Arqueólogos descobriram cidade da Idade do Bronze perto do território controlado pelo Daesh

Uma equipa de arqueólogos alemães descobriu uma grande cidade da Idade do Bronze perto de Dohuk, uma cidade iraquiana próxima do território controlado pelo grupo terrorista.

A apenas 45 quilómetros de uma zona controlada pelo Estado Islâmico, foi descoberta uma antiga cidade do Império Acádio, do período da Idade do Bronze.

A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade alemã de Tubinga numa aldeia curda chamada Bassetki, próxima da cidade Dohuk, no norte do Iraque.

As escavações demonstraram que a cidade foi fundada no ano 3.000 a.C. e que se desenvolveu durante cerca de 1.200 anos, pode ler-se no comunicado da universidade.

Os cientistas levaram a cabo os trabalhos de escavação em Bassetki, entre agosto e outubro deste ano, e encontraram os restos de um muro que defendia a parte alta da cidade de possíveis invasões. A equipa calcula que esta grande estrutura de pedra tenha sido erigida por volta do ano 1800 a.C.

Os investigadores também descobriram umas tabuletas, datadas do ano 1.300 a.C., que revelam a existência de um templo dedicado ao deus do trovão e da chuva Hadad.

Segundo a investigação, a cidade estava dividida em vários distritos e contava com uma zona residencial com grandes casas e uma espécie de um palácio. Os mortos seriam enterrados num cemitério próximo da cidade.

A iniciativa esteve ao cargo do professor da universidade alemã Peter Pfälzner e de Hasan Qasim, da Direção Geral de Antiguidades de Dohuk.

O Império Acádio é considerado um dos primeiros grandes impérios que vieram ao mundo. Viveu a sua época de maior esplendor entre os séculos XXIV e XXII a.C. na região da Mesopotâmia. Foi fundado a partir das várias conquistas do rei Sargão I da Acádia nos territórios entre os rios Tigre e Eufrates.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …