram que o animal era local e datado entre 1645 e 1670, altura em que os ingleses escreveram relatos sobre encontrar porcos selvagens da Europa na ilha das Caraíbas. Os investigadores não só puderam mostrar que houve uma introdução histórica de Tayassuidae anteriormente não detetada, mas que os mapas comemorativos mais antigos da região mostravam estes animais, que tinham sido confundidos com porcos selvagens pelos ingleses.

Giovas disse, em comunicado, que as descobertas superam a história colonial aceite por Barbados e refletem a rapidez com que os europeus começaram a alterar os ambientes do Novo Mundo, alterando as distribuições de espécies.

“Verificando registos históricos e arqueológicos, determinamos que a fonte mais provável de introdução de porcos era de navios espanhóis ou portugueses que atravessavam a ilha no século XVI – e muito provavelmente deixados como fonte de carne para futuros marinheiros visitantes”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …