Arqueólogo diz ter descoberto “pista de dança” onde João Baptista foi condenado à morte

(dr) Győző Vörös

Uma equipa de arqueólogos afirma ter identificado a pista de dança onde,  por volta do ano 29, João Baptista – um pregador que previu a vinda de Jesus – foi condenado à morte.

A Bíblia e o antigo escritor Flavius Josephus descrevem como o rei Herodes Antipas, filho do rei Herodes, mandou executar João Baptista. Josephus especificou que a execução ocorreu em Machaerus, um forte perto do Mar Morto na atual Jordânia

Herodes Antipas temia a crescente influência de João Baptista entre a população e por isso o executou, segundo escreveu Josephus. A Bíblia, por outro lado, conta uma história muito mais elaborada, afirmando que o rei executou João Baptista em troca de uma dança.

A história bíblica afirma que Herodes Antipas foi condenado a casar-se com uma mulher chamada Herodias, sendo ambos divorciados – algo a que João Baptista se opôs. No casamento, a filha de Herodias, chamada Salomé, apresentou uma dança que encantou tanto Herodes Antipas que o rei prometeu-lhe tudo o que ela quisesse como recompensa. Salomé, instigada por Herodias, pediu a cabeça de João Baptista.

Herodes Antipas estava relutante em atender ao pedido, de acordo com a Bíblia, mas finalmente cedeu e mandou que a cabeça de João Baptista fosse levada a Salomé numa bandeja.

Um pátio agora descoberto em Machaerus é provavelmente o local onde Salomé dançou e onde Herodes Antipas decidiu decapitar João Baptista, sustenta Győző Vörös, diretor do projeto Escavações e Investigações de Machaerus no Mar Morto, no livro “Arquologia da Terra Santa em ambos os lados: Ensaios arqueológicos em homenagem a Eugenio Alliata”.

Segundo Vörös, o pátio tem um nicho em forma de abside que é provavelmente os restos do trono onde Herodes Antipas estava sentado.

(dr) Győző Vörös

De acordo com o LiveScience, alguns estudiosos apoiam a opinião de Vörös, mas outros estão céticos com a descoberta. “Acho que é historicamente provável que esta escavação tenha trazido à luz a pista de dança de Salomé”, disse Morten Hørning Jensen, professor da Escola Norueguesa de Teologia, que escreveu o livro “Herod Antipas na Galileia”.

Entre os estudiosos não estão convencidos, alguns expressam dúvidas sobre se o nicho recém-identificado representa os restos do trono de Herodes Antipas. Jodi Magness, professora de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, elogiou o trabalho de Vörös e da sua equipa, mas diz que, apesar de ser possível que Vörös tenha encontrado o trono de Herodes Antipas, tem dúvidas.

“O nicho encontrado em Machaerus parece pequeno em comparação com o trono do seu pai, o Rei Herodes, encontrado no palácio de inverno de Jericó”, diz Segundo Magness, referindo-se a um trono no palácio que é coberto por uma abside semicircular.

Magness acrescenta que o nicho em Machaerus se assemelha a dois nichos encontrados no Heródio Superior, um palácio-fortaleza construído pelo Rei Herodes, mas esses dois nichos nunca foram identificados como restos de tronos.

Eric Meyers, professor emérito de estudos judaicos na Universidade Duke, diz que é possível que o trono de Herodes Antipas tenha sido encontrado e está ansioso para ler os relatórios finais.

“Ainda não apareceu uma combinação perfeita entre as fontes literárias e arqueológicas que coloquem a execução de João Baptista naquele local. Em qualquer caso, foi apresentada uma hipótese forte, e aguardo os relatórios finais”, conclui Meyers.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …