Arqueólogo diz ter descoberto “pista de dança” onde João Baptista foi condenado à morte

(dr) Győző Vörös

Uma equipa de arqueólogos afirma ter identificado a pista de dança onde,  por volta do ano 29, João Baptista – um pregador que previu a vinda de Jesus – foi condenado à morte.

A Bíblia e o antigo escritor Flavius Josephus descrevem como o rei Herodes Antipas, filho do rei Herodes, mandou executar João Baptista. Josephus especificou que a execução ocorreu em Machaerus, um forte perto do Mar Morto na atual Jordânia

Herodes Antipas temia a crescente influência de João Baptista entre a população e por isso o executou, segundo escreveu Josephus. A Bíblia, por outro lado, conta uma história muito mais elaborada, afirmando que o rei executou João Baptista em troca de uma dança.

A história bíblica afirma que Herodes Antipas foi condenado a casar-se com uma mulher chamada Herodias, sendo ambos divorciados – algo a que João Baptista se opôs. No casamento, a filha de Herodias, chamada Salomé, apresentou uma dança que encantou tanto Herodes Antipas que o rei prometeu-lhe tudo o que ela quisesse como recompensa. Salomé, instigada por Herodias, pediu a cabeça de João Baptista.

Herodes Antipas estava relutante em atender ao pedido, de acordo com a Bíblia, mas finalmente cedeu e mandou que a cabeça de João Baptista fosse levada a Salomé numa bandeja.

Um pátio agora descoberto em Machaerus é provavelmente o local onde Salomé dançou e onde Herodes Antipas decidiu decapitar João Baptista, sustenta Győző Vörös, diretor do projeto Escavações e Investigações de Machaerus no Mar Morto, no livro “Arquologia da Terra Santa em ambos os lados: Ensaios arqueológicos em homenagem a Eugenio Alliata”.

Segundo Vörös, o pátio tem um nicho em forma de abside que é provavelmente os restos do trono onde Herodes Antipas estava sentado.

(dr) Győző Vörös

De acordo com o LiveScience, alguns estudiosos apoiam a opinião de Vörös, mas outros estão céticos com a descoberta. “Acho que é historicamente provável que esta escavação tenha trazido à luz a pista de dança de Salomé”, disse Morten Hørning Jensen, professor da Escola Norueguesa de Teologia, que escreveu o livro “Herod Antipas na Galileia”.

Entre os estudiosos não estão convencidos, alguns expressam dúvidas sobre se o nicho recém-identificado representa os restos do trono de Herodes Antipas. Jodi Magness, professora de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, elogiou o trabalho de Vörös e da sua equipa, mas diz que, apesar de ser possível que Vörös tenha encontrado o trono de Herodes Antipas, tem dúvidas.

“O nicho encontrado em Machaerus parece pequeno em comparação com o trono do seu pai, o Rei Herodes, encontrado no palácio de inverno de Jericó”, diz Segundo Magness, referindo-se a um trono no palácio que é coberto por uma abside semicircular.

Magness acrescenta que o nicho em Machaerus se assemelha a dois nichos encontrados no Heródio Superior, um palácio-fortaleza construído pelo Rei Herodes, mas esses dois nichos nunca foram identificados como restos de tronos.

Eric Meyers, professor emérito de estudos judaicos na Universidade Duke, diz que é possível que o trono de Herodes Antipas tenha sido encontrado e está ansioso para ler os relatórios finais.

“Ainda não apareceu uma combinação perfeita entre as fontes literárias e arqueológicas que coloquem a execução de João Baptista naquele local. Em qualquer caso, foi apresentada uma hipótese forte, e aguardo os relatórios finais”, conclui Meyers.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …