/

Arqueólogos descobrem cidade perdida no Mar Egeu

1

Google Earth

O local da Batalha de Arginusas

O local da Batalha de Arginusas

Uma equipa internacional de geoarqueólogos descobriu uma ilha antiga submersa no Mar Egeu, onde atenienses e espartanos lutaram em 406 a.C., tendo ali descoberto a cidade perdida de Kane.

Depois de examinar as camadas de rochas submersas nas águas do Mar Egeu, ao largo da costa oeste da Turquia, a equipa de especialistas liderados por investigadores do Instituto Arqueológico Alemão descobriu uma ilha mencionada em fontes antigas onde um dia lutaram espartanos e atenienses.

Com base em vestígios arqueológicos e cerâmica na vila, os investigadores acreditam ter descoberto a cidade perdida de Kane, de acordo com o Hürriyet Daily News.

Kane era uma cidade antiga muito conhecida, referida em textos antigos como o local onde ocorreu a Batalha de Arginusas, no fim da Guerra do Peloponeso, vencida pelos atenienses apesar de, de acordo com os relatos dos historiadores, serem taticamente inferiores aos espartanos.

Kane era uma cidade antiga localizada numa das três ilhas Arginusas; as outras duas ilhas ainda existem e são hoje chamadas ilhas Garip, perto da ilha grega de Lesbos.

“Não tínhamos a certeza de que estas eram, na realidade, as ilhas Arginusas, que estávamos à procura, até decidirmos investigar”, conta Felix Pirson, do Instituto Arqueológico Alemão, ao jornal Zaman.

“Ao analisar as amostras geológicas obtidas através do método de perfuração, reconhecemos que a distância entre a terceira ilha Arginusa e o continente foi ocupada por terra e pedras soltas, criando-se assim a península existente”, descreve, citado pelo Quartz.

Enquanto isso, Güler Ateş, arqueólogo da Universidade de Celal Bayar, afirma que os portos da ilha já foram os principais da região. “Este lugar poderia ser como uma estação de passagem entre as principais rotas, com Lesbos e Adramytteion [hoje Edremit] a norte e Elaia [hoje Zeytindağ], o principal porto da antiga cidade de Pérgamo, no sul”, explicou à agência de notícias Doğan.

A Batalha de Arginusas ocorreu no final da Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos. De acordo com um livro sobre a batalha da historiadora Debra Hamel, embora os atenienses tenham vencido a batalha, as tripulações dos 25 navios atenienses foram abandonadas e vários dos comandantes de batalha foram julgados e executados pela fraca liderança.

ZAP / RT

1 Comment

  1. “no fim da Guerra do Peloponeso, vencida pelos atenienses”. Em rigor, foram três guerras do Peloponeso e não uma. Mas terminou com a derrota de Atenas e não a sua vitória.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.