Arqueólogos descobriram cidade da Idade do Bronze perto do território controlado pelo Daesh

Uma equipa de arqueólogos alemães descobriu uma grande cidade da Idade do Bronze perto de Dohuk, uma cidade iraquiana próxima do território controlado pelo grupo terrorista.

A apenas 45 quilómetros de uma zona controlada pelo Estado Islâmico, foi descoberta uma antiga cidade do Império Acádio, do período da Idade do Bronze.

A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade alemã de Tubinga numa aldeia curda chamada Bassetki, próxima da cidade Dohuk, no norte do Iraque.

As escavações demonstraram que a cidade foi fundada no ano 3.000 a.C. e que se desenvolveu durante cerca de 1.200 anos, pode ler-se no comunicado da universidade.

Os cientistas levaram a cabo os trabalhos de escavação em Bassetki, entre agosto e outubro deste ano, e encontraram os restos de um muro que defendia a parte alta da cidade de possíveis invasões. A equipa calcula que esta grande estrutura de pedra tenha sido erigida por volta do ano 1800 a.C.

Os investigadores também descobriram umas tabuletas, datadas do ano 1.300 a.C., que revelam a existência de um templo dedicado ao deus do trovão e da chuva Hadad.

Segundo a investigação, a cidade estava dividida em vários distritos e contava com uma zona residencial com grandes casas e uma espécie de um palácio. Os mortos seriam enterrados num cemitério próximo da cidade.

A iniciativa esteve ao cargo do professor da universidade alemã Peter Pfälzner e de Hasan Qasim, da Direção Geral de Antiguidades de Dohuk.

O Império Acádio é considerado um dos primeiros grandes impérios que vieram ao mundo. Viveu a sua época de maior esplendor entre os séculos XXIV e XXII a.C. na região da Mesopotâmia. Foi fundado a partir das várias conquistas do rei Sargão I da Acádia nos territórios entre os rios Tigre e Eufrates.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Governo altera excecionalmente limite de idade para tratamentos de fertilidade

O Governo está a rever a norma para alterar, de forma excecional, o limite de idade das mulheres que querem aceder aos tratamentos de fertilidade no setor público. Na segunda-feira, o Jornal de Notícias tinha avançado …

Gana é o primeiro país a receber vacinas financiadas pelo Covax

O programa Covax já começou a fornecer as primeiras remessas de vacinas contra a covid-19. O Gana foi o primeiro país a receber doses. Gana deve receber o primeiro lote de vacinas contra o SARS CoV-2, …

"Como produtos de exportação". Filipinas querem trocar os seus enfermeiros por vacinas da Europa

As Filipinas estão a pedir ao Reino Unido e à Alemanha que forneçam centenas de milhares de vacinas contra a covid-19 em troca do envio de enfermeiros filipinos para ajudar na linha de frente da …

Despacho da ACT limita capacidade de intervenção dos inspetores do trabalho

Um despacho assinado pela inspetora-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a limitar a capacidade de intervenção dos inspetores. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Negócios, que escreve que o …

Só muda o preâmbulo. Decreto do novo estado de emergência já seguiu para o Parlamento

O novo decreto do estado de emergência já seguiu para o Parlamento. Marcelo Rebelo de Sousa só mudou o preâmbulo do documento. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou esta quarta-feira o decreto do …

Governo já está a desenhar um plano de desconfinamento. Rio quer desconfinar por regiões ou concelhos

Depois de uma primeira ronda de audiências, onde anunciou que o decreto do novo estado de emergência será igual ao da última quinzena, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, o Bloco de Esquerda, o …

Serviços de inteligência desvalorizaram ameaça de invasão ao Capitólio

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos subestimaram o perigo de invasão ao Capitólio, admitiram vários responsáveis durante uma audiência no Senado, realizada esta terça-feira. Depois da absolvição do antigo Presidente dos Estados Unidos, que estava …

Polícias que prestam serviço no 112 não recebem subsídio desde setembro

Os agentes e militares que fazem a triagem das chamadas do 112 não auferem a gratificação mensal pelo serviço prestado ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desde setembro do ano passado. Segundo o Jornal de Notícias, …

Contrariando ordem judicial, Malásia deportou mais de mil pessoas para Myanmar

A Malásia entregou 1086 cidadãos que tinham fugido de Myanmar aos militares que organizaram o golpe de Estado de 01 de fevereiro, estando entre esses requerentes de asilo já registados oficialmente junto da Organização das …

Assassino da jornalista Daphne Caruana Galizia condenado a 15 anos de prisão

Vincent Muscat, um dos três homens acusados do assassínio, em outubro de 2017, da jornalista anticorrupção de Malta Daphne Caruana Galizia, foi condenado a uma pena de 15 anos de prisão pelo tribunal da La …