Arqueólogos descobrem em Israel tesouros da famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César

(dr) Yotam Tepper

Restos de soldado romano cremado.

Num acampamento militar da Sexta Legião “Encouraçada”, no norte de Israel, os arqueólogos descobriram o pórtico de entrada, moedas e restos cremados de um soldado.

Num depósito a norte de Israel, os arqueólogos escavaram a entrada da famosa Sexta Legião “Encouraçada” e encontraram moedas romanas e restos cremados de soldados, informa o Haaretz.

Os investigadores da Universidade de Haifa e da Autoridade de Antiguidades de ISrael descobriram a marca de pedra que deveria adornar o pórtico de entrada com uma inscrição gravemente danificada.

“A inscrição inclui alguns nomes, cada um dos quais com o nome Flavius”, assinala um dos arqueólogos da Universidade de Haifa, Yotam Tepper, precisando que poderia tratar-se de uma lista de comandantes ou de heróis da Sexta Legião romana.

Escavações realizadas no verão passado permitiram localizar a sede do comando militar da legião, que também servia como santuário para os soldados, onde se encontrava a águia sagrada, cujos gritos eram interpretados pelos sacerdotes como predição do resultado das batalhas e das guerras.

No mesmo local eram ainda guardados tesouros e armas.

Além disso, os arqueólogos encontraram 200 moedas romanas que datam do século II e III d.C e um pote com os restos de um soldado cremado. “O enterro de cremação em potes de cozinha era uma prática comum entre os soldados romanos deste período”, disse o arqueólogo.

A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase: “Cheguei, vi e venci“, assinala Smithsonian.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “(…) famosa Sexta Legião romana que combateu Júlio César”. “A Sexta Legião Encouraçada participou na Guerra das Galias, com um papel importante na vitória que levou Júlio César a proclamar a sua famosa frase:”
    Em que ficamos: a Sexta Legião combateu Júlio César ou combateu com Júlio César???

    • A Sexta Legião estava dividida. Parte combatia com e parte contra. E alguns eram a favor num dia e noutro estavam contra. Foi muito complexa esta Sexta Legião.

RESPONDER

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …

Maduro prepara reestruturação do Governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu aos ministros do seu Governo que ponham os seus cargos à disposição, a fim de impulsionar uma "reestruturação profunda" do Executivo. O anúncio foi feito este domingo através do …

"Cojones" de Ronaldo valem-lhe processo disciplinar da UEFA

A UEFA abriu um processo disciplinar a Cristiano Ronaldo pelo seu festejo na vitória por 3-0 frente ao Atlético Madrid. O gesto ousado do português após marcar o terceiro golo na partida foi uma resposta …

Olimpíadas de Tóquio terão robôs a ajudar pessoas em cadeira de rodas

As Olimpíadas de Tóquio, que decorrem em 2020, podem vir a ficar conhecidas como os "Jogos dos Robôs", devido aos robôs que serão usados ​​no novo Estádio Nacional para ajudar os apoiantes em cadeiras de …

Banco de Portugal quer obrigar bancos a reduzir custos de transferências imediatas

O Banco de Portugal quer que a banca implemente práticas que reduzam o preço das transferências imediatas, de forma a aumentar a sua adoção. Estas são transações monetárias de uma conta para outra, efetuadas num …

Holanda investiga morte de milhares de doentes mentais na II Guerra Mundial

A Holanda vai investigar as circunstâncias em que milhares de pessoas com incapacidades e doenças mentais morreram nos hospitais psiquiátricos do país na II Guerra Mundial, um número que é desconhecido, divulgou a imprensa local. "Não …