Arqueólogos encontraram provas da história da Bíblia sobre destruição de Jerusalém

Geagea / Wikimedia

“Cerco e destruição de Jerusalém”, óleo em tela (1850) de David Roberts David Roberts (1796–1864)

Uma equipa de arqueólogos que investiga a Cidade de David, em Jerusalém, encontrou provas históricas de que uma passagem da Bíblia, sobre a destruição levada a cabo pelos Babilónios, aconteceu mesmo.

Está em causa o grande incêndio que terá sido ateado pelos Babilónios, sob o comando do rei Nabucodonosor, e que destruiu Jerusalém, por volta de 587 antes de Cristo. Os arqueólogos encontraram artefactos queimados, datados de há 2.600 anos, que confirmam a história descrita na Bíblia.

Estes vestígios, que incluem “cerâmica queimada, madeira, sementes de uva e ossos cobertos por camadas de cinzas”, além de “pontas de seta da Babilónia”, conforme refere o site Iflscience.com, foram encontradas no Parque Nacional das Muralhas de Jerusalém.

Os arqueólogos da Autoridade das Antiguidades de Israel (AAI) acreditam que são provas do relato que é feito no Livro de Jeremias que refere que os Babilónios “queimaram todas as casas de Jerusalém“.

Os objectos foram encontrados por baixo de múltiplas camadas de pedra na Cidade de David, entre dezenas de recipientes de cerâmica que foram usados para armazenar grãos e líquidos. Foram as alças estampadas e os selos de roseta destes jarros que permitiram concluir que os artefactos têm 2.600 anos.

“Estes selos são característicos do fim do período do Primeiro Templo. Foram usados pelo sistema administrativo que se desenvolveu no final da dinastia da Judeia”, explica o arqueólogo que lidera as escavações, Joe Uziel, num vídeo divulgado pela AAI.

“Mas parece que nem todos os edifícios foram destruídos num evento único. Parece que alguns foram destruídos e outros foram abandonados“, acrescenta Joe Uziel.

Os indícios encontrados apontam nesse sentido e os investigadores acreditam que nem toda a cidade foi destruída pelo grande incêndio, como sugere a Bíblia.

De qualquer modo, os arqueólogos sustentam que, além de uma história bíblica, o grande incêndio de Jerusalém foi também um acontecimento histórico real.

ZAP //

3 COMENTÁRIOS

  1. Um bem haja a todos os estudiosos que se dedicam a trabalhar para que possamos ter respostas para muitos inigmas que surgem nos relatos, quer bíblicos, quer de histórias antigas com os nossos antepassados, muito obrigado pelo vosso esforço, continuem a enriquecer a nossa história, parabéns.

  2. No video – como é óbvio tratando-se de uma abordagem científica – não há qualquer referência à bíblia!

    E porque haveria já que, para além de algures referir o que é referido também em outros escritos da antiguidade – quase nada! Enquanto escritura central de umas quantas religiões – absolutamente nada!

    Mas não deixa de ser irónico escutar um judeu a – por razões técnicas – ser forçado a usar a expressão BC!

RESPONDER

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Polícia catalã identifica autor do atentado de Barcelona. Buscas alargadas a toda a Europa

A identidade do condutor da carrinha que vitimou mortalmente 13 pessoas nas Ramblas, em Barcelona, e deixou mais de 100 feridos, foi divulgada pela polícia espanhola. O marroquino de 22 anos é procurado por toda …

Neonazis estão a fazer testes de ADN (e a ficar furiosos com os resultados)

Nunca foi tão fácil ou tão barato conseguir um teste de ascendência genética. Mas nem sempre os seus resultados agradam a quem os pede. A facilidade e baixo preço dos GAT, os testes de ascendência genética …

Tratamento para a calvície com células estaminais deu certo

Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos. Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, …

Português com problemas psiquiátricos abatido pela polícia francesa

Tinha cerca de cinquenta anos e era conhecido da polícia, pois já tinha provocado desacatos. Segundo a rádio France Bleu, o português sofria de problemas psiquiátricos. A fatalidade ocorreu este sábado no bairro Kennedy, em Châlette-sur-Loing, …

Erro de operação obrigou a isolar área internacional do Aeroporto de Lisboa

A área internacional do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, foi hoje isolada depois de um erro de operação envolvendo o desembarque de passageiros de um voo proveniente de Dacar, Senegal, informou fonte do Ministério da …

Chegou o dia do Grande Eclipse Solar (e vamos todos pesar um quilo a menos)

O Eclipse Solar desta segunda-feira, 21 de agosto de 2017, é um dos eventos mais esperados dos últimos anos. Nos EUA, será será um eclipse solar total, e percorrerá todo o país. Em Portugal, assistiremos …

Morreu Jerry Lewis

O humorista, ator, realizador, produtor e argumentista Jerry Lewis, de 91 anos, um dos mais célebres comediantes da década de 1950, morreu hoje em Las Vegas, no Estado do Nevada, anunciou o seu agente. Vedeta da …

Isabel II não tem qualquer intenção de ceder o trono ao príncipe Carlos

A rainha Isabel II de Inglaterra não tem nenhuma intenção de ceder o trono ao seu primogénito, o príncipe Carlos, herdeiro ao trono, segundo revelou este domingo o jornal "The Sunday Times", citando fontes próximas …

FC Porto vs Moreirense | Aboubakar, bakar, bakar

O FC Porto recebeu e venceu o Moreirense por esclarecedores 3-0, igualando Benfica, Sporting e Rio Ave no topo da tabela classificativa. Vincent Aboubakar foi o herói da noite ao apontar os três golos dos …