Arqueólogos descobriram cidade da Idade do Bronze perto do território controlado pelo Daesh

Uma equipa de arqueólogos alemães descobriu uma grande cidade da Idade do Bronze perto de Dohuk, uma cidade iraquiana próxima do território controlado pelo grupo terrorista.

A apenas 45 quilómetros de uma zona controlada pelo Estado Islâmico, foi descoberta uma antiga cidade do Império Acádio, do período da Idade do Bronze.

A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade alemã de Tubinga numa aldeia curda chamada Bassetki, próxima da cidade Dohuk, no norte do Iraque.

As escavações demonstraram que a cidade foi fundada no ano 3.000 a.C. e que se desenvolveu durante cerca de 1.200 anos, pode ler-se no comunicado da universidade.

Os cientistas levaram a cabo os trabalhos de escavação em Bassetki, entre agosto e outubro deste ano, e encontraram os restos de um muro que defendia a parte alta da cidade de possíveis invasões. A equipa calcula que esta grande estrutura de pedra tenha sido erigida por volta do ano 1800 a.C.

Os investigadores também descobriram umas tabuletas, datadas do ano 1.300 a.C., que revelam a existência de um templo dedicado ao deus do trovão e da chuva Hadad.

Segundo a investigação, a cidade estava dividida em vários distritos e contava com uma zona residencial com grandes casas e uma espécie de um palácio. Os mortos seriam enterrados num cemitério próximo da cidade.

A iniciativa esteve ao cargo do professor da universidade alemã Peter Pfälzner e de Hasan Qasim, da Direção Geral de Antiguidades de Dohuk.

O Império Acádio é considerado um dos primeiros grandes impérios que vieram ao mundo. Viveu a sua época de maior esplendor entre os séculos XXIV e XXII a.C. na região da Mesopotâmia. Foi fundado a partir das várias conquistas do rei Sargão I da Acádia nos territórios entre os rios Tigre e Eufrates.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …