Afinal, os arqueólogos fazem o quê?

Explicações de profissionais que preenchem muitas notícias no ZAP. O que fazem, que tipos de arqueólogos existem e como pode trabalhar nesta área.

Se visita o ZAP há algum tempo (nem é preciso se muito, mas esperamos que seja muito), sabe que a arqueologia é um assunto frequente neste cantinho. Temos centenas de artigos à volta desse tópico.

Conhecidos por andarem a escavar no meio da terra, afinal, o que fazem os arqueólogos? E que tipos de arqueólogos existem? E, se eu quiser trabalhar na arqueologia, o que preciso de fazer?

No Guia das Profissões lemos que o arqueólogo é quem investiga vestígios deixados pelos povos antigos, criando hipóteses em torno desses vestígios para entender como seriam os seus costumes e tradições, assim como as formas de vida familiares, sociais, políticas, entre outras.

Um arqueólogo estuda as culturas e as sociedades através da análise de objetos que os povos antigos fabricaram e usaram. Foca-se no material. As análises dos arqueólogos permitem depois compreender a evolução das sociedades.

E as suas análises podem centrar-se nos mais pequenos vestígios de actividades humanas (formas microscópicas de grãos, restos de refeições) ou outras das maiores actividades (pirâmides dos Maias), acrescenta o portal Sapiens.

Um arqueólogo também pode investigar documentos históricos, traduzir hieróglifos antigos, realizar entrevistas…

Há diversas áreas/funções relacionadas com esta ciência: paleontologia, pesquisa, conservação e restauro de monumentos, arqueologia subaquática, educação, assessoria, licenciamento e exploração.

Há diversos tipos de arqueólogos: paleoarqueólogos (histórias humanas antigas), zooarqueólogos (restos de animais), arqueobotânicos (restos de plantas, bioarqueólogos (restos humanos).

Para trabalhar como arqueólogo ou arqueóloga, actualmente há curso de arqueologia com cinco anos de duração (três de licenciatura, dois de mestrado).

Os alunos aprendem aspectos relacionados história, pré-história, sociologia, estatística, cartografia e filosofia.

O mercado de trabalho em Portugal oferece diversas oportunidades nesta área – a maioria na função pública, nas autarquias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.