/

Arqueólogos descobriram as “Barbies” de há 2000 anos

Скампецкий / Wikimedia

Escavações arqueológicas em Kerch, na Crimeia

Arqueólogos russos encontraram na Crimeia curiosas marionetas feitas de terracota, com os braços e as pernas articulados, que eram as “Barbies” com que as crianças brincavam há 2 mil anos.

Estes brinquedos inusitados foram encontrados em escavações arqueológicas numa casa pertencente a um assentamento do Século I depois de Cristo, em Kerch, na Crimeia.

Investigadores do Instituto de Arqueologia da Academia de Ciências da Rússia descobriram vestígios de casas e de ruas e uma estrutura redonda em forma de torre, todos do Século I. Mas também encontraram edifícios medievais posteriores e várias sepulturas de épocas diferentes.

Durante as escavações na casa, não foram encontradas “coisas importadas caras, nem moedas de ouro e de prata, nem artigos de luxo, mas encontramos louça, ferramentas, jóias baratas, estatuetas, incluindo marionetas de terracota, com mãos e pés articulados”, diz em comunicado o professor Serguéi Vnúkov, director da expedição arqueológica, em declarações divulgadas pelo Sputnik News.

Estas marionetas eram “as Barbies helenísticas”, explica ainda o professor, salientando que “serviam de brinquedo para as crianças”.

Instituto de Arqueologia da Academia das Ciências da Rússia

Uma das ‘Barbies’ da época do Império Romano encontrada na Crimeia

Os artefactos encontrados na habitação levam os arqueólogos a concluir que se trata de uma casa de uma família da classe média do Reino do Bósforo, território que fez parte do Império Romano.

“Aqui viviam proprietários não muito ricos, ou arrendatários, da classe média. Tinham vários escravos ou pagavam por trabalhadores braçais para exploração agrícola dos seus solos”, nota Serguéi Vnúkov.

Os arqueólogos encontraram também fragmentos de cerâmica romanos, incluindo luminárias, nomeadamente uma ilustrada com a imagem de um centauro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.