Arqueólogos descobrem em Israel tesouros da famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César

(dr) Yotam Tepper

Restos de soldado romano cremado.

Num acampamento militar da Sexta Legião “Encouraçada”, no norte de Israel, os arqueólogos descobriram o pórtico de entrada, moedas e restos cremados de um soldado.

Num depósito a norte de Israel, os arqueólogos escavaram a entrada da famosa Sexta Legião “Encouraçada” e encontraram moedas romanas e restos cremados de soldados, informa o Haaretz.

Os investigadores da Universidade de Haifa e da Autoridade de Antiguidades de ISrael descobriram a marca de pedra que deveria adornar o pórtico de entrada com uma inscrição gravemente danificada.

“A inscrição inclui alguns nomes, cada um dos quais com o nome Flavius”, assinala um dos arqueólogos da Universidade de Haifa, Yotam Tepper, precisando que poderia tratar-se de uma lista de comandantes ou de heróis da Sexta Legião romana.

Escavações realizadas no verão passado permitiram localizar a sede do comando militar da legião, que também servia como santuário para os soldados, onde se encontrava a águia sagrada, cujos gritos eram interpretados pelos sacerdotes como predição do resultado das batalhas e das guerras.

No mesmo local eram ainda guardados tesouros e armas.

Além disso, os arqueólogos encontraram 200 moedas romanas que datam do século II e III d.C e um pote com os restos de um soldado cremado. “O enterro de cremação em potes de cozinha era uma prática comum entre os soldados romanos deste período”, disse o arqueólogo.

A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase: “Cheguei, vi e venci“, assinala Smithsonian.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “(…) famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César”. “A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase:”
    Em que ficamos: a Sexta Legião combateu Júlio César ou combateu com Júlio César???

    • A Sexta Legião estava dividida. Parte combatia com e parte contra. E alguns eram a favor num dia e noutro estavam contra. Foi muito complexa esta Sexta Legião.

RESPONDER

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …