Arqueólogos descobrem em Israel tesouros da famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César

(dr) Yotam Tepper

Restos de soldado romano cremado.

Num acampamento militar da Sexta Legião “Encouraçada”, no norte de Israel, os arqueólogos descobriram o pórtico de entrada, moedas e restos cremados de um soldado.

Num depósito a norte de Israel, os arqueólogos escavaram a entrada da famosa Sexta Legião “Encouraçada” e encontraram moedas romanas e restos cremados de soldados, informa o Haaretz.

Os investigadores da Universidade de Haifa e da Autoridade de Antiguidades de ISrael descobriram a marca de pedra que deveria adornar o pórtico de entrada com uma inscrição gravemente danificada.

“A inscrição inclui alguns nomes, cada um dos quais com o nome Flavius”, assinala um dos arqueólogos da Universidade de Haifa, Yotam Tepper, precisando que poderia tratar-se de uma lista de comandantes ou de heróis da Sexta Legião romana.

Escavações realizadas no verão passado permitiram localizar a sede do comando militar da legião, que também servia como santuário para os soldados, onde se encontrava a águia sagrada, cujos gritos eram interpretados pelos sacerdotes como predição do resultado das batalhas e das guerras.

No mesmo local eram ainda guardados tesouros e armas.

Além disso, os arqueólogos encontraram 200 moedas romanas que datam do século II e III d.C e um pote com os restos de um soldado cremado. “O enterro de cremação em potes de cozinha era uma prática comum entre os soldados romanos deste período”, disse o arqueólogo.

A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase: “Cheguei, vi e venci“, assinala Smithsonian.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “(…) famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César”. “A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase:”
    Em que ficamos: a Sexta Legião combateu Júlio César ou combateu com Júlio César???

    • A Sexta Legião estava dividida. Parte combatia com e parte contra. E alguns eram a favor num dia e noutro estavam contra. Foi muito complexa esta Sexta Legião.

RESPONDER

Condomínios vão poder produzir a sua própria energia

O Governo está a rever a legislação para o autoconsumo de energia e prepara-se para incentivar a criação de “comunidades de energia”, através da introdução de medidas específicas para a produção de energia pelos condomínios …

Pedro Soares não acredita em nova geringonça. "Não há condições"

De acordo com Pedro Soares, "não há condições para uma nova geringonça." O deputado não se recandidatará e acredita que o BE deve voltar a aproximar-se dos valores da sua génese. Apesar de ressalvar que esta …

BCP começa hoje a cobrar transferências por MB Way

O Millennium BCP começa hoje a cobrar as transferências feitas pelo MB Way. As transferências pela App Millennium têm um custo de 0,50€, enquanto as que forem feitas pela aplicação do MB Way têm um …

Estado gastou milhões de euros em obras sem utilidade

O Estado português investiu milhões de euros em vários obras que hoje não têm qualquer tipo de uso. Muitas delas foram feitas com a ajuda de fundos comunitários. São várias as obras feitas pelo Estado que …

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …