/

Arqueólogos encontraram provas da história da Bíblia sobre destruição de Jerusalém

3

Geagea / Wikimedia

“Cerco e destruição de Jerusalém”, óleo em tela (1850) de David Roberts David Roberts (1796–1864)

Uma equipa de arqueólogos que investiga a Cidade de David, em Jerusalém, encontrou provas históricas de que uma passagem da Bíblia, sobre a destruição levada a cabo pelos Babilónios, aconteceu mesmo.

Está em causa o grande incêndio que terá sido ateado pelos Babilónios, sob o comando do rei Nabucodonosor, e que destruiu Jerusalém, por volta de 587 antes de Cristo. Os arqueólogos encontraram artefactos queimados, datados de há 2.600 anos, que confirmam a história descrita na Bíblia.

Estes vestígios, que incluem “cerâmica queimada, madeira, sementes de uva e ossos cobertos por camadas de cinzas”, além de “pontas de seta da Babilónia”, conforme refere o site Iflscience.com, foram encontradas no Parque Nacional das Muralhas de Jerusalém.

Os arqueólogos da Autoridade das Antiguidades de Israel (AAI) acreditam que são provas do relato que é feito no Livro de Jeremias que refere que os Babilónios “queimaram todas as casas de Jerusalém“.

Os objectos foram encontrados por baixo de múltiplas camadas de pedra na Cidade de David, entre dezenas de recipientes de cerâmica que foram usados para armazenar grãos e líquidos. Foram as alças estampadas e os selos de roseta destes jarros que permitiram concluir que os artefactos têm 2.600 anos.

“Estes selos são característicos do fim do período do Primeiro Templo. Foram usados pelo sistema administrativo que se desenvolveu no final da dinastia da Judeia”, explica o arqueólogo que lidera as escavações, Joe Uziel, num vídeo divulgado pela AAI.

“Mas parece que nem todos os edifícios foram destruídos num evento único. Parece que alguns foram destruídos e outros foram abandonados“, acrescenta Joe Uziel.

Os indícios encontrados apontam nesse sentido e os investigadores acreditam que nem toda a cidade foi destruída pelo grande incêndio, como sugere a Bíblia.

De qualquer modo, os arqueólogos sustentam que, além de uma história bíblica, o grande incêndio de Jerusalém foi também um acontecimento histórico real.

ZAP //

3 Comments

  1. Um bem haja a todos os estudiosos que se dedicam a trabalhar para que possamos ter respostas para muitos inigmas que surgem nos relatos, quer bíblicos, quer de histórias antigas com os nossos antepassados, muito obrigado pelo vosso esforço, continuem a enriquecer a nossa história, parabéns.

  2. No video – como é óbvio tratando-se de uma abordagem científica – não há qualquer referência à bíblia!

    E porque haveria já que, para além de algures referir o que é referido também em outros escritos da antiguidade – quase nada! Enquanto escritura central de umas quantas religiões – absolutamente nada!

    Mas não deixa de ser irónico escutar um judeu a – por razões técnicas – ser forçado a usar a expressão BC!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.