Arqueólogo diz ter descoberto “pista de dança” onde João Baptista foi condenado à morte

(dr) Győző Vörös

Uma equipa de arqueólogos afirma ter identificado a pista de dança onde,  por volta do ano 29, João Baptista – um pregador que previu a vinda de Jesus – foi condenado à morte.

A Bíblia e o antigo escritor Flavius Josephus descrevem como o rei Herodes Antipas, filho do rei Herodes, mandou executar João Baptista. Josephus especificou que a execução ocorreu em Machaerus, um forte perto do Mar Morto na atual Jordânia

Herodes Antipas temia a crescente influência de João Baptista entre a população e por isso o executou, segundo escreveu Josephus. A Bíblia, por outro lado, conta uma história muito mais elaborada, afirmando que o rei executou João Baptista em troca de uma dança.

A história bíblica afirma que Herodes Antipas foi condenado a casar-se com uma mulher chamada Herodias, sendo ambos divorciados – algo a que João Baptista se opôs. No casamento, a filha de Herodias, chamada Salomé, apresentou uma dança que encantou tanto Herodes Antipas que o rei prometeu-lhe tudo o que ela quisesse como recompensa. Salomé, instigada por Herodias, pediu a cabeça de João Baptista.

Herodes Antipas estava relutante em atender ao pedido, de acordo com a Bíblia, mas finalmente cedeu e mandou que a cabeça de João Baptista fosse levada a Salomé numa bandeja.

Um pátio agora descoberto em Machaerus é provavelmente o local onde Salomé dançou e onde Herodes Antipas decidiu decapitar João Baptista, sustenta Győző Vörös, diretor do projeto Escavações e Investigações de Machaerus no Mar Morto, no livro “Arquologia da Terra Santa em ambos os lados: Ensaios arqueológicos em homenagem a Eugenio Alliata”.

Segundo Vörös, o pátio tem um nicho em forma de abside que é provavelmente os restos do trono onde Herodes Antipas estava sentado.

(dr) Győző Vörös

De acordo com o LiveScience, alguns estudiosos apoiam a opinião de Vörös, mas outros estão céticos com a descoberta. “Acho que é historicamente provável que esta escavação tenha trazido à luz a pista de dança de Salomé”, disse Morten Hørning Jensen, professor da Escola Norueguesa de Teologia, que escreveu o livro “Herod Antipas na Galileia”.

Entre os estudiosos não estão convencidos, alguns expressam dúvidas sobre se o nicho recém-identificado representa os restos do trono de Herodes Antipas. Jodi Magness, professora de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, elogiou o trabalho de Vörös e da sua equipa, mas diz que, apesar de ser possível que Vörös tenha encontrado o trono de Herodes Antipas, tem dúvidas.

“O nicho encontrado em Machaerus parece pequeno em comparação com o trono do seu pai, o Rei Herodes, encontrado no palácio de inverno de Jericó”, diz Segundo Magness, referindo-se a um trono no palácio que é coberto por uma abside semicircular.

Magness acrescenta que o nicho em Machaerus se assemelha a dois nichos encontrados no Heródio Superior, um palácio-fortaleza construído pelo Rei Herodes, mas esses dois nichos nunca foram identificados como restos de tronos.

Eric Meyers, professor emérito de estudos judaicos na Universidade Duke, diz que é possível que o trono de Herodes Antipas tenha sido encontrado e está ansioso para ler os relatórios finais.

“Ainda não apareceu uma combinação perfeita entre as fontes literárias e arqueológicas que coloquem a execução de João Baptista naquele local. Em qualquer caso, foi apresentada uma hipótese forte, e aguardo os relatórios finais”, conclui Meyers.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …